Atividade para impressão - Roteiro de planejamento
Plano de Aula
Plano de aula: O planejamento de notícias orais de esportes
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícias de esporte impressas, no rádio ou na TV
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Pincel, lousa, apagador, cadernos com os apontamentos realizados pelos alunos, computador com acesso à internet.
Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, que está presente em nosso cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo, sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.
Informações complementares sobre os gêneros orais: Assim como nas situações de produção dos textos escritos, nas quais os autores planejam e planificam o que vão escrever, nas situações formais de comunicação oral é necessário organizar a fala visando sua finalidade e o público a quem se destina. Ao preparar uma exposição sobre notícias de esportes, os alunos devem considerar os seguintes pontos: o público ouvinte, a finalidade, o contexto e a forma de apresentação.
Dificuldades antecipadas: Possivelmente, as dificuldades serão: sistematizar os conhecimentos sobre os gêneros orais; selecionar e organizar as notícias esportivas que serão apresentadas; problemas na escrita dos textos e com a linguagem a ser utilizada.
Referências sobre o assunto:
CANAN, A. A não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2010. p. 141-148.
CUNHA, D. A. C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONÍSIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010, pp. 179-184.
FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 a.
_______. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.
FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.
FINOTTI, E. M. C. M.; ROJO, R. et al. (orgs.) Uberlândia: EDUFU, 2008. p. 299 a 346.
SOUZA, L. V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In.: DIONÍSIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010, pp. 63-80.
SVENTICKAS, P. H. S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. Uberlândia: EDUFU, 2008. p. 299 a 346.
Links:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19249.
Tema da aula
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientações: Apresente o tema da aula de maneira empolgada.
Sugerimos a leitura do texto no link abaixo, o qual apresenta contribuições significativas para o trabalho com os gêneros orais. Informamos que parte do referido texto também consta no material complementar para orientar o seu trabalho.
https://novaescola.org.br/conteudo/8349/a-importancia-da-comunicacao-oral-no-planejamento-escolar
Introdução
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Organize a sala de aula em pequenos grupos, pois isto facilita o aprendizado de maneira colaborativa;
- Apresente a aula de maneira bastante empolgada;
- Diga aos estudantes que hoje iremos planejar notícias orais, sobre o campeonato escolar que ocorreu há uma semana, para serem noticiadas no telejornal escolar.
Alguns elementos são fundamentais ao planejamento de uma notícia; alguns dos quais são imprescindíveis, e não podem faltar ao planejamento da apresentação oral, quais sejam:
- Desenvolver estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign (esses três últimos quando não for situação ao vivo) e avaliação de textos orais, áudio e/ou vídeo;
- Observar e considerar a sua adequação aos contextos em que foram produzidos, à forma composicional e estilo de gêneros, a clareza, progressão temática e variedade linguística empregada;
- Atentar, ainda, para os elementos relacionados à fala, tais como modulação de voz, entonação, ritmo, altura e intensidade, respiração etc.;
- Valorizar os elementos cinésicos, como postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia etc.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Com a turma já organizada em equipes, diga que hoje vamos planejar notícias esportivas sobre o torneio interclasse, que será realizado na escola; e que tudo precisará ser bem pensado e planejado.
- Faça os combinados iniciais.
- Pergunte: Como vocês acham que deve ser a produção dessas notícias?
- Deixe que os alunos digam o que pensam sobre o planejamento das notícias.
- Escreva com eles uma rubrica de qualidade para ser testada após a apresentação do telejornal, a qual deverá orientar, com segurança, todo o planejamento feito por eles. Há um modelo de instrumental (no material complementar) que poderá ajudar o professor na formulação das principais perguntas.
- Faça as intervenções e orientações após as manifestações de cada equipe.
- A fim de subsidiar a condução do planejamento, sugerimos que leia as orientações abaixo, as quais podem ajudar no planejamento do trabalho, e que constam também no material complementar do professor.
- O público ouvinte: quem é, o que sabe sobre o assunto, que aspectos poderiam lhe parecer interessantes sobre o tema apresentado, quais questões e recursos poderiam mantê-lo interessado durante a exposição, entre outros;
- A finalidade: por que vamos fazer essa apresentação oral? Para introduzir o assunto ou para ampliá-lo?;
- O conteúdo: quais informações sobre os esportes iremos privilegiar nessa apresentação? Que linguagem/vocabulário vamos empregar de modo a tornar o conteúdo compreensível para os ouvintes?;
- A forma: de que maneira vamos fazer a apresentação? Utilizaremos recursos visuais (cartazes ou apresentação de slides)? Que temas deverão ser tratados primeiro? Haverá tempo programado para a interação com o público? Como a exposição deverá ser finalizada?
- Com o objetivo de integrar ainda mais as equipes, solicite que elas troquem ideias entre si sobre a melhor maneira de realizar o roteiro e a programação.
- Uma sugestão para que o trabalho aconteça com solidez e responsabilidade, é a escolha de lideranças em cada equipe.
Fechamento
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações:
- Para finalizar, solicite que cada equipe faça uma breve exposição sobre o planejamento e a funcionalidade das tarefas desempenhadas por cada grupo de estudantes.
- Observe se as proposições realizadas pelas equipes estão de acordo com as características dos gêneros orais e faça as orientações devidas.
- Ouça-os com atenção, fazendo as intervenções necessárias.
- Faça as considerações finais e realize o fechamento da aula.
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Este é um plano de Planejamento, então, é interessante que a turma se organize em grupos ou duplas. Envie aos alunos a orientação desta atividade em áudio ou por escrito. Avise que farão o planejamento de uma notícia em formato de vídeo (ou áudio, o que você achar melhor) sobre os esportes e/ou atividades físicas possíveis de serem feitas em casa, durante a quarentena. Solicite que os grupos escolham, dentre os próprios familiares, alguém que esteja fazendo algum esporte/atividade física em casa para participar desse vídeo/áudio. Caso não haja ninguém da família, peça que façam uma pesquisa na internet e escolham um exemplo de família e/ou esportista, youtuber, blogueiro que esteja realizando atividades físicas em casa, de forma acessível, para recolher informações para o vídeo/áudio a ser planejado. Estabeleça um prazo para essa pesquisa e um meio de compartilhamento. Como sugestão, os alunos podem postar suas pesquisas em um Google Docs criado para tal fim e compartilhá-lo em uma pasta específica para essa atividade no Google Drive.
Desenvolvimento
Após a pesquisa feita, é hora de planejar! Você pode adaptar a sugestão de Planejamento disponível nos Materiais do Plano, orientando-os a noticiar, no vídeo/áudio que produzirão, como as pessoas estão fazendo exercícios, esportes e cuidando da saúde neste momento de quarentena. Avise-os que os vídeos e áudios produzidos serão compartilhados nas redes sociais da escola, por isso, deve haver um Planejamento bem cuidadoso para que tudo fique bem organizado na hora de gravar. Acompanhe seus alunos pelos canais de comunicação combinados por vocês. Estabeleça um prazo para o compartilhamento dos Planejamentos e solicite, em áudio ou por escrito, que todos os grupos/duplas visitem os Planejamentos dos colegas para opinar sobre eles em pelo menos dois, ajudando uns aos outros a melhorar aspectos que necessitem de revisão.
Fechamento
Após esse processo de revisão coletiva, revise você os Planejamentos e comentários dos alunos e grave um áudio ou escreva um comentário geral sobre as produções deles, levantando aspectos importantes de destacar, retomar e enfatizar. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula, interagindo com os grupos/duplas, comentando com eles o que precisam adequar em seus planejamentos e ouvindo seus alunos.
Convite às famílias
As famílias podem participar ativamente deste Plano, pois a ideia é que os familiares que realizam algum esporte e/ou atividade física durante a quarentena de forma adaptada sejam as “estrelas” das notícias que os alunos planejarão por vídeo ou áudio. Assim, encoraje as famílias a participar, a sugerir e a contribuir para que o Planejamento saia da forma mais organizada possível.