Textos para impressão - Mitos
Plano de Aula
Plano de aula: O gênero mito: ativar conhecimentos prévios
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Mito
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Mito e no campo de atuação Campo artístico literário. A aula faz parte do módulo de abertura.
Materiais necessários:
- Computador, projetor multimídia e tela.
- Um exemplar do livro “MARQUES, Wilson. Criações: mitos Tenetehara. São Paulo: Paulus, 2017". Cópias do texto que será trabalhado, p. 16-17.
- Cópias de “Gênesis - capítulos 1 e 2”, disponíveis em: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/gn/1 (capítulo 1) e https://www.bibliaonline.com.br/nvi/gn/2 (capítulo 2).
- Um exemplar do livro “SISTO, Celso. Mãe África. São Paulo: Paulus, 2007”. Cópias do texto que será trabalhado, p. 12.
- Um exemplar do livro “GRIMAL, Pierre. Mitologia Grega. São Paulo: L&PM, 2009”. Cópias do texto que será trabalhado, p. 36-37.
Informações sobre o gênero: Narrativa pedagógica de tradição oral que explica os diferentes fenômenos naturais e sobrenaturais utilizando uma linguagem simbólica.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade em fazer uma leitura compartilhada e oralizar sobre o conteúdo porque podem não ter muitos conhecimentos prévios sobre o gênero.
Referências sobre o assunto:
SKOLIMOSKI, K. N. ; J. Z. Mitos de criação: modelos cosmogônicos de diferentes povos e suas semelhanças. II SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA, 2012, São Paulo. SNEA 2012. DIsponível em: https://www.sab-astro.org.br/wp-content/uploads/2017/03/SNEA2012_TCO20.pdf .
JESUS, L. M.; BRANDÃO, H.N. Mito e tradução indígena. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção aprender e ensinar com textos; v.5), p.47 a 84.
MUNDURUKU, D. Coisas de índio. São Paulo: Callis Editora, 2000. p.70 a 75.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente a proposta da aula aos alunos: leitura de mitos sobre “a origem da humanidade”. Nesta aula, serão feitas leituras de mitos (de diversos povos) que retratam a “origem da humanidade”, percebendo como o tema é recorrente neste gênero. Trata-se de um conjunto de atividades pensadas para que o aluno consiga Inferir, a partir do levantamento dos conhecimentos prévios seguido de leituras compartilhadas, a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, reconhecendo, nesses textos, formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO