Plano de Aula
Plano de aula: O estilo na linguagem do entrevistado e do entrevistador
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Entrevista oral ou escrita
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Computador com acesso à internet e caixas de som (em alternativa, músicas do cantor Criolo e um aparelho de som); texto impresso da entrevista para cada aluno;
Informações sobre o gênero: A entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido (nos suportes em que a linguagem audiovisual é permitida), ou ser posteriormente transcrita e editada para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva. Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista - O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades para reconhecer o perfil dos interlocutores a partir das marcas linguísticas, semióticas e discursivas do texto; Os alunos podem não estar acostumados a identificar pistas/marcas no texto jornalístico. Podem não perceber que há um posicionamento, um viés político, uma intencionalidade.
Referências sobre o assunto:
MEDINA, Cremilda. Entrevista. In: MELO, José Marques (org). Gêneros Jornalísticos na Folha de São Paulo. Editora FTD: São Paulo, 1987.
FARIA, Maria Alice; ZANCHETTA JR., Juvenal. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. Contexto: São Paulo, 2002. p. 57-60.
CERQUEIRA NETO, J. C.; SANTOS, A. P. A entrevista como um gênero do discurso: Conceitos e fundamentos. Travessias, v. 11, p. 244-269, 2017.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Projete ou diga aos alunos o tema da aula.
- Na tríade que define um gênero do discurso, o estilo é o pilar que envolve a escolha de vocábulos, as relações entre os participantes e com o leitor, a maneira como a linguagem é manipulada para se atingir os fins que se deseja.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO