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Plano de Aula
Plano de aula: Marcadores de exemplificação e explicação em pequenos textos científicos
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Definição e exemplificação (marcadores de exemplificação)
Sobre este plano
Marcadores de exemplificação e explicação em pequenos textos científicos
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é fazer com que os alunos reconheçam os marcadores discursivos de exemplificação e explicação em pequenos textos científicos. É importante lembrar que esses marcadores garantem a progressão temática e a coesão textual. Para Koch (1997), a coesão é “o fenômeno que diz respeito ao modo como os elementos linguísticos presentes na superfície textual se encontram interligados, por meio de recursos também lingüísticos, formando sequências veiculadoras de sentido.”
Materiais necessários: Computador, datashow ou cópias de pequenos textos científicos.
Sugestões de textos retirados da revista Recreio.
- Borracha x lápis de cor http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/borracha-x-lapis-de-cor-material-escolar.phtml#.W1eYHNJKjIU
- Por que a cor do fogo muda? http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/por-que-a-cor-do-fogo-muda-elemento-natureza-fisica.phtml#.W1efVNJKjIU
Dificuldades antecipadas: Talvez os alunos demonstrem dificuldades em estabelecer a progressão temática dentro do texto por não utilizarem corretamente os marcadores textuais.
Referências sobre o assunto:
KOCH, Ingedore G. Villaça; TRAVAGLIA, Luis Carlos. Texto e coerência. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
Articuladores textuais: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/articuladores-textuais
Gramática sem decoreba: https://novaescola.org.br/conteudo/2590/gramatica-sem-decoreba
Lista de marcadores discursivos : http://www.nilc.icmc.usp.br/scipo/consulta_marcadores_popup.php?componente=resumo#2
https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1091
Atenção, professor, se houver interesse em utilizar mais textos de divulgação científica, seguem indicações:
ttp://cienciahoje.org.br/noticias
http://baleiajubarte.org.br/projetoBaleiaJubarte/leitura.php?mp=aBaleia&id=104
https://escolakids.uol.com.br/eclipse.htm
https://escolakids.uol.com.br/15-curiosidades-sobre-lixo.htm
https://escolakids.uol.com.br/a-ciencia-solucionando-crimes.htm
https://escolakids.uol.com.br/a-quimica-esta-em-toda-parte.htm
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações:
- Apresente a proposta da aula aos alunos e pergunte se conseguem apontar as características deste gênero textual. Pergunte-lhes, por exemplo:
a) Quais as características de um texto científico?
b) Onde podemos encontrá-los com maior frequência: em jornais, revistas? Por quê?
c) É possível encontrar textos científicos em um gibi? Justifiquem suas respostas.
c) Alguém se lembra de alguma revista que traga gêneros científicos? Em caso afirmativo, qual?
d) Os textos científicos fazem parte de nosso cotidiano? Em caso afirmativo, de que maneira? Em que situações aparecem?
Atenção, professor: seguem possíveis sugestões de respostas para as perguntas realizadas acima:
a) Um texto ou artigo científico é um texto argumentativo, cujo objetivo principal é oferecer esclarecimentos científicos a um público não especializado, através de uma linguagem acessível.
b) Um tema específico é produzido a partir de pesquisas, investigações sobre um determinado assunto. Assim, costuma aparecer com maior frequência em revistas e em jornais.
c) O gibi é um suporte que tem a função de entretenimento. Desta forma, não é utilizado e nem é o meio mais adequado para a propagação de textos científicos.
d) Algumas sugestões de revistas que trazem gêneros científicos são: Mundo Estranho, Super Interessante, Recreio, Ciência Hoje, Galileu, etc
d) Sim. Temas comuns, do nosso dia a dia podem ser apresentados por especialistas, abordados com enfoque científico e explicado ao público de uma forma bastante simples e acessível. São textos que podem relatar situações domésticas, escolares, de interação social, fenômenos naturais, etc.
Atenção, professor: Podem surgir respostas divergentes das apresentadas anteriormente; cabe a você verificar a pertinência das informações fornecidas pelos estudantes e decidir se podem ou não ser consideradas satisfatórias.
Introdução
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações:
- Levantadas as características deste gênero textual, agora é hora de trabalhar com os alunos os marcadores discursivos. Pergunte:
- Quais palavras costumamos utilizar quando queremos exemplificar alguma coisa. (Atenção, professor: provavelmente eles mencionem a expressão “por exemplo”, com a qual estão mais familiarizados). Incentive-os a buscar outras.
- Solicite que alguns voluntários criem frases em que forneçam exemplos com os marcadores apontados anteriormente. Isso facilitará a compreensão do grupo. Sugestão: peça que alguém defina o que é um substantivo e que em seguida, exemplifique-o.
- Questione qual a finalidade desta palavra ou expressão (exemplo, por exemplo) nas frases criadas; para que servem?
- Existem alguns sinônimos para as palavras apontadas? Quais?
Atenção, professor: Seguem possíveis sugestões de respostas para as perguntas realizadas acima:
- Por exemplo, como podemos ver, tal como, isso pode ser visto em, como se observa em, etc
- Substantivo é uma palavra que nomeia coisas, pessoas, lugares; por exemplo: janela, Roberta, Rio de Janeiro.
- Na frase acima, a expressão “por exemplo” foi utilizada para exemplificar o que fora dito anteriormente.
- Sim, “como podemos ver, tal como, isso pode ser visto, como se observa em, como se nota em, etc”
- Crie situações hipotéticas instigando os alunos a usar o maior número possível de marcadores de exemplificação, como “por exemplo, como podemos ver” etc.
- Agora, solicite que os discentes apontem quais palavras são utilizadas para explicar determinadas coisas ou situações.
Atenção, professor: Seguem possíveis sugestões de respostas para a pergunta realizada acima: ou seja, em outras palavras, quer dizer, etc
- Crie situações hipotéticas instigando os alunos a usar o maior número possível de marcadores de explicação, como “ou seja, em outras palavras, quer dizer etc.”.
- Sistematize com o grupo a ideia de que as palavras levantadas anteriormente são chamadas de marcadores, que têm por função a retomada de uma ideia apresentada anteriormente, que podem ser utilizadas para dar exemplos ou explicações.
- Por fim, encontre alguns voluntários que criem, oralmente, frases simples, utilizando marcadores de exemplificação e de explicação.
Atenção, professor: No momento em que o aluno levanta hipóteses, é importante verificar se a palavra ofertada cumpre a função de ser um marcador de explicação ou exemplificação. Diante de várias hipóteses que poderão surgir, caso surja uma palavra inadequada para esse propósito, é importante que, com a ajuda do grupo, façam-se intervenções pertinentes com o intuito de corrigi-la.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
- Divida a sala em duplas.
- Distribua aos alunos cópias dos dois pequenos textos científicos e peça que façam uma leitura individual e silenciosa.
- Solicite que a dupla compartilhe entre si as informações apreendidas do texto.
- Realizada a leitura e discussão, faça-lhes perguntas do tipo:
a) Há alguma palavra destacada nos textos?
b) Alguém saberia dizer qual sua função dentro do texto, ou seja, para que serve?
c) O que aparece após tais palavras em destaque?
d) Por que estas explicações ou exemplificações são tão importantes para o texto?
e) Se elas não estivessem presentes no texto, o leitor teria facilidade em compreender o assunto em questão?
Atenção, professor: Seguem possíveis sugestões de respostas para as perguntas realizadas acima:
a) No slide número 4 aparece a expressão “a gente explica” e no slide número 5 aparecem as expressões “isso quer dizer”, “por exemplo”
b) Espera-se que os alunos digam que ambas palavras servem para explicar uma ideia ou um conceito apresentado anteriormente.
c) Após as palavras em destaque, aparecem os dois pontos e posteriormente, uma explicação.
d) São importantes pois retomam uma ideia apresentada anteriormente, garantindo-lhe assim, maior credibilidade e a coesão textual.
e) Se as palavras que explicam ou exemplificam não estivessem no texto, o leitor teria maior dificuldade em compreendê-lo.
Atenção, professor: é importante que em meio às respostas levantadas pelo grupo não deixe de aparecer que um texto ou artigo científico, geralmente, traz conceitos ou termos que, para o entendimento do leitor, precisam ser explicados ou exemplificados.
- Oriente os alunos a verificar como cada palavra destacada pode ser classificada: trata-se de uma palavra que explica ou exemplifica uma ideia?
Atenção, professor: No slide número 4 aparece o marcador de explicação “a gente explica”. Já no slide número 5, encontra-se o marcador de explicação “isso quer dizer” e o marcador de exemplificação “por exemplo”.
Desenvolvimento
Orientações:
- Divida a sala em duplas.
- Distribua aos alunos cópias dos dois pequenos textos científicos e peça que façam uma leitura individual e silenciosa.
- Solicite que a dupla compartilhe entre si as informações apreendidas do texto.
- Realizada a leitura e discussão, faça-lhes perguntas do tipo:
a) Há alguma palavra destacada nos textos?
b) Alguém saberia dizer qual sua função dentro do texto, ou seja, para que serve?
c) O que aparece após tais palavras em destaque?
d) Por que estas explicações ou exemplificações são tão importantes para o texto?
e) Se elas não estivessem presentes no texto, o leitor teria facilidade em compreender o assunto em questão?
Atenção, professor: Seguem possíveis sugestões de respostas para as perguntas realizadas acima:
a) No slide número 4 aparece a expressão “a gente explica” e no slide número 5 aparecem as expressões “isso quer dizer”, “por exemplo”
b) Espera-se que os alunos digam que ambas palavras servem para explicar uma ideia ou um conceito apresentado anteriormente.
c) Após as palavras em destaque, aparecem os dois pontos e posteriormente, uma explicação.
d) São importantes pois retomam uma ideia apresentada anteriormente, garantindo-lhe assim, maior credibilidade.
e) Se as palavras que explicam ou exemplificam não estivessem no texto, o leitor teria maior dificuldade em compreendê-lo.
Atenção, professor: é importante que em meio às respostas levantadas pelo grupo não deixe de aparecer que um texto ou artigo científico, geralmente, traz conceitos ou termos que, para o entendimento do leitor, precisam ser explicados ou exemplificados.
5. Oriente os alunos a verificar como cada palavra destacada pode ser classificada: trata-se de uma palavra que explica ou exemplifica uma ideia?
Atenção, professor: No slide número 4 aparece o marcador de explicação “a gente explica”. Já no slide número 5, encontra-se o marcador de explicação “isso quer dizer” e o marcador de exemplificação “por exemplo”.
Fechamento
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
- A fim de iniciar o fechamento, peça aos alunos que leiam as palavras destacadas em ambos os textos.
- Projete o slide número 6 e levante com os alunos possíveis marcadores de explicação e exemplificação que possam preencher as lacunas dos itens “a” e “b.
- Solicite que os discentes registrem este mesmo slide no caderno para futuras consultas.
Atenção, professor: possíveis sugestões de respostas para os marcadores do slide 6:
- Palavras ou expressões que iniciam uma explicação: ou seja, quer dizer, em outras palavras etc.
- Palavras ou expressões que iniciam uma exemplificação: por exemplo, isso pode ser visto, como podemos ver, tal como etc.
Atenção, professor: muito provavelmente, ao término da atividade, os alunos perceberão que em um mesmo contexto podem ser usados distintos marcadores desde que transmitam a mesma ideia.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie aos alunos um áudio dizendo que irão trabalhar com pequenos textos científicos e com algumas palavras usadas neles, para deixá-los mais fáceis de entender. Para ativar os conhecimentos prévios de seus alunos, dê algumas informações sobre esse gênero, contidas no slide de Tema do Plano de Aula: “um texto ou artigo científico é um texto argumentativo, cujo objetivo principal é oferecer esclarecimentos científicos a um público não especializado, através de uma linguagem acessível. Ele costuma aparecer com maior frequência em revistas e em jornais. Algumas revistas que trazem gêneros científicos são: Mundo Estranho, Superinteressante, Recreio, Ciência Hoje, Galileu etc.”. Acrescente: esses textos são ricos em exemplos e explicações, e é justamente esse o assunto da nossa aula: que palavras usamos para dar exemplos e explicações em um texto?
Finalize seu áudio dizendo que irá enviar uma atividade que deverá ser feita, preferencialmente, em duplas, e estabeleça um prazo para entrega.
Desenvolvimento
Encaminhe ao grupo de WhatsApp da turma os dois textos dos slides de Desenvolvimento: “Borracha X Lápis de Cor” e “Por que a cor do fogo muda?”, com as perguntas (as mesmas para ambos os textos). Combine uma data para entrega das respostas pelas duplas, solicitando que as entreguem via WhatsApp ou e-mail. Se possível, crie uma pasta no Google Drive e peça que os alunos postem lá suas respostas, para que todos possam acessá-las.
Fechamento
Leia as respostas de seus alunos e faça um compilado, destacando o que achar necessário. Esse compilado pode ser enviado por áudio ou por escrito ao grupo da turma e/ou postado na pasta do Google Drive criada para essa atividade. É importante que você diga que as palavras destacadas nos textos podem se dividir em duas categorias:
- Palavras ou expressões que iniciam uma explicação: quer dizer, em outras palavras etc.;
- Palavras ou expressões que iniciam uma exemplificação: por exemplo, isso pode ser visto, como podemos ver, tal como etc.
Caso haja possibilidade, realize um encontro no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e dar esse feedback, aproveitando para solucionar possíveis dúvidas dos alunos e dar mais exemplos de uso dos marcadores.
Convite às famílias
Convide as famílias a conhecer e explorar sites de revistas de divulgação científica com linguagem acessível, que trazem curiosidades sobre o mundo animal, Planeta Terra, Física, Química e muito mais. Por vezes, os internautas não exploram as possibilidades da web, ficando restritos às redes sociais. Indique que as famílias explorem sites como, por exemplo, o da Revista Recreio (disponível aqui), que traz pequenos textos científicos, ou o da revista Superinteressante (disponível aqui). Caso topem a empreitada, sugira que escolham uma notícia para ler juntos e depois compartilhar o link no grupo de WhatsApp da turma, como dica de leitura para os alunos e demais famílias.