Atividade para impressão - Tarefas
Atividade para impressão - Tarefas
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Entrevista oral ou escrita
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários:
Sobre o gênero:
A entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido (nos suportes em que a linguagem audiovisual é permitida), ou ser posteriormente transcrita e editada para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva.
Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista - O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.
Dificuldades antecipadas:
Verificar a impossibilidade de neutralidade em textos do gênero entrevista. Os alunos podem ter dificuldade de perceber que as informações apresentadas no texto são modalizadas pela opinião dos participantes.
Os alunos podem não saber o que é um grafite ou o que faz um grafiteiro.
Os alunos podem não ter familiaridade com a dinâmica de colaboração pelo aplicativo Padlet, ou mesmo com os recursos tecnológicos em geral.
Referências sobre o assunto:
Para contextualizar o grafite: MARTINS, Simone R.; IMBROISI, Margaret H. “Grafite”. Disponível em: https://www.historiadasartes.com/nomundo/arte-seculo-20/grafite/ - Acesso em 01de agosto de 2018.
Para refletir sobre a impossibilidade de neutralidade no jornalismo: SPONHOLZ, Liriam. Objetividade em Jornalismo: uma perspectiva da teoria do conhecimento, Revista FAMECOS, Porto Alegre, n 21, p. 110-120, 2003. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3219. Acesso em 01 de agosto de 2018.
Para aprofundar a discussão sobre a função da entrevista de informar ou formar opinião: HOFFNAGEL, J.C. Entrevista: uma conversa controlada. In: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: parábola Editorial, 2010 [2002], p.195 a 208.
Para conhecer os recursos do aplicativo Padlet (www.padlet.com): “Como usar o Padlet”. Disponível em https://pt.wikihow.com/Usar-o-Padlet - Acesso em 04 ago 2018.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Diga aos alunos que irão trabalhar com a leitura de um texto que aborda o grafite.
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
Orientações:
Materiais complementares:
Clique aqui para acessar a atividade para impressão, caso não tenha acesso a recursos tecnológicos.
Orientações:
Materiais complementares: Clique aqui para acessar as respostas sugeridas para as duas tarefas.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Padlet (tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos apresentando o tema conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
No mesmo áudio ou vídeo em que você apresentou o Tema, inclua a Introdução, utilizando as questões apresentadas no slide Introdução do plano de aula. Encaminhe aos alunos via WhatsApp ou email as imagens do slide Introdução ou de outros grafites a sua escolha. Peça que os alunos anotem suas reflexões sobre as perguntas feitas em seus cadernos ou em algum aplicativo/programa de edição de texto, para que possa ser compartilhado depois.
Desenvolvimento
Ainda no mesmo áudio ou vídeo, diga que eles devem ler o texto compartilhado (envie-o via link no WhatsApp ou por e-mail). Leia o título do texto e pontue que é uma entrevista com um grafiteiro. Peça que os alunos se atentem aos outros elementos além da entrevista em si: a foto, o vídeo disponibilizado, os demais links e hiperlinks relacionados. Faça a sugestão para que os alunos se organizem em duplas e realizem as atividades que estão no segundo slide de Desenvolvimento do plano. Cada dupla deverá dar conta das atividades A e B, escrevendo as respostas em um doc ou fotografando o caderno e enviando via WhatsApp ou e-mail. Fica como sugestão o uso do Padlet com a turma: lá, eles podem postar suas respostas às questões em um mural compartilhado. Você também pode alimentar o Padlet com fotos de grafites e outras entrevistas. Estabeleça um prazo para que entreguem essas atividades e enviem também as anotações feitas na Introdução, e finalize sua comunicação. Também é possível encaminhar todas as orientações por escrito.
Fechamento
Após ler as produções dos alunos, feche esta aula compartilhando, via e-mail, as produções das duplas. Se você utilizou o Padlet, todas as produções já estarão lá. Envie um áudio comentando as produções e realize as duas questões propostas no slide de Fechamento. Diga que os alunos deverão elaborar individualmente respostas às duas questões com base no que aprenderam com esta aula e compartilhá-las via e-mail ou Padlet. Também poderá ser feita uma aula de fechamento no Zoom ou Google Meet, seguindo o mesmo roteiro do slide de Fechamento.
Convite às famílias
É possível sugerir que a família converse sobre o gênero entrevista, iniciando a conversa com as seguintes questões: alguém da família já foi entrevistado? Como foi? Lembram de alguma entrevista na TV (ou outro meio) que tenha sido marcante ou polêmica por algum motivo? Se pudesse escolher alguém para entrevistar, quem escolheria e por quê? As famílias que se sentirem à vontade poderão enviar um áudio ou um vídeo contando como foi essa conversa, compartilhando no grupo de WhatsApp da turma ou em algum outro ambiente virtual da turma ou da escola. Também poderão enviar o relato por escrito, se preferirem.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carolina Macedo
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Introdução ao gênero entrevista
Finalidade da aula: A partir da leitura de uma entrevista em contexto digital, discutir os graus de parcialidade/imparcialidade nas marcas típicas deste gênero, reconstruindo seu contexto de produção.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Entrevista
Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção dos textos. Caracterização do campo jornalístico e relação entre os gêneros em circulação, mídias e práticas da cultura digital.
Prática de linguagem: Leitura
Habilidade(s) da BNCC: EF06LP01
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários:
Sobre o gênero:
A entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido (nos suportes em que a linguagem audiovisual é permitida), ou ser posteriormente transcrita e editada para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva.
Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista - O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.
Dificuldades antecipadas:
Verificar a impossibilidade de neutralidade em textos do gênero entrevista. Os alunos podem ter dificuldade de perceber que as informações apresentadas no texto são modalizadas pela opinião dos participantes.
Os alunos podem não saber o que é um grafite ou o que faz um grafiteiro.
Os alunos podem não ter familiaridade com a dinâmica de colaboração pelo aplicativo Padlet, ou mesmo com os recursos tecnológicos em geral.
Referências sobre o assunto:
Para contextualizar o grafite: MARTINS, Simone R.; IMBROISI, Margaret H. “Grafite”. Disponível em: https://www.historiadasartes.com/nomundo/arte-seculo-20/grafite/ - Acesso em 01de agosto de 2018.
Para refletir sobre a impossibilidade de neutralidade no jornalismo: SPONHOLZ, Liriam. Objetividade em Jornalismo: uma perspectiva da teoria do conhecimento, Revista FAMECOS, Porto Alegre, n 21, p. 110-120, 2003. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3219. Acesso em 01 de agosto de 2018.
Para aprofundar a discussão sobre a função da entrevista de informar ou formar opinião: HOFFNAGEL, J.C. Entrevista: uma conversa controlada. In: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: parábola Editorial, 2010 [2002], p.195 a 208.
Para conhecer os recursos do aplicativo Padlet (www.padlet.com): “Como usar o Padlet”. Disponível em https://pt.wikihow.com/Usar-o-Padlet - Acesso em 04 ago 2018.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: