Material complementar - Notícia
Plano de Aula
Plano de aula: Gibis em sala de aula
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre História em quadrinhos
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero história em quadrinhos e no campo de atuação jornalístico-midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários:
- Com antecedência, peça que os alunos tragam gibis para esta aula. Leve alguns exemplares a mais, garantindo que cada aluno tenha uma revista em mãos.
- Pesquise notícias atuais ligadas ao universo das HQs. No próximo slide, há sugestões, mas é sempre interessante que as opções sejam atualizadas. Não é necessário fazer cópias dessas notícias.
Dificuldades antecipadas: atribuir sentidos aos elementos não verbais da capa de uma revista em quadrinhos, pois nem sempre são considerados pelos alunos em suas leituras.
Referências sobre o assunto: RAMOS, Paulo. FIGUEIRA, Diego. Graphic novel, narrativa gráfica, novela gráfica ou romance gráfico? Terminologias distintas para um mesmo rótulo. In: RAMOS, Paulo. VERGUEIRO,Waldomiro. FIGUEIRA, Diogo (Org.). Quadrinhos e literatura: diálogos possíveis. São Paulo: Criativo, 2014. p 185-205.
HANNA, Kátia. Watchmen: quem forma seu formato? Disponível em: http://www2.eca.usp.br/anais2ajornada/anais2asjornadas/anais/9%20-%20ARTIGO%20-%20KATIA%20HANNA%20-%20HQ%20E%20LINGUAGEM.pdf. Acesso em: 22 jul. 2018.
BORTO, Bruno de Almeida. Superlogos: identidade gráfica dos logotipos das capas de revistas em quadrinhos brasileiras de super-herói. Disponível em: (http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/31451/1/2017_BrunodeAlmeidaPorto.pdf). Acesso em: 23 jul. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Projete este slide e/ou escreva o tema da aula no quadro.
- Prepare-se para, a seguir, apresentar notícias e curiosidades sobre o mundo dos quadrinhos. Em geral, muito por conta do cinema, os alunos acompanham as notícias ligadas a esse universo. Nesta etapa da aula, esse interesse deverá ser canalizado para o envolvimento com as atividades subsequentes.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO