Plano de Aula

Plano de aula: Fixando figuras de linguagem - metáfora, comparação e personificação

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Figuras de linguagem: comparação, metáfora, personificação

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é que o aluno, por meio de exercícios, identifique, em trechos de poemas as figuras de linguagem estudadas (metáfora, comparação e personificação), analisando os efeitos de sentido produzidos.

Materiais necessários: Projetor para projeção de trechos de poemas para identificação das figuras de linguagem - metáfora, comparação e personificação.

“Batata-quente” (uma bola de meia ou qualquer outro material que possa ser passado entre os alunos). Exercícios escritos que contenham trechos de poemas com as figuras de linguagem estudadas: metáfora, comparação e personificação.

Dificuldades antecipadas: Por se tratar de uma matéria que trabalha um pouco com a abstração, os alunos podem ter dificuldades de identificar maneiras diferentes de dizer uma mesma coisa. Então, é bom que o professor acompanhe, atentamente, cada passo do trabalho dos alunos. É importante, também, que você, professor, tenha em mente que os alunos não precisam saber a nomenclatura, mas, sim, perceber o efeito de sentido ocasionado pelo uso das figuras de linguagem. Será interessante que as atividades de escrita e de análise de respostas sejam feitas em dupla, a fim de que os alunos possam compartilhar e discutir seus pensamentos.

Referências sobre o assunto: Artigo que aborda a diferença entre metáfora e personificação: https://pt.esdifferent.com/difference-between-metaphor-and-personification

Origem etimológica da palavra “metáfora”: https://www.figurasdelinguagem.com/metafora/

Explicações e exemplos das figuras de linguagem a serem estudadas: CUNHA, Celso. Gramática Básica do Português Contemporâneo. Disponível em http://www.aulete.com.br/site.php?mdl=gramatica

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Relembre os alunos sobre o que são figuras de linguagem e para que elas servem em um texto literário.
  • Como afirmado nas orientações do slide anterior, esta é a segunda aula de uma sequência de três, o ideal é que você observe essa sequência e siga as orientações dadas em todos os slides.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Veja outros planos que exploram a habilidade EF67LP38 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS