Plano de Aula

Plano de aula: Figuras de Linguagem: a personificação dos fenômenos naturais nos mitos

Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Mito

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Mito e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica. É desejável que os alunos já tenham sido apresentados ao gênero mito, bem como já conheçam a personificação (figura de linguagem), para que consigam realizar de forma mais produtiva esta aula.

Materiais necessários:

  • Computador, projetor multimídia e tela.
  • Cópia do texto: Pouzadoux, Claude. Contos e lendas da mitologia grega. São Paulo: Companhia das Leiras, 2001, disponível aqui. Acesso em: 5 out. 2018.
  • Material para escrita: caderno, lápis, borracha etc.

Informações sobre o gênero: Narrativa pedagógica de tradição oral que explica os diferentes fenômenos naturais e sobrenaturais utilizando uma linguagem simbólica.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldades em comparar as características de uma imagem de algum ser inanimado (em uma foto) com as características de uma personagem personificada de um mito. A dificuldade justifica-se na exigência de um olhar muito atento e de uma leitura conotativa abstrata por parte dos alunos.

Referências sobre o assunto:

  • BARROS, Fabiano Tertuliano de. A humanização dos mitos e lendas amazônicos na dramaturgia amazônica. 2013. 38 f. Monografia (Licenciatura em Teatro)–Universidade de Brasília, Porto-Velho-RO, 2013. Disponível em: <http://bdm.unb.br/handle/10483/7111>. Acesso em: 12 out. 2018.
  • BRANDÃO, Roberto de Oliveira. As figuras de linguagem. São Paulo: Ática, 1989.
  • RICOUER, Paul. A metáfora viva. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
  • SPOTTI, Carmem Véra Nunes. Análise da personificação e dos elementos ambientais presentes nas narrativas orais da Comunidade Nova Esperança - RR. 2011. 126p. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2011. Disponível em: <http://www.bdtd.ufrr.br/tde_arquivos/5/TDE-2012-09-21T083839Z-75/Publico/CarmemVeraNunesSpotti.pdf>. Acesso em: 5 out. 2018.
Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula aos alunos: nesta aula, será lido um mito grego, dando destaque à personificação da Terra e do Céu, os deuses Gaia e Urano. Os alunos poderão analisar os efeitos de sentido produzidos pelo uso desse recurso nas narrativas míticas.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF67LP38 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS