Atividade para impressão - Caça-palavras
Atividade para impressão - Caça-palavras
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Uso dos fonemas /š/, /ž/, /z/
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é relacionar escrita e som por meio da grafia do /s/ e do /z/ em um caça-palavras.
Materiais necessários: Cópia impressa do caça-palavras; um novelo de lã de cor chamativa.
Dificuldades antecipadas: não conseguirem descobrir todas as pistas do caça-palavras; não descubram a regra da atividade “Cama de gato”.
Referências sobre o assunto:
ABCL. Disponível em: <http://www.ablc.com.br> Acesso em: 14 nov. 2018.
AULETE. Gramática. Disponícel em: <http://www.aulete.com.br/site.php?mdl=gramatica>. Acesso em: 14 nov. 2018.
DOMÍNIO Público. Disponível em: <www.dominiopublico.gov.br>. Acesso em: 14 nov. 2018.
PENSADOR. Braulio. Disponível em: < https://www.pensador.com/busca.php?q=braulio>. Acesso em: 14 nov. 2018.
PLATAFORMA do letramento. Ortografia reflexiva e caminhos entre letras e sons. Disponível em: <http://www.plataformadoletramento.org.br/acervo-especial/872/ortografia-reflexiva-caminhos-entre-letras-e-sons.html>. Acesso em: 14 nov. 2018.
RECANTO das Letras. Disponível em: <https://www.recantodasletras.com.br/gramatica/2188300>. Acesso em: 14 nov. 2018.
SECRETARIA Municipal de Educação. Aprender padrões. Disponível em: <http://www.cdcc.usp.br/cda/PARAMETROS-CURRICULARES/Portal-Secretaria-Municipal-De-Educacao-Sao-Paulo-Capital/EF-CICLOII/AprenderPadroes/Aprender_Padroes_Lingua_Escrita_Modo_Reflexivo_Parte_I_Prof.pdf>. Acesso em 14 nov. 2018.
VOLP. Disponível em: <http://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario>. Acesso em: 14 nov. 2018.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações:
1. Pergunte aos alunos: “A ortografia da língua portuguesa é fácil?”; “Um indivíduo alfabetizado está livre de ter dúvidas no momento da escrita?”; “É fácil assimilar as regras para o uso do /s/ e do /z/?”; “Por que em determinadas situações a letra /s/ tem som de /s/ e em outros momentos, tem som de /z/?; “Qual a palavra, escrita com /s/, que sempre nos deixa em dúvida ao escrevê-la? E com /z/?”; “Quando as dúvidas surgem, qual a forma mais eficaz de saná-las?”; “Um leitor assíduo tem mais facilidade em utilizar o /s/ e do /z/?”.
2. Explique ao grupo que a atividade deste plano será dividida em duas partes. A primeira delas será um caça-palavras e a segunda parte se chama “Cama de gato”. Decida se prefere que o caça-palavras seja feito individualmente, em dupla ou em grupos. Escolha a maneira que melhor atenda às suas necessidades. Já a “Cama de gato” deverá ser realizada em grupo.
Tempo sugerido: 35 minutos (15 minutos para a 1ª parte e 20 minutos para a 2ª parte)
Orientações: 1ª parte (Caça-palavras)
Materiais complementares: Caça-palavras disponível para impressão; resolução do caça-palavras
Orientações: 2ª parte (Cama de gato)
5. Jogar o novelo a outro aluno (B). Se este, por exemplo, perguntar: “Pode ser a palavra ‘rapaz’?”, o aluno (A) e você responderão: “Não, não pode ser”. O aluno (B) deverá afastar-se da roda, mas antes deverá jogar a lã a um outro aluno (C). Ainda que afastado da roda, o aluno (B) poderá continuar tentando descobrir de que regra se trata e se conseguir descobri-la, poderá responder “Sim, pode ser” ou “Não, não pode ser” aos demais colegas. Agora, é a vez do aluno (C , que decide perguntar se pode ser palavra ‘áspero’. Docente, aluno A e B (se este já tiver descoberto a regra) responderão que “Não, não pode ser.” O aluno (C) afastar-se-á da roda , mas antes passará o novelo para outro estudante (D). Caso algum aluno que ainda não tenha participado descubra a regra, poderá ir respondendo com aqueles que já a descobriram. Proceda desta mesma maneira até que o último aluno da roda tenha participado da atividade.
Materiais complementares: Um novelo de lã de cor chamativa.
Orientações: 1ª parte (Caça-palavras)
Materiais complementares: Caça-palavras disponível para impressão; resolução do caça-palavras
Orientações: 2ª parte (Cama de gato)
5. Jogar o novelo a outro aluno (B). Se este, por exemplo, perguntar: “Pode ser a palavra ‘rapaz’?”, o aluno (A) e você responderão: “Não, não pode ser”. O aluno (B) deverá afastar-se da roda, mas antes deverá jogar a lã a um outro aluno (C). Ainda que afastado da roda, o aluno (B) poderá continuar tentando descobrir de que regra se trata e se conseguir descobri-la, poderá responder “Sim, pode ser” ou “Não, não pode ser” aos demais colegas. Agora, é a vez do aluno (C , que decide perguntar se pode ser palavra ‘áspero’. Docente, aluno A e B (se este já tiver descoberto a regra) responderão que “Não, não pode ser.” O aluno (C) afastar-se-á da roda , mas antes passará o novelo para outro estudante (D). Caso algum aluno que ainda não tenha participado descubra a regra, poderá ir respondendo com aqueles que já a descobriram. Proceda desta mesma maneira até que o último aluno da roda tenha participado da atividade.
Materiais complementares: Um novelo de lã de cor chamativa.
Orientações: 1ª parte (Caça-palavras)
Materiais complementares: Caça-palavras disponível para impressão; resolução do caça-palavras
Orientações: 2ª parte (Cama de gato)
5. Jogar o novelo a outro aluno (B). Se este, por exemplo, perguntar: “Pode ser a palavra ‘rapaz’?”, o aluno (A) e você responderão: “Não, não pode ser”. O aluno (B) deverá afastar-se da roda, mas antes deverá jogar a lã a um outro aluno (C). Ainda que afastado da roda, o aluno (B) poderá continuar tentando descobrir de que regra se trata e se conseguir descobri-la, poderá responder “Sim, pode ser” ou “Não, não pode ser” aos demais colegas. Agora, é a vez do aluno (C , que decide perguntar se pode ser palavra ‘áspero’. Docente, aluno A e B (se este já tiver descoberto a regra) responderão que “Não, não pode ser.” O aluno (C) afastar-se-á da roda , mas antes passará o novelo para outro estudante (D). Caso algum aluno que ainda não tenha participado descubra a regra, poderá ir respondendo com aqueles que já a descobriram. Proceda desta mesma maneira até que o último aluno da roda tenha participado da atividade.
Materiais complementares: Um novelo de lã de cor chamativa.
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); editor de imagem do computador (Paint) ou do celular.
Introdução
Envie aos alunos um áudio dizendo que, nesta aula, farão um exercício de ortografia usando “s” ou “z”. O exercício será feito com um caça-palavras com dicas. Peça que busquem as palavras no material considerando as dicas fornecidas e sempre pensando em palavras escritas com /s/ ou /z/. Explique que, por se tratar de um caça-palavras, os acentos podem não estar presentes. Reforce que as palavras podem estar dispostas na horizontal, vertical, diagonal e de trás para frente. Estabeleça um prazo de entrega e especifique um canal para tanto, que pode ser o WhatsApp ou por e-mail.
Desenvolvimento
Encaminhe ao grupo de WhatsApp da turma o caça-palavras em formato de imagem, disponível nos Materiais deste plano. O formato de imagem facilita para que eles façam marcações (de preferência de cor clara) ao redor das palavras que encontrarem. Encaminhe, junto com o caça-palavras, as dicas para as palavras. Nas orientações, lembre-os que todas devem ter Z ou S, e que “pl” significa que a palavra está no PLURAL no caça-palavras. Combine uma data de entrega por e-mail ou WhatsApp.
Fechamento
Após ver as respostas dos alunos, escreva um comentário dando um feedback dessas respostas, e encaminhe o caça-palavras resolvido, para que se autoavaliem. Caso haja possibilidade, realize um encontro no Google Meet ou no Zoom, para concluir esta aula e dar esse feedback, aproveitando para solucionar possíveis dúvidas dos alunos. Nesse caso, siga as orientações e o roteiro do slide de Fechamento deste plano de aula.
Convite às famílias
A família pode auxiliar na resolução do caça-palavras deste plano. A mesma imagem e as dicas podem ser compartilhadas entre todos da família, que podem se ajudar para encontrar todas as palavras. Você também pode encaminhar a eles outro caça-palavras, usando outras palavras e dicas com S e Z, para que se desafiem em um jogo mais competitivo em família. É possível criar rapidamente um caça-palavras ou uma cruzadinha no site disponível aqui. As famílias que se sentirem à vontade podem enviar fotos ou vídeos curtos desse momento ao grupo de WhatsApp da turma.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Kelli Cristina Olbi de Moraes
Mentor: Joseane Matias
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Exercitando o uso do /s/ e do /z/
Finalidade da aula: Relacionar escrita e som por meio da grafia do /s/ e do /z/ em um caça-palavras
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Fono-ortografia
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF67LP32 (Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da língua escrita).
Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é relacionar escrita e som por meio da grafia do /s/ e do /z/ em um caça-palavras.
Materiais necessários: Cópia impressa do caça-palavras; um novelo de lã de cor chamativa.
Dificuldades antecipadas: não conseguirem descobrir todas as pistas do caça-palavras; não descubram a regra da atividade “Cama de gato”.
Referências sobre o assunto:
ABCL. Disponível em: <http://www.ablc.com.br> Acesso em: 14 nov. 2018.
AULETE. Gramática. Disponícel em: <http://www.aulete.com.br/site.php?mdl=gramatica>. Acesso em: 14 nov. 2018.
DOMÍNIO Público. Disponível em: <www.dominiopublico.gov.br>. Acesso em: 14 nov. 2018.
PENSADOR. Braulio. Disponível em: < https://www.pensador.com/busca.php?q=braulio>. Acesso em: 14 nov. 2018.
PLATAFORMA do letramento. Ortografia reflexiva e caminhos entre letras e sons. Disponível em: <http://www.plataformadoletramento.org.br/acervo-especial/872/ortografia-reflexiva-caminhos-entre-letras-e-sons.html>. Acesso em: 14 nov. 2018.
RECANTO das Letras. Disponível em: <https://www.recantodasletras.com.br/gramatica/2188300>. Acesso em: 14 nov. 2018.
SECRETARIA Municipal de Educação. Aprender padrões. Disponível em: <http://www.cdcc.usp.br/cda/PARAMETROS-CURRICULARES/Portal-Secretaria-Municipal-De-Educacao-Sao-Paulo-Capital/EF-CICLOII/AprenderPadroes/Aprender_Padroes_Lingua_Escrita_Modo_Reflexivo_Parte_I_Prof.pdf>. Acesso em 14 nov. 2018.
VOLP. Disponível em: <http://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario>. Acesso em: 14 nov. 2018.
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