Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maria Ruth Barbosa
Mentor: Joseana Matias
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Exercitando o uso da vírgula em orações coordenadas assindéticas e estabelecendo relações de sentido
Finalidade da aula: Comparar orações - uso de vírgula, ponto e “e” - , mostrando compreensão das relações de sentido, sobretudo o efeito das vírgulas nas orações coordenadas assindéticas.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Morfossintaxe
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF06LP07
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber o uso da vírgula em orações coordenadas como meio de atribuição de sentido.
Materiais necessários: Computador e projetor, folhas xerografadas com exercícios, quadro e giz.
Dificuldades antecipadas: As atividades de comparação de frases podem não ser muito simples para o aluno; daí a importância de se fazer a atividade em dupla e de o professor caminhar pela sala enquanto os alunos discutem e registram suas ideias.
Referências sobre o assunto:
UCHÔA, Carlos Eduardo Falcão. Do valor do emprego da vírgula no ensino da análise sintática. In: Sobre o ensino da análise sintática: história e redirecionamento. Série Língua e Ensino Reflexões e Propostas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010. P. 122-134
KOCH, Ingedore G. Villaça. A coesão sequencial. In: A Coesão Textual. Coleção Repensando a Língua Portuguesa. São Paulo: Contexto, 2000. P. 52-60
GARCIA, Othon M. Coordenação e ênfase. In: Comunicação em prosa moderna. 27.ed. - Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010, p. 51-52