Plano de Aula

Plano de aula: Do texto didático ao hipertexto: construindo links

Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto didático e exposição oral

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros texto didático exposição oral e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Tablets, celulares, Data show e computador.

Informações sobre o gênero: Enquanto gênero discursivo do campo das práticas de estudo e pesquisa, entende-se por texto didático o gênero de base escrita que circula sobretudo no meio escolar, com autoria creditada a um ou mais professores e/ou especialistas reconhecidos, e que se destina a ensinar ao aprendiz um conteúdo/tema científico. Esse gênero concretiza-se em textos escritos com o formato impresso ou eletrônico, notadamente presentes em livro didático (também impresso ou eletrônico). No texto didático, tendem a predominar as passagens / sequências expositivas, mas sempre contendo estratégias de organização das informações visando a facilitar a aprendizagem do aluno (uso de contextualizações vivenciais, exemplificações, citações científicas, boxes, QR Codes, etc.).

Dificuldades antecipadas: utilizar de forma eficiente as ferramentas digitais necessárias à criação de hipertextos didáticos.

Referências sobre o assunto:

COSTA VAL, Maria da Graça. Texto, textualidade e textualização. IN: CECCANTINI, J.L. Tápias; PEREIRA, Rony F.; ZANCHETTA JR., Juvenal. Pedagogia Cidadã: cadernos de formação: Língua Portuguesa. v. 1. São Paulo: UNESP, Pró-Reitoria de Graduação, 2004.

coerência textual, 10ª ed., São Paulo: Contexto, 1988.

KOCH, Ingedore; BENTES, A. C.; CAVALCANTE, M. M. Intertextualidade: diálogos possíveis. São Paulo: Cortez, 2007.

Hipertexto, intertexto e a prática da leitura. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=EszFbphcfk8>. Acesso em: 12 nov. 2018.

Como Usar o GOOGLE DRIVE e Salvar Arquivos na NUVEM. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=M1UQOTH5sZE>. Acesso em: 12 nov. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula propondo à turma a pergunta acima. Instigue os alunos e alunas a discorrerem sobre o que mais os instiga durante pesquisas em hipertextos. Permita que a turma se posicione livremente. No quadro, tome nota das respostas apresentadas.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos