Plano de Aula

Plano de aula: Contos Populares - Utilização de elementos coesivos.

Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 9ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto Popular e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Linguística e Semiótica.

Materiais necessários:

Material para impressão anexo a esta aula nos materiais complementares, 3 balões, materiais para escrita (lápis, borracha, caneta, caderno).

Observação:

Aguarde os alunos com a sala previamente organizada, com as carteiras para trás, encostadas na parede, para que os alunos possam movimentar-se e participar de um atividade com balões.

Informações sobre o gênero: Contos Populares são narrativas baseadas em relatos orais. Passadas “boca a boca” de geração em geração, muitas vezes são compiladas por escritores, autores, estudiosos do folclore da região em que a história se origina. Com o tempo ou de acordo com quem os conta ou escreve, sofrem modificações.

Dificuldades antecipadas:

Alguns alunos podem ter dificuldades em reescrever o conto popular, adequando-o com a utilização de recursos coesivos, por não utilizá-los em seu dia a dia, tanto na oralidade quanto na escrita.

Referências sobre o assunto:

CASCUDO, L. Contos Tradicionais do Brasil . - 13. ed. - São Paulo: Global, 2004.

ROMERO, S. Contos Populares do Brasil. MG- Belo Horizonte: Editora Landy, 2001.

Mecanismos de Coesão Textual. Vídeo (4,24s.) Publicado por Trilhante Português. 2016. Disponível em: >. Acesso em: 17 out. 2018.

MENDONÇA, Márcia. Glossário CEALE- Recursos Coesivos. Disponível em: >. Acesso em: 16 out. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Receba os alunos com as carteiras encostadas na parede, para que o espaço da sala seja o suficiente para a realização de uma atividade com balões. Peça que formem um círculo, em pé.
  • Apresente o slide 1 aos alunos e peça que, voluntariamente, tentem responder ao questionamento explícito no slide. É possível que respondam que podemos nos referir ao personagem já apresentado como “ele” ou “ela”, ou por algum apelido ou outra forma de chamá-lo como “o teimoso” ou “a linda menina”. Podemos tirar palavras repetidas do texto, desde que não prejudique o entendimento, ou trocá-las por outras semelhantes no significado. Também podemos usar marcadores temporais como “no outro dia…” , “alguns minutos depois…”, “antes que ela descobrisse o segredo” etc.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP47 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS