Atividade para impressão - Atividade prática/Balões
Plano de Aula
Plano de aula: Contos Populares - Utilização de elementos coesivos.
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 9ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto Popular e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Linguística e Semiótica.
Materiais necessários:
Material para impressão anexo a esta aula nos materiais complementares, 3 balões, materiais para escrita (lápis, borracha, caneta, caderno).
Observação:
Aguarde os alunos com a sala previamente organizada, com as carteiras para trás, encostadas na parede, para que os alunos possam movimentar-se e participar de um atividade com balões.
Informações sobre o gênero: Contos Populares são narrativas baseadas em relatos orais. Passadas “boca a boca” de geração em geração, muitas vezes são compiladas por escritores, autores, estudiosos do folclore da região em que a história se origina. Com o tempo ou de acordo com quem os conta ou escreve, sofrem modificações.
Dificuldades antecipadas:
Alguns alunos podem ter dificuldades em reescrever o conto popular, adequando-o com a utilização de recursos coesivos, por não utilizá-los em seu dia a dia, tanto na oralidade quanto na escrita.
Referências sobre o assunto:
CASCUDO, L. Contos Tradicionais do Brasil . - 13. ed. - São Paulo: Global, 2004.
ROMERO, S. Contos Populares do Brasil. MG- Belo Horizonte: Editora Landy, 2001.
Mecanismos de Coesão Textual. Vídeo (4,24s.) Publicado por Trilhante Português. 2016. Disponível em:
MENDONÇA, Márcia. Glossário CEALE- Recursos Coesivos. Disponível em:
Tema da aula
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações:
- Receba os alunos com as carteiras encostadas na parede, para que o espaço da sala seja o suficiente para a realização de uma atividade com balões. Peça que formem um círculo, em pé.
- Apresente o slide 1 aos alunos e peça que, voluntariamente, tentem responder ao questionamento explícito no slide. É possível que respondam que podemos nos referir ao personagem já apresentado como “ele” ou “ela”, ou por algum apelido ou outra forma de chamá-lo como “o teimoso” ou “a linda menina”. Podemos tirar palavras repetidas do texto, desde que não prejudique o entendimento, ou trocá-las por outras semelhantes no significado. Também podemos usar marcadores temporais como “no outro dia…” , “alguns minutos depois…”, “antes que ela descobrisse o segredo” etc.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO