Atividade ou texto para impressão - Trechos de contos populares
Plano de Aula
Plano de aula: Contos Populares - Tipos de discurso e coesão referencial
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 5ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto Popular e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: 2 balões; texto impresso; lápis, borracha e caderno para possíveis anotações, cola em bastão.
Informações sobre o gênero: Contos populares são narrativas baseadas em relatos orais. Passados de geração em geração, muitas vezes são compilados por escritores, autores, estudiosos do folclore da região em que a história se origina. Com o tempo ou de acordo com quem os conta ou escreve, sofrem modificações.
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem ter dificuldades em reconhecer o tipo de discurso ou de compreender os referentes que os distinguem, por apresentar dificuldades de interpretação.
Referências sobre o assunto:
BRAIT, Beth. Série Princípios: A personagem. 4ª ed. São Paulo: Editora Ática, 1990.
CASCUDO, L. Contos Tradicionais do Brasil. 13. ed. São Paulo: Global, 2004.
LEITE, L. Série Princípios: O Foco Narrativo. São Paulo: Editora Ática, 1989.
ROMERO, S. Contos Populares do Brasil. Belo Horizonte: Editora Landy, 2001.
Tema da aula
Tempo sugerido: 06 minutos.
Orientações:
- Organize a aula fora da sala, em um espaço aberto, externo, com luminosidade. (Para posterior realização de atividade lúdica.)
- Peça que os alunos formem um círculo. Apresente, em seguida, uma folha de ofício ou cartaz com o seguinte trecho:
“E o coelho disse:
- Sou o rei da plantação!”
3. Peça para um aluno, aleatoriamente, que identifique, no trecho, quem está falando em cada oração. Instigue-o a explicar sua resposta. (Espera-se que o aluno perceba que, na primeira oração, um narrador apresenta a fala posterior do coelho e que, na segunda oração, a fala do coelho é representada fielmente.) Caso o aluno não consiga chegar a esta conclusão, peça aos colegas que o auxiliem.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO