Atividade para impressão - Pares de frases
Plano de Aula
Plano de aula: Contos Populares - Recursos coesivos
Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 8ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto Popular e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Dez folhas de ofício com frases escritas nelas (as frases estão divididas em 2 partes que se completam na atividade proposta, e você pode encontrá-las no material complementar); Material para impressão anexo a esta aula nos materiais complementares.
Observação: Encaminhar os educandos a um local amplo, que facilite a procura por orações que se complementam. Antes da aula, você deverá espalhar essas frases pelo local, de forma aleatória, para que os estudantes as encontrem depois, durante a atividade.
Informações sobre o gênero: Contos Populares são narrativas baseadas em relatos orais. Passadas “boca a boca” de geração em geração, muitas vezes são compiladas por escritores, autores, estudiosos do folclore da região em que a história se origina. Com o tempo ou de acordo com quem os conta ou escreve, sofrem modificações.
Dificuldades antecipadas: Alunos podem ter dificuldades em aplicar recursos coesivos em um conto popular, por não compreenderem o papel de algumas palavras (desfazer ou evitar repetições de palavras e ideias, assim como de referenciar elementos já apresentados).
Referências sobre o assunto:
CASCUDO, L. Contos Tradicionais do Brasil.- 13. ed. - São Paulo: Global, 2004.
ROMERO, S. Contos Populares do Brasil. Belo Horizonte: Editora Landy, 2001.
Mecanismos de Coesão Textual. Vídeo (4,24s.) Publicado por Trilhante Português. 2016. Disponível em:
MENDONÇA, Márcia. Glossário CEALE- Recursos Coesivos. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/recursos-coesivos>. Acesso em: 16 out. 2018.
Fatores de textualidade - Coesão Textual. Disponível em:
Tema da aula
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações:
- Encaminhe os alunos a um ambiente amplo para que possam procurar por frases incompletas e seus complementos. (Ou seja, orações que se completam, utilizando-se de recursos coesivos).
- Questione os educandos quanto às palavras que se referem aos personagens. Os personagens sempre são chamados por seus nomes nos Contos Populares? Quais recursos são utilizados para referir-se a um personagem? O tempo, em um conto popular, normalmente é cronológico ou psicológico? Ouça-os com atenção.
- Espera-se que percebam que nem sempre são dados nomes aos personagens, que eles podem ser chamados apenas por expressões que os representem como: o menino, o rapaz, a moça, etc. e também podem ser retomados com palavras como: ele, ela, este, etc. Também espera-se que percebam que, normalmente, em um conto popular, o tempo é representado cronologicamente, ou seja, de acordo com a ordem dos acontecimentos.
Materiais complementares: Para saber um pouco mais sobre Tempo Cronológico e Psicológico, clique no link abaixo:
Oficina de Redação -Tempo Cronológico e Psicológico. Vídeo (2,20s). Publicado por: eniactv3. (2015). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TBkxGy0c5_E. Acesso em: 08/12/18.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO