Atividade para impressão - Exemplo de contação de histórias
Exemplo de contação de histórias
Plano de Aula
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto Popular e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários:
Datashow, material para escrita (caderno, lápis e borracha) e textos impressos.
Informações sobre o gênero: Contos Populares são narrativas baseadas em relatos orais. Passadas “boca a boca”, de geração em geração, muitas vezes são compiladas por escritores, autores, estudiosos do folclore da região em que a história se origina. Com o tempo ou de acordo com quem os conta ou escreve, sofrem modificações.
Dificuldades antecipadas:
É possível que alguns alunos inicialmente tenham vergonha de expressar-se conforme as orientações, por não terem o hábito de trabalhar a oralidade em aula ou por timidez.
Referências sobre o assunto:
CASCUDO, L. Contos Tradicionais do Brasil. São Paulo: Global, 2004.
ROMERO, S. Contos Populares do Brasil. Belo Horizonte: Editora Landy, 2001.
TORRES, Shirley Milene e TETTAMANZY, Ana Lúcia Liberato. Contação de histórias: resgate da memória e estímulo à imaginação. Sessão aberta PPG-LET-UFRGS – 2008 - Disponível em: file:///C:/Users/michi/AppData/Local/Packages/Microsoft.MicrosoftEdge_8wekyb3d8bbwe/TempState/Downloads/5844-18542-1-PB%20(1).pdf. Acesso em: 03/11/18.
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Materiais Complementares:
Dica de como contar histórias - Qual a diferença entre ler e contar histórias?, 2010. Vídeo (8:33min.) Publicado pelo canal Conto e Encontro Narração de histórias.. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_cZ2xNePam0&t=16s. Acesso em:03/11/18.
Tempo sugerido: 28 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Para acessar os contos escolhidos para esta aula, citados logo abaixo, acesse os links:
Terra Brasileira. Brasil Folclórico. O jabuti e a onça. Disponível em: http://www.terrabrasileira.com.br/folclore/p25-jabuti.html. Acesso em: 03/11/18.
Terra Brasileira. Brasil Folclórico. A raposa e a galinha presunçosa. Disponível em: http://www.terrabrasileira.com.br/folclore/p25-jabuti.html. Acesso em: 03/11/18.
Terra Brasileira. Brasil Folclórico. Por que o avestruz choca os ovos. Disponível em: http://www.terrabrasileira.com.br/folclore/p25-jabuti.html. Acesso em: 03/11/18.
Terra Brasileira. Brasil Folclórico. Contos de Adivinhação. Disponível em: http://www.terrabrasileira.com.br/folclore/p25-jabuti.html. Acesso em: 03/11/18.
Orientações:
1. Proponha que organizem um roteiro para, posteriormente, ensaiar a contação da história recebida, apropriando-se desta.
Explique aos alunos que o roteiro é a organização, por escrito, das estratégias de contação da história lida. Ele pode ser organizado por etapas:
a- Quais alunos representarão os personagens? b- A história será contada tal qual foi lida ou haverá espaço para improvisações? c- Como farão a interação com a plateia? Conversarão com os interlocutores? Os utilizarão como parte da história? d- Será utilizado algum figurino ou cenário? Quem será responsável por esta etapa? e- Haverá momentos em que a contação apresentará alteração no timbre de voz de algum personagem? f- Quais tipos de alterações serão adequadas ao contexto? g- Quais os gestos adequados a cada situação da contação?
2. Sugira que utilizem-se das dicas do vídeo assistido na introdução e presentes no quadro.
3. Apresente aos educandos questionamentos a respeito da organização de um roteiro de contação de histórias, para que possam refletir sobre estratégias a serem colocadas em prática.
Orientações:
1. Exemplifique, com um trecho do conto intitulado “O jabuti e a onça”, como se faz um roteiro para uma contação de história. Veja aqui, na íntegra, o conto roteirizado para contação de história.
2. Estimule os discentes a organizarem, dentro do roteiro, timbres de voz, sons, a pensarem nas vozes de cada personagem, nos gestos, nas expressões faciais que irão fazer. Passe pelos grupos, auxiliando-os no que for necessário, dando ideias de materiais (recursos diversos) a serem utilizados na contação da história recebida. Exemplos: Utilizar animais de pelúcia para representar os animais da floresta; criar máscaras de animais; criar, com papel pardo e tinta, o cenário de uma floresta.
Materiais complementares:
Para ver um exemplo de roteiro para a organização da performance da contação da história lida, clique aqui.
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Dica de como contar histórias- Qual a diferença entre ler e contar histórias?, 2010. Vídeo (8:33min.) Publicado pelo canal Conto e Encontro Narração de histórias.. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=_cZ2xNePam0&t=16s>. Acesso em:03/11/18.
A importância das histórias ancestrais no mundo atual. Gislayne Matos, 2018. 1 vídeo (21:40min.) Publicado pelo canal TED x Talks. Disponível em:
Como usar o corpo: Dicas para contar histórias para crianças. Carol Levy, 2018. Vídeo (4 min.) Disponível em:
Quais habilidades são importantes para contar histórias?: Ana Flávia Basso, 2018. Vídeo (2:41 min.) Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=0WIcWY_17Ag>. Acesso em: 03/11/18.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Neste Plano, os alunos irão planejar a contação de um Conto Popular. Este trabalho será em duplas e poderá contar com a ajuda das famílias dos alunos, em casa. Envie um áudio introdutório dizendo que contar não é a mesma coisa que ler, e que a tradição dos Contos Populares é passada oralmente, de geração para geração. Diga que você enviará um vídeo dando dicas de como contar uma história (disponível aqui), e que eles devem, individualmente, anotar as estratégias sugeridas no material. Estabeleça um prazo para que todos vejam o vídeo e solicite que compartilhem suas anotações pelo Google Drive ou WhatsApp. Solicite, no mesmo áudio, que se organizem em duplas para as próximas atividades e enviem os nomes para você.
Desenvolvimento
Faça um vídeo para sortear os textos que cada dupla irá adaptar e contar. Explique que o texto será adaptado para ser contado conforme as dicas do vídeo que assistiram anteriormente. Acrescente que é preciso definir qual dos dois alunos da dupla será o contador; o outro aluno será seu auxiliar durante todo o processo para que o vídeo dê certo, já que a contação terá que ser feita com cada um em sua casa, com as famílias de plateia. Utilize o Sorteador online (disponível aqui) para fazer o sorteio dos textos. No mesmo vídeo, demostre como irão adaptar o texto, utilizando o trecho de exemplo do Plano de aula (slide 3 do Desenvolvimento). Encerre o vídeo estabelecendo um prazo para a escrita do Planejamento da contação e envie para cada dupla os textos (disponíveis no Plano) e o Roteiro de Planejamento (slide 2 do Desenvolvimento do Plano) para que planejem a contação, conforme você demonstrou no vídeo. Acompanhe seus alunos pelos canais já combinados entre vocês sempre que precisarem.
Fechamento
Depois que todos tiverem postado seus Roteiros/Planejamentos (sugestão: Google Drive), peça que as duplas avaliem os trabalhos umas das outras, fazendo comentários para aprimorar, deixar mais claro e acrescentar ideias, de modo que os pares troquem aprendizagens. Estabeleça um prazo para esses comentários e também para que as duplas readequem seus projetos, que serão retomados em mais aulas depois desta, até chegar à versão final. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e siga o passo a passo do slide de Fechamento para aproveitar esse momento de interação ao vivo.
Convite às famílias
As famílias podem participar ativamente deste Plano auxiliando no Planejamento e dando ideias de como pode ser feito esse vídeo e essa contação. Podem ajudar pensando em cenários, figurinos, iluminação, sonorização, objetos de cena, enfim, dar todo o apoio e a valorização necessários aos estudantes nessa difícil situação de isolamento social.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Michele da Silva
Mentor: Luciana Soares
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Contos Populares - Estratégias de contação de histórias.
Finalidade da aula: Analisar estratégias de contação de histórias em contos populares, para planejar e ensaiar uma contação incluindo recursos paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Conto Popular
Objeto(s) do conhecimento: Condições de produção dos textos orais, compreensão, relações entre fala e escrita, produção de textos orais, performance oral.
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP53
Sobre esta aula: esta é 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto Popular e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários:
Datashow, material para escrita (caderno, lápis e borracha) e textos impressos.
Informações sobre o gênero: Contos Populares são narrativas baseadas em relatos orais. Passadas “boca a boca”, de geração em geração, muitas vezes são compiladas por escritores, autores, estudiosos do folclore da região em que a história se origina. Com o tempo ou de acordo com quem os conta ou escreve, sofrem modificações.
Dificuldades antecipadas:
É possível que alguns alunos inicialmente tenham vergonha de expressar-se conforme as orientações, por não terem o hábito de trabalhar a oralidade em aula ou por timidez.
Referências sobre o assunto:
CASCUDO, L. Contos Tradicionais do Brasil. São Paulo: Global, 2004.
ROMERO, S. Contos Populares do Brasil. Belo Horizonte: Editora Landy, 2001.
TORRES, Shirley Milene e TETTAMANZY, Ana Lúcia Liberato. Contação de histórias: resgate da memória e estímulo à imaginação. Sessão aberta PPG-LET-UFRGS – 2008 - Disponível em: file:///C:/Users/michi/AppData/Local/Packages/Microsoft.MicrosoftEdge_8wekyb3d8bbwe/TempState/Downloads/5844-18542-1-PB%20(1).pdf. Acesso em: 03/11/18.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: