Atividade para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Conto Popular - Condições de produção, circulação e recepção.
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 2ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto Popular e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários: Projetor de imagens; Textos impressos (A onça e o lobo/ Por Sérgio Ricardo e A onça e o bode/ Por Luís da Câmara Cascudo. )
Dificuldades antecipadas: É possível que os alunos equivoquem-se quanto a algumas semelhanças ou diferenças entre os contos, já que terão apenas uma leitura do texto escrito e um momento de apreciação do vídeo.
Referências sobre o assunto:
ANTUNES, I. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
Azevedo, Ricardo. Cultura da Terra / SP: Moderna, 2008.
Cascudo, Luís da Câmara. Facécias - Contos Populares Divertidos/ SP- Osasco: Editora Global, 2006.
Contos Tradicionais do Brasil / [compilado por] Luís da Câmara Cascudo. - 13. ed. - São Paulo: Global, 2004.
Conto e reconto literatura e recriação Contos populares de tradição ibérica - Parte 1. https://www.youtube.com/watch?v=f_sPRTdagDE Acesso em julho de 2018.
Ssó Ernani. Amigos da onça- Narrativas do folclore- São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2013 .
Tema da aula
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientações:
- Leia o tema da aula. Neste plano de aula os alunos analisarão dois exemplares de Contos Populares escritos e assistirão a um vídeo, ambos com a presença da personagem Comadre onça. O intuito neste plano de aula é a análise das condições de produção e de circulação do gênero. Com isso, é possível perceber também as modificações que um gênero sofre conforme o suporte veiculado e situacionalidade.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO