Atividade para impressão - Rubrica de qualidade
Plano de Aula
Plano de aula: Contação de mitos indígenas
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Mito
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Mito e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de oralidade. É desejável que os alunos já tenham sido apresentados ao gênero mito para que consigam realizar de forma mais produtiva esta aula. Além disso, é importante destacar que é necessário que os alunos já tenham tido algum tipo de contato com a oralização de algum mito (vídeos da internet, contação etc.) e planejado, previamente, a contação de um mito indígena.
Materiais necessários:
- Material para contação: objetos, aparelhos de som etc.
- Material para escrita: caderno, lápis, borracha etc.
Informações sobre o gênero: Narrativa pedagógica de tradição oral que explica os diferentes fenômenos naturais e sobrenaturais utilizando uma linguagem simbólica.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em contar um mito, considerando a importância dos elementos linguísticos, paralinguísticos e extralinguísticos. Tal problema pode acontecer pela possível dificuldade em expor-se diante de várias pessoas.
Referências sobre o assunto:
- ROJO, Roxane. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas – Caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale, 2006.
- MARCUSCHI, B; SUASSUNA, L. (ORGS.) Avaliação em língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. BELO HORIZONTE: ED. AUTÊNTICA, 2007.
- TRAVAGLIA, Luiz Carlos et alii. Gêneros orais – Conceituação e caracterização. In Anais do SILEL, vol. 3, n° 1 . XIV Simpósio Nacional de Letras e Linguística e IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística.Uberlândia: EDUFU, 2013. Disponível em: <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/pt/arquivos/silel2013/1528.pdf>. Acesso em: 1 nov. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
- Apresente a proposta da aula aos alunos: nesta aula, os alunos irão contar mitos, levando em consideração a tradição oral deste gênero, partir do planejamento e da de?nição de recursos que podem enriquecer o momento da contação (expressão, gestos, sons, etc).
- Para instigar os alunos, visando uma boa produtividade e contextualizando as atividades desta aula dentro do universo simbólico deste gênero, inicie um debate coletivo: “Qual é a importância da contação dos mitos dentro de uma determinada cultura indígena?”.
- Deixe que os alunos discutam sobre o assunto e, quando necessário, faça intervenções.
- É importante que os alunos cheguem à conclusão de que a contação do mito é importante recurso para manter as tradições e a história de um povo, respondendo às questões sobre a origem do mundo e do próprio povo indígena. Mas que, para a contação acontecer, é necessário um contador, figura de importância para a manutenção dos mitos.
- A contação é o recurso mais antigo de concretização do gênero mito, considerando a sua constituição oral. Para isso, o contator usa de recursos linguísticos (marcas conversacionais, interjeições, repetições, atos de fala etc.), extralinguísticos (proximidade face a face, expressividade, afetividade, envolvimento etc.), paralinguísticos (pausas, entonações etc ) e cinésicos (gestos, expressões, mímicas faciais, atitudes corporais etc.) para criar um momento de vivência de histórias. Os alunos deverão levar esses recursos em consideração para realizar as atividades propostas nesta aula.
- Esta aula, então, por esse motivos, contribuirá no resgate de mitos indígenas (respeitando a ancestralidade deste gênero), além de oportunizar um trabalho de uso de linguagem que contribuirá significamente para o desenvolvimento da oralidade dos alunos.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Organize a sala em uma grande roda, uma vez que, nesta aula, os alunos irão contar e apreciar contações de mitos. Os alunos poderão, também, sentar no chão, caso julgue interessante.
- Inicie um debate coletivo, construindo uma lista de critérios avaliativos para a performance oral de seus alunos, para que todos estejam bem conscientes do que deverão cumprir na hora da apresentação. Os critérios devem ser embasados no que este gênero exige. Caso tenha interesse, disponibilizamos aqui uma sugestão de RUBRICA a título de exemplo, com as devidas explicações sobre a valoração de notas para cada critério de avaliação.
- Seria indispensável que, anteriormente a esta aula, seja trabalhada a constituição oral do gênero mito (condições de produção, estilo, composição e temas), observando as posturas de um contador durante a sua atividade, bem como já tenha sido feito o planejamento e o ensaio da performance oral de um mito indígena escolhido por eles.
- Peça que os alunos apontem os critérios de avaliação da contação, justificando o porquê da necessidade da inclusão deste item na lista.
- Faça o registro das respostas dos alunos no quadro, concluindo a rubrica. Deixe-as no quadro.
- Depois de feita a rubrica, peça aos alunos que, durante a contação, na etapa posterior desta aula, atentem-se a estes critérios pré-estabelecidos.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 28 minutos
Orientações:
- Inicie a contação dos mitos. Para isso, dê tempo para que os alunos, previamente ensaiados, preparem a sua cena de contação.
- Caso julgue interessante, durante a atividade, filme as contações das histórias, a fim de disponibilizá-las futuramente nas mídias digitais, onde há pouco material produzido sobre o assunto, de forma a valorizar, também, a tradição indígena e o trabalho dos alunos. A vivência do mito por meio da contação auxilia na compreensão dos elementos culturais de um povo.
- Oriente os alunos em relação ao tempo, tendo o cuidado para que o cronograma de atividades da aula seja cumprido dentro do tempo planejado.
- Faça com que a atividade seja, acima de tudo, um momento de fruição.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Depois que acabarem as contações, peça que os alunos retomem a rubrica de qualidade construída coletivamente pela turma e anotada no quadro. Caso prefira, utilize o modelo de rubrica sugerida anteriormente; imprima-o e entregue a cada aluno.
- Peça que, individualmente, a turma avalie cada contação vivenciada nesta aula, respondendo aos critérios da rubrica. Nesta atividade, para concluir a aula, os alunos terão apenas que preencher a rubrica.
- Para evitar julgamentos e avaliações muito discrepantes entre os alunos, retome a rubrica, explicando o que se espera de cada critério.
- Deixe, se possível, para outro momento (em uma próxima aula), a discussão oral sobre a performance dos contadores.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui); Padlet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Neste Plano, os alunos irão ensaiar, filmar e publicar a contação de um mito indígena. Para tanto, o ideal é que já tenham feito pesquisas e planejado a contação em duplas. Este trabalho poderá contar com a ajuda das famílias dos alunos, em casa. Envie um áudio dizendo que devem ensaiar a contação até se sentirem prontos para gravar o vídeo. Oriente alunos e familiares que este momento é importante e a família deve apoiar os estudantes para que seja bem sucedido.
Combine um prazo para os ensaios e uma data de entrega da primeira versão do vídeo.
Desenvolvimento
Após todas as duplas terem ensaiado e gravado o vídeo da contação, peça (por áudio ou por escrito) que compartilhem em um mural no Padlet ou via WhatsApp, para que sejam avaliados segundo a Rubrica de Qualidade disponível aqui. Lembre-se de que essa rubrica foi feita pensando em uma apresentação oral ao vivo, mas, como neste momento isso não é possível, você pode pedir para a família do aluno-contador fazer as vezes de plateia na gravação. Também há a opção de aguardar a reação do público que irá assistir aos vídeos, para ver de quais vídeos eles irão gostar mais, quais receberão mais curtidas e comentários (essa pode ser uma combinação entre você e as professoras dos alunos do Fundamental I). A rubrica deverá ser preenchida pelas demais duplas e compartilhada no Google Drive em pasta específica para esta atividade. Todos os alunos devem ver e avaliar todos os vídeos. Combine um prazo e auxilie-os sempre que possível. Depois que todos tiverem postado suas avaliações, verifique se será necessária a refilmagem de alguma das contações. Estabeleça um prazo para as refilmagens, se necessário.
Fechamento
Depois de todos terem postado seus vídeos de contações de narrativas mitológicas indígenas, faça um fechamento desta aula por áudio ou vídeo, compilando as aprendizagens e parabenizando os alunos. Estimule-os a compartilhar os vídeos nas redes sociais. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e siga o passo a passo do slide de Fechamento para aproveitar esse momento de interação ao vivo.
Convite às famílias
As famílias podem participar ativamente deste Plano auxiliando nos ensaios, gravações e publicação do conteúdo na internet. Podem ajudar fazendo os cenários, figurinos, iluminação, sonorização, servindo de plateia, enfim, dando todo o apoio e a valorização necessários aos filhos nessa importante fase de crescimento e de consolidação de vínculos familiares.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda
Mentor: Luciana Soares
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Contação de mitos indígenas
Finalidade da aula: Fazer uma apresentação oral para criar um momento de contação de mitos, levando em consideração a tradição oral deste gênero.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Mito
Objeto(s) do conhecimento: Estratégias de produção: planejamento e produção de textos orais.
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP38
Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.