Atividade para impressão - Texto
Plano de Aula
Plano de aula: Concordância verbal: compreensão dos mecanismos com base em exercícios
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Concordância verbal: relações entre o verbo e o sujeito
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é:
- Aula 1: Descobrir o princípio fundamental da concordância verbal com base na leitura de uma história de Nasrudin.
- Aula 2: Compreender alguns mecanismos de concordância verbal com base na leitura e na realização de exercícios baseados numa história do
Mulá Nasrudin. - Aula 3: Aplicar a regra fundamental da concordância verbal (relação entre o sujeito e o verbo) com base na leitura e na reescrita da letra de
“Samba do Arnesto”.
Esta aula possibilita o estudo das regras de concordância verbal por meio da descoberta de regularidades linguísticas observadas com base na leitura de
uma história do Mulá Nasrudin (Um mestre diferente). A aula seguinte propicia aplicar estas regularidades linguísticas em atividades discursivas mais complexas.
A abordagem dos aspectos linguísticos e semióticos se fará pela perspectiva enunciativo-discursiva, na qual é dada especial relevância aos efeitos de sentido produzidos pelas práticas de linguagem nos diferentes campos de atuação por meio dos diversos gêneros textuais, conforme sugerido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC):
“Os conhecimentos sobre a língua, as demais semioses e a norma-padrão não devem ser tomados como uma lista de conteúdos dissociados das práticas de linguagem, mas como propiciadores de reflexão a respeito do funcionamento da língua no contexto destas práticas. A seleção de habilidades na BNCC está relacionada com aqueles conhecimentos fundamentais para que o estudante possa apropriar-se do sistema linguístico que organiza o português brasileiro.” (BNCC - LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS: PRÁTICAS DE LINGUAGEM, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES, cap. 4.1.1.2, p. 137 - dez. 2017).
Materiais necessários:
Texto: Um mestre diferente, do Mulá Nasrudin (disponível em Materiais para impressão) e no site: http://www.nasrudin.com.br/index.htm).
Atividade para impressão (exercícios 1, 2, 3 e 4) - disponível em Atividades para impressão.
Perfil biográfico (opcional), disponível em: http://www.nasrudin.com.br/eu-sou-nasrudin.htm
Dificuldades antecipadas:
Distinguir e diferenciar o verbo dos demais termos da oração.
Perceber as relações de concordância entre o verbo e o sujeito da oração.
Referências sobre o assunto:
Adoniran Barbosa - sites de biografia, letra e música:
- https://www.ebiografia.com/adoniran_barbosa/
- http://textoemmovimento.blogspot.com/2014/07/samba-do-arnesto-atividades-variacao.html
- https://www.vagalume.com.br/adoniran-barbosa/samba-do-arnesto.htm
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. – 37. ed. rev., ampl. e atual. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. – 1. Ed., 4ª reimpressão – São Paulo: Contexto, 2016.
CUNHA, Celso e CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. – 7. ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2016.
História: Um mestre diferente, do Mulá Nasrudin (disponível em Materiais para impressão) e no site: http://www.nasrudin.com.br/index.htm).
Revista Nova Escola:
- Concordância verbal e nominal (2 de fevereiro de 2017):
Site: https://novaescola.org.br/conteudo/5800/concordancia-verbal-e-nominal
- Livro de Canções de Adoniran Barbosa (2 de setembro de 2017):
Site: https://novaescola.org.br/conteudo/6478/livro-de-cancoes-de-adoniran-barbosa
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
Explique aos alunos que, no decorrer da aula, eles farão a leitura de uma história do Mulá Nasrudin (Um mestre diferente) e, em seguida, desenvolverão uma atividade visando a compreender alguns mecanismos de concordância entre o verbo e outros termos da oração, tanto na fala quanto na escrita.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
- Distribua aos aos alunos cópias do texto: Um mestre diferente, do Mulá Nasrudin.
- Promova a leitura oral do texto para que os alunos tenham uma ideia geral da narrativa (texto disponível em Materiais para impressão) e no site: http://www.nasrudin.com.br/index.htm).
- Oriente os alunos a destacar algumas formas verbais empregadas no texto e a relacioná-las aos seus respectivos sujeitos. Por exemplo: “Nasrudin olhou para aquelas pessoas e perguntou” - olhou e perguntou referem-se ao sujeito Nasrudin.
- Evidencie o mecanismo básico da concordância verbal, no qual o verbo concorda com o sujeito em pessoa e número.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
- Entregue cópias do exercício 1 aos alunos (disponível em Materiais para impressão).
- Peça-lhes para preencher os espaços em branco nas orações, flexionando adequadamente os verbos em destaque entre parênteses;
- *Obs.: A atividade possibilita aos alunos exercitar algumas das regras gerais de concordância verbal, tais quais:
- Concordância do verbo com sujeito iniciado por pronome indefinido no singular, indicando totalidade das partes: “Toda a população da cidade juntou-se para ver Nasrudin falar”.
- O verbo concorda com o sujeito simples quando este encontra-se distante daquele, na construção invertida da oração: “Após uma longa pausa, Nasrudin, diante daquela plateia curiosa e interessada, questionou se todos já sabiam o que ele ia dizer”.
- O verbo concorda com o sujeito constituído de uma expressão partitiva (parte de, uma porção de, metade de, a maior parte de etc.). Convém ressaltar que, neste caso, o verbo pode ir para o singular ou para o plural: “Metade das pessoas, procurando seguir aquilo que foi combinado entre todos, respondeu que sabia o que o mulá tinha vindo fazer”. Ou “Metade das pessoas, procurando seguir aquilo que foi combinado entre todos, responderam que sabiam o que o mulá tinha vindo fazer”.
- Entregue cópias do exercício 2 aos alunos (disponível em Materiais para impressão).
- *Obs.: A atividade possibilita descobrir, compreender e explicar alguns dos mecanismos de concordância verbal empregados nas orações do exercício anterior, como:
- A relação entre os verbos e os sujeitos das orações, ainda que estes encontrem-se distantes daqueles na construção do período.
- Expressões temporais (“Naquela tarde”, “Após uma longa pausa”), formas verbais e outros elementos contextuais que permitam descobrir o tempo verbal adequado à oração. Por exemplo: A expressão “Naquela tarde” leva o aluno a inferir que o verbo “juntar-se” deve ser empregado no tempo passado (pretérito perfeito). Logo: “Naquela tarde, toda a população juntou-se na praça para ver Nasrudin fala”.
- Flexões de número e pessoa dos verbos com base na relação com os seus respectivos sujeitos nas orações, como em: “Metade das pessoas respondeu” (o verbo concorda com a expressão partitiva que corresponde à terceira pessoa do singular); ou então: “Metade das pessoas responderam” (o verbo concorda com o termo “pessoas” que se encontra na terceira pessoa do plural, com a intenção de evidenciar os vários elementos que compõem o todo).
- Entregue aos alunos cópias do exercício 3. Oriente-os a relacionar as orações da esquerda, numerando as respectivas regras especiais de concordância na coluna da direita.
- *Obs.: A atividade possibilita ao aluno compreender alguns mecanismos de concordância verbal com sujeito composto, com expressões partitivas (a maior parte de, boa parte de, uma porção de etc.), com indicadores de quantidade aproximada (aproximadamente, cerca de, mais de, menos de etc.), com o antecedente do pronome/sujeito “que” (Fui eu que vi primeiro.), com o pronome indefinido“nenhum”, com o núcleo mais próximo do sujeito etc.
- Entregue cópias do exercício 4 aos alunos. Peça-lhes para que leiam as orações 1 e 2 prestando atenção à relação entre o verbo e o sujeito composto.
- *Obs.: Esta atividade permite exercitar uma das regras de concordância verbal com mais de um sujeito, evidenciando a possibilidade de o verbo concordar com o núcleo do sujeito mais próximo (no singular ou no plural), nos casos em que os verbos vêm antes dos sujeitos compostos. Segundo Evanildo Bechara:
“Concordância verbal - A) Concordância de palavra para palavra (...) 2. Há mais de um sujeito: Se o sujeito for composto, o verbo irá, normalmente, para o plural, qualquer que seja a sua posição em relação ao verbo. (...) OBSERVAÇÕES: 1.ª) Pode-se dar a concordância com o núcleo mais próximo, principalmente se o sujeito vem depois do verbo. (In.: BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. – 37. ed. rev., ampl. e atual. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009).
- Chegaram a mãe e o filho à casa. (Entende-se que ambos chegaram à casa, talvez ao mesmo tempo.)
- Chegou a mãe e o filho à casa (Ambos chegaram, porém é possível que a mãe tenha chegado primeiro.)
- **Obs.: Possibilidades de resposta (exercício 3).
- Na primeira oração o verbo pode estar se referindo aos três sujeitos, pois o verbo está concordando com eles na terceira pessoa do plural (açougueiro, costureira e feirante).
- Na segunda, refere-se ao sujeito mais próximo, concordando com ele na terceira pessoa do singular (açougueiro).
Materiais complementares:
- Cópias do texto: Um mestre diferente, do Mulá Nasrudin (disponível em Materiais para impressão) e no site: http://www.nasrudin.com.br/index.htm;
- Cópias dos exercícios 1, 2, 3 e 4 - disponível em Materiais para impressão.
Desenvolvimento
Orientações:
- Entregue cópias do exercício 1 aos alunos (disponível em Materiais para impressão).
- Peça-lhes para preencher os espaços em branco nas orações, flexionando adequadamente os verbos em destaque entre parênteses;
- *Obs.: A atividade possibilita aos alunos exercitar algumas das regras gerais de concordância verbal, tais quais:
- Concordância do verbo com sujeito iniciado por pronome indefinido no singular, indicando totalidade das partes: “Toda a população da cidade juntou-se para ver Nasrudin falar”.
- O verbo concorda com o sujeito simples quando este se encontra distante daquele, na construção invertida da oração: “Após uma longa pausa, Nasrudin, diante daquela plateia curiosa e interessada, questionou se todos já sabiam o que ele ia dizer”.
- O verbo concorda com o sujeito constituído de uma expressão partitiva (parte de, uma porção de, metade de, a maior parte de etc.). Convém ressaltar que, neste caso, o verbo pode ir para o singular ou para o plural: “Metade das pessoas, procurando seguir aquilo que foi combinado entre todos, respondeu que sabia o que o Mullá tinha vindo fazer”. Ou “Metade das pessoas, procurando seguir aquilo que foi combinado entre todos, responderam que sabiam o que o Mulá tinha vindo fazer”.
- Entregue cópias do exercício 2 aos alunos (disponível em Materiais para impressão).
- *Obs.: A atividade possibilita descobrir, compreender e explicar alguns dos mecanismos de concordância verbal empregados nas orações do exercício anterior, como:
- A relação entre os verbos e os sujeitos das orações, ainda que estes se encontrem distantes daqueles na construção do período.
- Expressões temporais (“Naquela tarde”, “Após uma longa pausa”), formas verbais e outros elementos contextuais que permitam descobrir o tempo verbal adequado à oração. Por exemplo: a expressão “Naquela tarde” leva o aluno a inferir que o verbo “juntar-se” deve ser empregado no tempo passado (pretérito perfeito). Logo: “Naquela tarde, toda a população juntou-se na praça para ver Nasrudin falar”.
- Flexões de número e pessoa dos verbos com base na relação com os seus respectivos sujeitos nas orações, como em: “Metade das pessoas respondeu” (o verbo concorda com a expressão partitiva que corresponde à terceira pessoa do singular); ou então: “Metade das pessoas responderam” (o verbo concorda com o termo “pessoas” que se encontra na terceira pessoa do plural, com a intenção de evidenciar os vários elementos que compõem o todo).
- Entregue aos alunos cópias do exercício 3. Oriente-os a relacionar as orações da esquerda, numerando as respectivas regras especiais de concordância na coluna da direita.
- *Obs.: A atividade possibilita ao aluno compreender alguns mecanismos de concordância verbal com sujeito composto, com expressões partitivas (a maior parte de, boa parte de, uma porção de etc.), com indicadores de quantidade aproximada (aproximadamente, cerca de, mais de, menos de etc.), com o antecedente do pronome/sujeito “que” (Fui eu que vi primeiro.), com o pronome indefinido“nenhum”, com o núcleo mais próximo do sujeito etc.
- Entregue cópias do exercício 4 aos alunos. Peça-lhes para que leiam as orações 1 e 2, prestando atenção à relação entre o verbo e o sujeito composto.
- *Obs.: Esta atividade permite exercitar uma das regras de concordância verbal com mais de um sujeito, evidenciando a possibilidade de o verbo concordar com o núcleo do sujeito mais próximo (no singular ou no plural), nos casos em que os verbos vêm antes dos sujeitos compostos. Segundo Evanildo Bechara:
“Concordância verbal - A) Concordância de palavra para palavra (...) 2. Há mais de um sujeito: Se o sujeito for composto, o verbo irá, normalmente, para o plural, qualquer que seja a sua posição em relação ao verbo. (...) OBSERVAÇÕES: 1.ª) Pode-se dar a concordância com o núcleo mais próximo, principalmente se o sujeito vem depois do verbo. (In.: BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. – 37. ed. rev., ampl. e atual. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009).
- Chegaram a mãe e o filho à casa. (Entende-se que ambos chegaram à casa, talvez ao mesmo tempo.)
- Chegou a mãe e o filho à casa (Ambos chegaram, porém é possível que a mãe tenha chegado primeiro.)
- **Obs.: Possibilidades de resposta (exercício 3).
- Na primeira oração o verbo pode estar se referindo aos três sujeitos, pois o verbo está concordando com eles na terceira pessoa do plural (açougueiro, costureira e feirante).
- Na segunda, refere-se ao sujeito mais próximo, concordando com ele na terceira pessoa do singular (açougueiro).
Materiais complementares:
- Cópias do texto: Um mestre diferente, do Mulá Nasrudin (disponível em Materiais para impressão) e no site: http://www.nasrudin.com.br/index.htm;
- Cópias dos exercícios 1, 2, 3 e 4 - disponível em Materiais para impressão.
Desenvolvimento
Orientações:
- Entregue cópias do exercício 1 aos alunos (disponível em Materiais para impressão).
- Peça-lhes para preencher os espaços em branco nas orações, flexionando adequadamente os verbos em destaque entre parênteses;
- *Obs.: A atividade possibilita aos alunos exercitar algumas das regras gerais de concordância verbal, tais quais:
- Concordância do verbo com sujeito iniciado por pronome indefinido no singular, indicando totalidade das partes: “Toda a população da cidade juntou-se para ver Nasrudin falar”.
- O verbo concorda com o sujeito simples quando este encontra-se distante daquele, na construção invertida da oração: “Após uma longa pausa, Nasrudin, diante daquela plateia curiosa e interessada, questionou se todos já sabiam o que ele ia dizer”.
- O verbo concorda com o sujeito constituído de uma expressão partitiva (parte de, uma porção de, metade de, a maior parte de etc.). Convém ressaltar que, neste caso, o verbo pode ir para o singular ou para o plural: “Metade das pessoas, procurando seguir aquilo que foi combinado entre todos, respondeu que sabia o que o Mulá tinha vindo fazer”. Ou “Metade das pessoas, procurando seguir aquilo que foi combinado entre todos, responderam que sabiam o que o Mulá tinha vindo fazer”.
- Entregue cópias do exercício 2 aos alunos (disponível em Materiais para impressão).
- *Obs.: A atividade possibilita descobrir, compreender e explicar alguns dos mecanismos de concordância verbal empregados nas orações do exercício anterior, como:
- A relação entre os verbos e os sujeitos das orações, ainda que estes encontrem-se distantes daqueles na construção do período.
- Expressões temporais (“Naquela tarde”, “Após uma longa pausa”), formas verbais e outros elementos contextuais que permitam descobrir o tempo verbal adequado à oração. Por exemplo: A expressão “Naquela tarde” leva o aluno a inferir que o verbo “juntar-se” deve ser empregado no tempo passado (pretérito-perfeito). Logo: “Naquela tarde, toda a população juntou-se na praça para ver Nasrudin falar”.
- Flexões de número e pessoa dos verbos com base na relação com os seus respectivos sujeitos nas orações, como em: “Metade das pessoas respondeu” (o verbo concorda com a expressão partitiva que corresponde à terceira pessoa do singular); ou então: “Metade das pessoas responderam” (o verbo concorda com o termo “pessoas” que se encontra na terceira pessoa do plural, com a intenção de evidenciar os vários elementos que compõem o todo).
- Entregue aos alunos cópias do exercício 3. Oriente-os a relacionar as orações da esquerda, numerando as respectivas regras especiais de concordância na coluna da direita.
- *Obs.: A atividade possibilita ao aluno compreender alguns mecanismos de concordância verbal com sujeito composto, com expressões partitivas (a maior parte de, boa parte de, uma porção de etc.), com indicadores de quantidade aproximada (aproximadamente, cerca de, mais de, menos de etc.), com o antecedente do pronome/sujeito “que” (Fui eu que vi primeiro.), com o pronome indefinido“nenhum”, com o núcleo mais próximo do sujeito etc.
- Entregue cópias do exercício 4 aos alunos. Peça-lhes para que leiam as orações 1 e 2 prestando atenção à relação entre o verbo e o sujeito composto.
- *Obs.: Esta atividade permite exercitar uma das regras de concordância verbal com mais de um sujeito, evidenciando a possibilidade de o verbo concordar com o núcleo do sujeito mais próximo (no singular ou no plural), nos casos em que os verbos vêm antes dos sujeitos compostos. Segundo Evanildo Bechara:
“Concordância verbal - A) Concordância de palavra para palavra (...) 2. Há mais de um sujeito: Se o sujeito for composto, o verbo irá, normalmente, para o plural, qualquer que seja a sua posição em relação ao verbo. (...) OBSERVAÇÕES: 1.ª) Pode-se dar a concordância com o núcleo mais próximo, principalmente se o sujeito vem depois do verbo. (In.: BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. – 37. ed. rev., ampl. e atual. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009).
- Chegaram a mãe e o filho à casa. (Entende-se que ambos chegaram à casa, talvez ao mesmo tempo.)
- Chegou a mãe e o filho à casa (Ambos chegaram, porém é possível que a mãe tenha chegado primeiro.)
- **Obs.: Possibilidades de resposta (exercício 3.
- Na primeira oração o verbo pode estar se referindo aos três sujeitos, pois o verbo está concordando com eles na terceira pessoa do plural (açougueiro, costureira e feirante).
- Na segunda, refere-se ao sujeito mais próximo, concordando com ele na terceira pessoa do singular (açougueiro).
Materiais complementares:
- Cópias do texto: Um mestre diferente, do Mulá Nasrudin (disponível em Materiais para impressão) e no site: http://www.nasrudin.com.br/index.htm.
- Cópias dos exercícios 1, 2, 3 e 4 - disponível em Materiais para impressão.
Desenvolvimento
Orientações:
- Entregue cópias do exercício 1 aos alunos (disponível em Materiais para impressão).
- Peça-lhes para preencher os espaços em branco nas orações, flexionando adequadamente os verbos em destaque entre parênteses;
- *Obs.: A atividade possibilita aos alunos exercitar algumas das regras gerais de concordância verbal, tais quais:
- Concordância do verbo com sujeito iniciado por pronome indefinido no singular, indicando totalidade das partes: “Toda a população da cidade juntou-se para ver Nasrudin falar”.
- O verbo concorda com o sujeito simples quando este se encontra distante daquele, na construção invertida da oração: “Após uma longa pausa, Nasrudin, diante daquela plateia curiosa e interessada, questionou se todos já sabiam o que ele ia dizer”.
- O verbo concorda com o sujeito constituído de uma expressão partitiva (parte de, uma porção de, metade de, a maior parte de etc.). Convém ressaltar que, neste caso, o verbo pode ir para o singular ou para o plural: “Metade das pessoas, procurando seguir aquilo que foi combinado entre todos, respondeu que sabia o que o Mulá tinha vindo fazer”. Ou “Metade das pessoas, procurando seguir aquilo que foi combinado entre todos, responderam que sabiam o que o Mulá tinha vindo fazer”.
- Entregue cópias do exercício 2 aos alunos (disponível em Materiais para impressão).
- *Obs.: A atividade possibilita descobrir, compreender e explicar alguns dos mecanismos de concordância verbal empregados nas orações do exercício anterior, como:
- A relação entre os verbos e os sujeitos das orações, ainda que estes se encontrem distantes daqueles na construção do período.
- Expressões temporais (“Naquela tarde”, “Após uma longa pausa”), formas verbais e outros elementos contextuais que permitam descobrir o tempo verbal adequado à oração. Por exemplo: A expressão “Naquela tarde” leva o aluno a inferir que o verbo “juntar-se” deve ser empregado no tempo passado (pretérito perfeito). Logo: “Naquela tarde, toda a população juntou-se na praça para ver Nasrudin falar”.
- Flexões de número e pessoa dos verbos, com base na relação com os seus respectivos sujeitos nas orações, como em: “Metade das pessoas respondeu” (o verbo concorda com a expressão partitiva que corresponde à terceira pessoa do singular); ou então: “Metade das pessoas responderam” (o verbo concorda com o termo “pessoas” que se encontra na terceira pessoa do plural, com a intenção de evidenciar os vários elementos que compõem o todo).
- Entregue aos alunos cópias do exercício 3. Oriente-os a relacionar as orações da esquerda, numerando as respectivas regras especiais de concordância na coluna da direita.
- *Obs.: A atividade possibilita ao aluno compreender alguns mecanismos de concordância verbal com sujeito composto, com expressões partitivas (a maior parte de, boa parte de, uma porção de etc.), com indicadores de quantidade aproximada (aproximadamente, cerca de, mais de, menos de etc.), com o antecedente do pronome/sujeito “que” (Fui eu que vi primeiro.), com o pronome indefinido“nenhum”, com o núcleo mais próximo do sujeito etc.
- Entregue cópias do exercício 4 aos alunos. Peça-lhes para que leiam as orações 1 e 2, prestando atenção à relação entre o verbo e o sujeito composto.
- *Obs.: Esta atividade permite exercitar uma das regras de concordância verbal com mais de um sujeito, evidenciando a possibilidade de o verbo concordar com o núcleo do sujeito mais próximo (no singular ou no plural), nos casos em que os verbos vêm antes dos sujeitos compostos. Segundo Evanildo Bechara:
“Concordância verbal - A) Concordância de palavra para palavra (...) 2. Há mais de um sujeito: Se o sujeito for composto, o verbo irá, normalmente, para o plural, qualquer que seja a sua posição em relação ao verbo. (...) OBSERVAÇÕES: 1.ª) Pode-se dar a concordância com o núcleo mais próximo, principalmente se o sujeito vem depois do verbo. (In.: BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. – 37. ed. rev., ampl. e atual. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009).
- Chegaram a mãe e o filho à casa. (Entende-se que ambos chegaram à casa, talvez ao mesmo tempo.)
- Chegou a mãe e o filho à casa (Ambos chegaram, porém é possível que a mãe tenha chegado primeiro.)
- **Obs.: Possibilidades de resposta (exercício 3)
- Na primeira oração o verbo pode estar se referindo aos três sujeitos, pois o verbo está concordando com eles na terceira pessoa do plural (açougueiro, costureira e feirante).
- Na segunda, refere-se ao sujeito mais próximo, concordando com ele na terceira pessoa do singular (açougueiro).
Materiais complementares:
- Cópias do texto: Um mestre diferente, do Mulá Nasrudin (disponível em Materiais para impressão) e no site: http://www.nasrudin.com.br/index.htm;
- Cópias dos exercícios 1, 2, 3 e 4 - disponível em Materiais para Impressão.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Finalize a aula perguntando aos alunos;
- Que flexões devem ser feitas no verbo para que se relacione adequadamente com o sujeito da oração?
- Possibilidade de resposta: O verbo pode ser flexionado em número (singular e plural) e em pessoa (primeira, segunda ou terceira pessoa do singular ou plural). Além disso, o verbo pode sofrer variações que indicam o modo e o tempo nos quais ocorrem as ações do sujeito.
- Como é o nome desta relação que ocorre entre estes dois termos na oração (sujeito e verbo)?
- Possibilidade de resposta: Esta relação entre o verbo e o sujeito da oração recebe o nome de concordância verbal.
- A maneira como é feita a concordância entre o verbo e o sujeito pode alterar o sentido daquilo que se diz ou escreve? Dê um exemplo.
- Possibilidade de resposta: Se o sujeito for composto, o verbo concordará com os núcleos, normalmente, no plural.
Mariana, Paulo e Kátia chegaram atrasados. Ou: Chegaram atrasados Mariana, Paulo e Kátia.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie um áudio aos alunos dizendo que vocês irão fazer um exercício sobre o comportamento dos verbos em um texto. É interessante ativar os conhecimentos prévios de seus alunos. Para isso, leia o texto “Um mestre diferente”, disponível nos Materiais do Plano, dando destaque – na entonação – aos verbos e seus sujeitos correspondentes. Envie esse texto aos alunos para que leiam com atenção aos verbos e a que ou a quem eles se referem. Diga, no áudio, que o exercício deve ser feito em duplas e enviado em uma pasta específica do Google Drive. Caso não seja possível utilizar o Drive, utilize os canais de comunicação mais fáceis para vocês.
Desenvolvimento
Poste na pasta do Google Drive, em um Google Doc, os exercícios 1 e 2 disponíveis nos Materiais do Plano. Oriente os alunos para que prestem atenção na relação entre o Verbo e o Sujeito das orações. Peça que as duplas façam um documento com suas respostas no Google Docs, dentro da pasta criada. Marque uma data para a entrega da atividade e auxilie sua turma pelos meios de comunicação combinados por vocês.
Fechamento
Após ver as produções de seus alunos, faça um compilado com os principais destaques que você julgar importantes e compartilhe com eles via Google Drive ou outro canal. Envie um novo áudio para concluir esta aula, aproveitando o que está no Fechamento do Plano: “O verbo pode ser flexionado em número (singular e plural) e em pessoa (primeira, segunda ou terceira pessoa do singular ou plural). Além disso, o verbo pode sofrer variações que indicam o modo e o tempo nos quais ocorrem as ações do sujeito, e essa relação é chamada de Concordância Verbal.” Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula, interagindo com sua turma e buscando mostrar mais exemplos.
Convite às famílias
Nasrudin, personagem do conto “Um mestre diferente”, lido neste Plano, é originário do folclore da Turquia. Nasrudin é um mulá (que em árabe significa "mestre"). É um herói curioso: parece ingênuo, mas é mais esperto do que todos nós. Lembrou de algum personagem parecido de nosso folclore? Sim, Pedro Malasartes e Nasrudin têm muitas coisas em comum! Convide as famílias a ler um conto de Nasrudin e outro de Pedro Malasartes para que vejam suas semelhanças e diferenças, e também o que faz deles seres tão queridos e populares em diferentes culturas. Sugira que leiam o conto de Nasrudin chamado Sopa de Pato, disponível aqui, e o antológico conto de Pedro Malasartes, Sopa de Pedra, disponível aqui. Encorage as famílias que lerem os contos a enviar algum comentário por escrito ou em áudio, falando de como foi essa experiência, se já conheciam as histórias e se ficaram com “gostinho de quero mais”. Se houver entusiasmo, você também pode sugerir que enviem uma receita de sopa que seja um sucesso na família!