Plano de Aula

Plano de aula: Comparando exposições orais

Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Anotação e exposição oral

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero anotação/exposição oral no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Para contextualizar o ensino da exposição oral como gênero textual que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa, esta sequência de 15 planos de aula pode ser usada no desenvolvimento de um projeto de pesquisa e divulgação científica. Nestas aulas, sugerimos textos da área de Arqueologia, mas você poderá modificar o tema, escolhendo novos textos.

Materiais necessários:

Material para anotar (caderno), computador, acesso à internet e amplificador de áudio.

Para esta aula, sugerimos a comparação entre estes dois vídeos: vídeo 1, TEDxSãoSebastião, Arqueologia e Paradigmas, Wagner Bornal, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4PUIlvR2PB4, acessado em 5 de setembro de 2018; e vídeo 2: O Segredo de Sambaqui, Gabriela Oppitz. Disponível em https://www.youtube.com/watch?time_continue=135&v=ebOMgWPgV7A, acessado em 5 de setembro de 2018. Caso você não tenha usado o plano de aula 4, acesse o plano para assistir ao vídeo 1 com sua turma.

Informações sobre o gênero:

A exposição oral é um gênero textual público que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa. Quanto à estrutura composicional do gênero, a exposição oral é um texto monologado, apresentado por um orador para uma plateia, com o objetivo de transmitir informações, descrever e explicar um tema ou pesquisa, sobre o qual o orador é um especialista. Quanto ao estilo, a exposição oral é formal e organiza-se a partir da seleção de informações e organização de idéias principais e secundárias. A exposição pode ser organizada em uma fase de abertura, introdução ao tema, apresentação do plano da exposição, desenvolvimento, conclusão e encerramento da exposição oral.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos poderão apresentar dificuldade de retextualização de uma exposição oral para produzir o roteiro de tópicos que serve de apoio à apresentação. No 6o ano, é possível que os alunos tenham pouca autonomia para ouvir uma exposição qravada em vídeo sobre um tema de divulgação científica para identificar as informações principais, selecionar palavras-chave, transcrever, parafrasear e retextualizar as informações principais em forma de tópicos.

Referências sobre o assunto:

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

MARCUSCHI, L. A. (2001) Da fala para a escrita- atividades de retextualização. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez.

Linguagens e códigos ”Práticas e gêneros orais na escola”. Disponível em:

<https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoCoordenadores/GCVC_LiCo_2011_2012/GCVCLico_v2_Tema3.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente aos alunos o tema da aula. Explique a eles que esta é uma aula de exercitação da estrutura composicional do gênero exposição oral.
  • Para esta aula, sugerimos a comparação entre estes dois vídeos: vídeo 1, TEDxSãoSebastião, Arqueologia e Paradigmas, Wagner Bornal, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4PUIlvR2PB4, acessado em 5 de setembro de 2018; e vídeo 2: O Segredo de Sambaqui, Gabriela Oppitz. Disponível em https://www.youtube.com/watch?time_continue=135&v=ebOMgWPgV7A, acessado em 5 de setembro de 2018. Caso você não tenha usado o plano de aula 4, acesse o plano para assistir ao video 1 com sua turma.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF67LP25 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS