Texto para impressão - Mitos
Plano de Aula
Plano de aula: Atividade de descoberta: a personificação nos mitos
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Mito
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Mito e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica. É desejável que os alunos já tenham sido apresentados ao gênero mito para que consigam realizar de forma mais produtiva esta aula.
Materiais necessários:
- Computador, projetor multimídia e tela.
- Cópia do texto: “Por que o Sol e a Lua foram morar no céu“. In: BRAZ, Júlio Emílio. Sukulume e outros contos africanos. Adaptação de Júlio Emílio Braz , 2.ª Ed, Rio de Janeiro:Pallas, 2008, p. 08-11.
- Cópia do texto: “A lua feiticeira e a sua filha”, disponível em: <http://www.ponto.altervista.org/Lugares/Lendas/luna.html>. Acesso em: 5 out. 2018.
- Cópia do texto: “Os filhos do Trovão”, disponível em: <http://www.folclore.net.br/lendas-folcloricas/os-filhos-do-trovao_10.php>. Acesso em: 5 out. 2018.
- Cópia do texto: “O Princípio: O Caos”, disponível em: <http://www.afilosofiaestanoar.blog.br/sem-categoria/o-principio-o-caos/>. Acesso em: 4 out. 2018.
- Material para escrita: caderno, lápis, borracha, etc.
Informações sobre o gênero: Narrativa pedagógica de tradição oral que explica os diferentes fenômenos naturais e sobrenaturais utilizando uma linguagem simbólica.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldades em entender os sentidos das figuras de linguagem do texto porque podem não ter a percepção da linguagem figurada bem desenvolvida.
Referências sobre o assunto:
- BRANDÃO, Roberto de Oliveira. As figuras de linguagem. São Paulo: Ática, 1989.
- RICOUER, Paul. A metáfora viva. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
- SPOTTI, Carmem Véra Nunes. Análise da personificação e dos elementos ambientais presentes nas narrativas orais da Comunidade Nova Esperança - RR. 2011. 126p. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2011. Disponível em: <http://www.bdtd.ufrr.br/tde_arquivos/5/TDE-2012-09-21T083839Z-75/Publico/CarmemVeraNunesSpotti.pdf>. Acesso em: 5 out. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente a proposta da aula aos alunos: nesta aula, serão lidos quatro mitos/lendas sobre diferentes assuntos. A partir da leitura, será analisada a linguagem usada no gênero, enfatizando a presença da personificação e seus efeitos de sentido.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO