Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carolina Macedo
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Apresentação do entrevistado e turnos de fala em uma entrevista
Finalidade da aula: Compreender a organização textual da entrevista em apresentação e turnos de fala com exercícios para identificar as diferentes vozes que compõem o texto e como são demarcadas pela formatação.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Entrevista
Objeto(s) do conhecimento: Construção composicional
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP16
Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: fotocópias da entrevista impressa; fotocópias da atividade; computador com projetor multimídia.
Informações sobre o gênero: a entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e, assim, ser exibido nos suportes em que a linguagem audiovisual permita, ou também ser posteriormente transcrita e editada para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva. Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista: o diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.
Dificuldades antecipadas: ausência de travessão ou aspas para sinalizar discurso direto/turnos de fala; identificar os sinais que marcam a troca do turno de fala; muitos alunos pensam a entrevista apenas como um diálogo aberto, mas ela possui uma estrutura como título, lide, comentário final etc.
Referências sobre o assunto: HOFFNAGEL, J.C. Entrevista: uma conversa controlada. In: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010, pp.195 a 208.