Texto para impressão - Brasil do samba...qui
Plano de Aula
Plano de aula: Anotação em esquema para síntese de leitura
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Anotação e exposição oral
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero anotação e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura. Para contextualizar o ensino da anotação como gênero textual de apoio às práticas de estudo, esta sequência de 15 planos de aula pode ser usada no desenvolvimento de um projeto de pesquisa e divulgação científica. Nestas aulas, sugerimos textos da área de Arqueologia, mas você poderá modificar o tema, escolhendo novos textos.
Materiais necessários:
Material para anotação (caderno, folhas avulsas), cópias do texto de divulgação científica previamente grifado para anotação em forma de esquema.
Antes desta aula, proponha a leitura de um texto de divulgação científica e oriente os alunos a identificar, grifar, sublinhar ou circular as ideias principais do texto. Oriente-os, também, a produzir anotações nas margens do material de leitura, com o objetivo de produzir sínteses e comentários sobre a leitura. Sugerimos o texto “Brasil do samba...qui!”, de SILVA, E. P., ARRUDA, T. A. e DUARTE, M. R. Disponível em <http://chc.org.br/brasil-do-samba-qui/> Acesso em 10 de agosto de 2018, que foi utilizado no plano de aula 2 desta sequência.
Informações sobre o gênero:
A anotação é um gênero textual que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa e também no campo de atuação da vida pública e de numerosas atividades profissionais. Na escola, a anotação é um gênero textual produzido por um emissor para si mesmo com o propósito de aprender, rememorar, visualizar as informações de um texto, aula ou palestra. Quanto à estrutura composicional, a anotação sempre faz referência a um outro texto, do qual se originou, ou para o qual servirá de preparação. Isto é, a anotação é um procedimento de retextualização de um texto-fonte (oral, escrito ou muitissemiótico), por meio de operações de seleção, subtração, acréscimo, substituição, transcrição, paráfrase e citação de informações do texto-fonte, com a finalidade de produzir material de apoio a compreensão (localizar, esquematizar, resumir, comentar, apresentar oralmente). Quanto ao estilo, a anotação caracteriza-se pela flexibilidade e brevidade. Ao tomar notas para si mesmo, é comum usar tópicos, símbolos, abreviações, setas, grifos, desenhos, rabiscos. A legibilidade pode ser um desafio quando se faz anotação.
Dificuldades antecipadas:
Para produzir anotações de leitura usando esquemas visuais, os alunos do ensino fundamental podem apresentar dificuldades de sintetizar as informações principais de um texto, usando palavras-chave retiradas do texto ou substituindo as palavras do texto por outras, de sentido mais geral. Os aluno também podem apresentar dificuldade em reordenar as informações, usando esquemas visuais.
Referências sobre o assunto:
MORAES, Eliana Melo Machado. “Anotação em aula: da cópia à anotação” Anotações de aulas – contribuições para a caracterização de um gênero discursivo e de sua apropriação escolar. Campinas, SP : [s.n.], 2005 (pp.: 81- 128). Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/270829> Acesso em 25 jul. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente aos alunos o tema da aula.
- Antes desta aula, promova a leitura do texto e peça para os alunos grifarem as informações principais. Depois disso, oriente os alunos a retomar as anotações e proponha esta atividade de anotação usando esquemas visuais.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Caso você não tenha trabalhado com o texto desta aula previamente, promova a leitura do texto e peça para os alunos grifarem as informações principais antes desta aula. Peça que os alunos leiam em duplas ou trios a notícia de divulgação científica, com o objetivo de identificar e localizar as informações principais do texto usando estratégias de anotação: grifar, sublinhar, circular trechos, escrever nas margens dos parágrafos. Explique que o material grifado deverá ser retomado em aula posterior, para produção de anotações usando esquemas visuais.
- Organize a turma em duplas ou trios para uma atividade de leitura e escrita coletiva de anotações em forma de esquemas visuais. O trabalho em grupos pequenos é ideal para garantir a compreensão de leitura, por meio da troca de ideias sobre o texto. Em grupos, os alunos têm chance de expressar suas opiniões e tirar dúvidas com os colegas.
- Pergunte aos alunos como eles poderiam fazer um esquema visual para sintetizar as ideias principais do texto do slide. Chame a atenção para os trechos grifados no texto. Permita que os alunos façam tentativas de elaboração de esquemas. Oriente-os a reler as notas produzidas nas margens do texto durante a primeira leitura e a trocar ideias em grupo.
Material complementar:
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Peça que os alunos observem os esquemas do slide. Incentive-os a analisar os esquemas. Pergunte aos alunos: Qual destas palavras tem um sentido mais geral, sambaqui ou sítio arqueológico? Qual é a vantagem de usar símbolos (como, no exemplo, o símbolo de igual e a seta)? O que representa a linha do esquema 2?
- Complemente as observações dos alunos; explique que o esquema 1 é tem uma organização vertical (sítio arqueológico e sambaqui) e horizontal (sambaqui e amontoado de conchas). Mostre aos alunos que o esquema 2 é uma linha do tempo. Explique os alunos que há diversas formas de produzir esquemas para sintetizar as ideias de um texto, usando formas geométricas, setas, símbolos, tópicos, e organização vertical, horizontal, circular.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: continuação
Orientações:
- Peça que os alunos releiam em duplas ou trios a notícia de divulgação científica. Explique aos alunos que o objetivo dessa releitura é sintetizar as informações principais grifadas no texto e anotá-las no caderno usando esquemas visuais. Peça que os alunos releiam as anotações escritas nas margens do texto durante a primeira leitura para ajudar a produzir as anotações no caderno.
- Caso os alunos tenham dificuldade em organizar as informações em esquemas visuais, incentive-os a fazer diversas tentativas. Fale para os alunos que as anotações em esquemas visuais permitem visualizar as informações principais do texto. Não há uma única forma correta. Pergunte aos alunos: quais são as informações principais apresentada no parágrafo? É possível sintetizar cada informação em poucas palavras? Qual é a relação que há entre as palavras-chave do trecho?
Desenvolvimento
Tempo sugerido: continuação
Orientações:
- Circule entre os grupos e oriente-os a fazer as anotações em forma de esquemas visuais para sintetizar as informações principais do texto. É possível fazer um esquema para cada parágrafo, ou um esquema para cada trecho. Também é possível anotar todas as informações principais do texto em um único esquema. Incentive-os a usar setas para estabelecer relações entre os tópicos de um esquema. Os alunos podem usar cores e formas geométricas variadas.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Organize uma conversa coletiva para que os alunos possam comparar os esquemas visuais.
- Incentive os alunos a compartilhar entre si os esquemas produzidos nesta aula.
- Pergunte aos alunos: Como você usou suas anotações para montar um esquema visual? Como você organizou os esquemas visuais? Qual é a vantagem de fazer anotações usando esquemas visuais?
- Peça que os alunos comentem as semelhanças e diferenças entre os esquemas produzidos e expliquem como organizaram as informações de cada trecho. Como não há uma única forma correta de organizar os esquemas visuais, os alunos deverão justificar sua forma de organização. Aproveite, também, para questionar os alunos sobre sua forma de organização e aponte se for necessário rever a forma de organização dos esquemas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui).
Introdução
Faça um vídeo aos seus alunos mostrando o texto sublinhado do slide de Introdução do Plano e os esquemas feitos a partir desse texto, no slide 1 de Desenvolvimento. Explique a relação entre o texto e o esquema, os símbolos usados, as palavras hierarquizadas. Diga que, nesta aula, farão um esquema a partir de um texto observando essas questões. Avise-os que as demais orientações você irá enviar por escrito.
Desenvolvimento
Em uma pasta do Google Drive, compartilhe um Google Doc com o texto dos slides 3 e 4 do Plano, com a orientação de que façam anotações e marcações nele. Oriente também por escrito que, depois disso, a partir do que marcaram e anotaram, façam um esquema que dê conta do que destacaram na notícia de divulgação científica. Avise-os que devem compartilhar seus esquemas tirando uma foto e enviando por WhatsApp ou e-mail, ou postando como arquivo de imagem na pasta do Google Drive desta atividade (se possível). Estabeleça um prazo e acompanhe seus alunos pelos canais já combinados por vocês, aproveitando as Orientações do Plano e destacando o que achar necessário.
Fechamento
Depois que a última atividade for entregue por todos, peça que os alunos olhem as produções dos colegas e comparem com as suas. Faça um encerramento, por áudio, com o que você observou de aprendizagens nos esquemas feitos pelos estudantes. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom usando o passo a passo do slide de Fechamento do Plano.
Convite às famílias
Um “esquema familiar” bastante conhecido é a árvore genealógica. Convide as famílias a fazer suas árvores genealógicas e compartilhar com a turma. Vale incluir fotos ou desenhos dos familiares, fazer à mão ou digitalmente. Se quiser, você pode sugerir uma pesquisa mais aprofundada em família, apresentando sites que ajudam a fazer árvores genealógicas online, como os disponíveis aqui.