Plano de Aula

Plano de aula: A construção dos personagens na narrativa mitológica

Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Mito

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Mito e no campo de atuação Campo artístico literário. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica. É desejável que os alunos já tenham sido apresentados ao gênero mito, bem como introduzidos aos estudos dos adjetivos, para que consigam realizar de forma mais produtiva esta aula.

Materiais necessários:

  • Computador, projetor multimídia, som e tela.
  • Cópia do texto: “A origem da morte”. In: SISTO, Celso. Mãe África. São Paulo: Paulus, 2007, p. 16-18.
  • Material para escrita: caderno, lápis, borracha etc.

Informações sobre o gênero: Narrativa pedagógica de tradição oral que explica os diferentes fenômenos naturais e sobrenaturais utilizando uma linguagem simbólica.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em caracterizar, por meio da escolha de adjetivos apropriados, os personagens porque eles terão que inferir características a partir das suas ações, contextualizadas em um tempo e espaço.

Referências sobre o assunto:

  • DANTAS, I. M. ; SILVA, J. R. O par locução adjetiva/ adjetivo: uma questão de leitura e de escrita no ensino de língua. In: XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE), 2012, Natal/RN. XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE). Natal/RN: EDUFRN, 2012. v. Único. p. 1-9.
  • MONTES, S. V. S.; NOGUEIRA, T. F. Uso do Adjetivo: Ferramenta de personalização do texto (causando diferentes efeitos de sentido). XIII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e IX Encontro Latino Americano de Pós-Graduação Universidade do Vale do Paraíba. Disponível em: <http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2009/anais/arquivos/1169_1123_01.pdf>. Acesso em: 22 set. 2018.
Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 min.

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula aos alunos: nesta aula, será lido um mito sobre a “origem da morte”, sem muitos adjetivos. Os alunos terão que entender a história para, depois, fazer uma atividade para atribuir adjetivos aos personagens. Trata-se de uma estratégia para analisar os efeitos de sentido decorrentes da escolha e dos usos dos adjetivos nos mitos, promovendo a “personalização” do mito.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP54 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS