Atividade para impressao - Context
Plano de Aula
Plano de aula: Movie Theater Concession Stand
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Spoken Descriptions
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Essa aula é parte de uma unidade sobre Everyday Interactions, que busca praticar a oralidade em situações do cotidiano. As aulas da unidade não seguem uma sequência obrigatória e podem ser usadas de acordo com a necessidade da turma e do professor.
Preparação para a aula: Para essa aula será necessário o uso de data show, especialmente para reproduzir o vídeo proposto. Há também algumas atividades para impressão nas partes de Context, Input e Output. Se os recursos forem limitados, algumas atividades para impressão podem ser reproduzidas no quadro (através do projetor) ou escritas em papel craft, porém será necessário imprimir a atividade de Output.
Context
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Mostre o slide aos alunos e faça as seguintes perguntas: What are these? Espere que eles respondam que são snacks. Se eles não responderem, diga, These are snacks. Explique que esses são alguns snacks que as pessoas compram no cinema. These are some snacks that people eat at the movies. Leia e peça que os alunos repitam os nomes dos alimentos no slide. Explique que, algumas vezes quando compramos algo, fazemos perguntas sobre o que vamos comprar com o propósito de esclarecimento. We ask questions to ask for clarification. Passe para a atividade que está num documento no seguinte link: Context Activity . Diga-lhes que nessa atividade eles encontrarão as explicações sobre os snacks acima. Eles devem relacionar cada imagem à sua definição. Essa atividade pode ser realizada individualmente ou em grupos de 2 a 3 alunos. Se houver limitações no tempo ou nos recursos de impressão, você, professor, pode fazê-la em conjunto com os alunos. Ao final, realize a correção da atividade e passe para o slide seguinte.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o objetivo da aula para os alunos. Today we will learn to ask questions when shopping.
Input
Tempo sugerido: 18 minutos.
Propósito: Observar e aprender a linguagem e as estruturas usadas ao fazer compras.
Expectativa: Que os alunos observem as estruturas utilizadas ao fazer compras.
Orientações:
- Diga aos alunos que eles irão assistir a um vídeo produzido pelo programa da humorista (comedian) Ellen Degeneres. Ela atualmente apresenta um programa de entrevistas (talk show) com alguns quadros nos quais ela ou seus assessores “pregam peças” nas pessoas. Nesse segmento, ela enviou um dos seus escritores para se passar por um balconista na lanchonete de um cinema em Los Angeles. This is a segment from the Ellen Degeneres Show. Ellen is a comedian who hosts a daytime talk show. Sometimes, in her show, she or her staff play pranks on people. In the segment you will watch now, one of her writers pretends to be the cashier at the snack bar of a movie theater in Los Angeles.
- Reproduza o vídeo inteiro uma vez, sem interrupções. O vídeo pode ser localizado no link: Input video
- Após a reprodução, discuta o vídeo com os alunos. Algumas perguntas podem ser:
- Was the video funny? Why? Why not?
- What kind of snacks did people buy? (Resposta: Popcorn, soda, pretzel, candy).
- What’s a fountain drink? (Resposta: It’s a drink, usually soda, that is served from machines with a faucet to serve the drink).
- What is a pretzel? (Resposta: It’s a type of bread shaped like a knot. It can have salt or cinnamon sugar on top).
- What kind of toppings can you get with the pretzel? (Resposta: Butter or cinnamon.)
- Passe para o slide seguinte.
Material complementar:
- A transcrição do vídeo encontra-se num documento no seguinte link: Video transcript
Input
Tempo sugerido: Continuação do slide anterior.
Propósito: Praticar a linguagem e as estruturas usadas para fazer compras e pedir esclarecimentos.
Expectativa: Que os alunos pratiquem as estruturas-alvo dessa aula.
Orientações:
- Apresente os diálogos aos alunos e leia-os em voz alta, com repetição em coro, e esclareça o vocabulário, se necessário. Enfatize as perguntas de esclarecimento e ofereça possibilidades para usá-las.
- Em seguida, solicite dois voluntários para demonstrar o diálogo adicionando uma pergunta de esclarecimento.
- Coloque os alunos em duplas, preferencialmente um aluno mais fluente com um aluno menos fluente, e peça-lhes que pratiquem o diálogo duas ou três vezes, trocando os papéis de modo que cada aluno seja cashier e customer. Eles devem também praticar as “extra questions”. Essa atividade está disponível para impressão num documento neste link .
- Se houver tempo, reproduza o vídeo mais vez com o intuito de ampliar a compreensão linguística dos alunos. Tenha em mente, contudo, que para essa aula a prática oral é mais importante.
Output
Tempo sugerido: 15 minutos.
Propósito: Praticar o diálogo de compra de snacks e preencher as informações que faltam na tabela.
Expectativa: Que os alunos pratiquem as estruturas aprendidas na aula e sejam capazes de preencher as informações que faltam.
Orientações:
- Diga aos alunos que eles irão trabalhar em duplas e que cada um irá receber uma parte de um diálogo que o outro não tem. É muito importante que eles não mostrem sua parte ao colega, mas apenas falem a sua parte. Após praticarem o diálogo algumas vezes eles serão capazes de preencher o menu com as informações que faltam.
- A atividade para ser impressa está num documento no seguinte link: Output Activity .
Feedback
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Organizar os saberes adquiridos nessa aula e rever algumas estruturas.
Expectativa: Que os alunos recordem as estruturas praticadas nessa aula.
Orientações: Leia o slide para os alunos e proponha uma forward chain, na qual eles devem ficar de pé em círculo. Você (professor) ou um aluno podem iniciar o jogo dizendo uma frase usada na aula de hoje. Por exemplo, Excuse-me, can I have a small popcorn? O aluno seguinte deve responder a pergunta ou continuar a conversação de modo que faça sentido. Se o aluno não souber ou disser algo que não combine com a frase anterior, deve sentar-se. Continue o jogo até o final da aula. Você pode dar pontos aos alunos que continuarem a conversa com coerência, a fim de motivá-los a participar. Se achar conveniente, liste as frases ditas pelos alunos no quadro.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas
Essenciais:
- YouTube, Facebook, WhatsApp ou blog da escola (alguma plataforma que possibilite o envio aos alunos de vídeos e perguntas a serem realizadas nas aulas, também na fase de output).
Optativas:
- Hangouts, Zoom, Facebook (para momentos síncronos).
Context
Explique aos alunos que o objetivo desta aula será: “To order snacks at the movie theater”. Esta aula pode ser síncrona ou assíncrona, de acordo com as suas possibilidades e as dos alunos.
Escreva um post no Facebook ou no WhatsApp e peça aos alunos para responderem a estas perguntas:
1. Do you like going to the movie theater? yes/no
2. Do you like eating snacks at the movie theater? yes/no
3. What snacks do you like to eat? __________.
4. Which of these snacks do you know? Pretzel, nachos, popcorn, chocolate, candy (Podem enviar uma imagem no grupo)
Nota: Em aulas síncronas, mostre o slide do context e peça para os alunos identificarem os snacks para que, dessa forma, eles pratiquem. "I want to order a _____". Peça a participação de 3 ou 4 alunos.
DICA: Você pode criar um formulário com as perguntas usando o Google Forms e enviar o link para que respondam. Assim, as respostas serão corrigidas no mesmo momento. Outra opção é os alunos enviarem as respostas pelo WhatsApp ou Facebook antes do início da aula.
Input
Em encontros assíncronos/síncronos, poste ou envie o vídeo do show de Ellen Degeneres pelo grupo de WhatsApp, Facebook ou por qualquer outra ferramenta que tenha escolhido para o compartilhamento dos materiais da aula. Explique o contexto do vídeo e envie as perguntas que eles deverão responder sobre o conteúdo. Se a aula for síncrona, indicamos que envie o vídeo também antes da aula, para que os alunos com problemas com a internet possam assisti-lo antecipadamente.
Explique que eles deverão assistir e responder às seguintes perguntas:
1. Was the video funny? Why or why not?
a. What kinds of snacks did people buy?
2. What’s a fountain drink?
A soda
A natural juice
Water
3) What is a pretzel?
a. a pizza
b. a bread with salt or sugar on top.
c. chips
4) What kind of toppings can you get with the pretzel?
a. chicken
b. egg
c. butter or cinnamon
DICA: Você pode criar um formulário com as perguntas usando o Google Forms e enviar o link para que respondam. Assim, as respostas serão corrigidas no mesmo momento. Outra opção é os alunos enviarem as respostas pelo WhatsApp ou Facebook antes do início da aula.
Em um encontro síncrono, você pode dar exemplos e explicar melhor as palavras e o contexto do vídeo (faça a introdução).
Output
Em aulas síncronas, apresente o menu de snacks do output. Explique que eles deverão completá-lo com itens e preços. Depois, eles deverão fazer seus pedidos de acordo com a quantidade de dinheiro. Se o nome dele começar com uma letra de A a G, eles terão 20 dólares; de H a N, eles terão 15 dólares, e de O a Z, 10 dólares. Explique que eles vão fazer o pedido por escrito, seguindo um modelo como este: “I would like to order one large soda, a chocolate bar and two bags of chip for a total of $20”. Você pode modificar o menu e as instruções como achar melhor ou mais interessante para seu grupo de alunos.
Nota: Os alunos devem enviar suas respostas como comentários no post do Facebook ou no grupo de WhatsApp. Tente enviar um feedback individual a respeito dos erros.
Em aulas síncronas, pode-se realizar a mesma atividade sugerida para aulas assíncronas, ou, se preferir, realize a atividade de diálogo do plano original, disponível aqui, montando duplas e pedindo a participação de uma dupla de cada vez (ou coloque-os em grupos nos breakout rooms).
Em aulas síncronas, os alunos farão um diálogo usando a mesma proposta do plano original. Depois, se ainda houver tempo, eles podem conversar de forma mais livre e até trocar de parceiro.
Feedback
Em aulas assíncronas, determine uma data de finalização das atividades e relembre a turma, por meio de um post no Facebook ou mandando um áudio por WhatsApp. Também pode optar por gravar um vídeo. Envie um feedback geral com um resumo de tudo que foi aprendido, as palavras novas e as contribuições dos alunos. Outra sugestão é pedir para um aluno enviar um resumo do aprendizado de cada semana (formato: áudio, vídeo ou mensagem).
No encontro síncrono, encerre a aula perguntando: “What have you learned today?” e ouça as contribuições, podendo anotá-las no chat ou em um arquivo do Google Docs. Conclua parabenizando por aquilo que fizeram bem; por exemplo, pela boa participação, fluência ou pronúncia.
Convite aos familiares
Peça aos alunos que procurem a receita de um pretzel, e veja com os pais ou responsáveis se eles conseguem fazê-la em casa e compartilhar um registro do resultado com a turma.
Contents
- INPUT: Video showing people buying snacks at a concession stand.
- OUTPUT: Information Gap activity.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF06LI03) Solicitar esclarecimentos em língua inglesa sobre o que não entendeu e o significado de palavras ou expressões desconhecidas.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Valdelena Nobre
Mentor: Isabel Callejas
Especialista: Celina Fernandes