Contextualização - Imagem de São Francisco
Plano de Aula
Plano de aula: São Francisco de Assis e as ordens mendicantes
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Religião cristã e cultura medieval
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI18, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópias impressas (ou projeção) do material da Contextualização. Cópias impressas (ou projeção) das instruções da Problematização e Sistematização. Cópias impressas das atividades de Problematização e Sistematização. Saquinhos plásticos para guardar as fichas do jogo de tabuleiro. Dados (um por grupo). Pinos para os jogadores marcarem seu lugar no tabuleiro (pode ser grão de feijão, milho, botões, pinos aproveitados de outros jogos etc).
Material complementar:
Contextualização - Imagem de São Francisco
Problematização - Resolução Biografia São Francisco de Assis
Sistematização - Resolução fichas
Sistematização - Resolução tabuleiro
Para você saber mais:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_de_Assis
Artigo sobre a vida de São Francisco de Assis, sua conversão e a fundação da Ordem Franciscana.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Domingos_de_Gusm%C3%A3o
Artigo sobre a vida de Domingos de Gusmão, sua pregação e o início da ordem fundada por ele.
https://formacao.cancaonova.com/igreja/santos/por-que-sao-francisco-e-o-protetor-dos-animais/
Neste artigo você encontrará informações que explicam o fato de São Francisco ser considerado o protetor dos animais.
http://novosalunos.com.br/a-importancia-do-uso-de-jogos-no-aprendizado-para-as-novas-geracoes/
Artigo sobre a importância dos jogos no aprendizado.
https://ensfundamental1.wordpress.com/407-2/427-2/
Site com várias dicas de jogos que podem ser adaptados de acordo com o tema da aula.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Sobre São Francisco de Assis é importante esclarecer aos alunos que este personagem abandona sua vida luxuosa para fundar uma ordem mendicante (fundada por frades ou freiras) no século XIII que seguia ideais específicos, como a peregrinação visando a atividade evangelizadora e ajuda aos pobres, humildade, caridade e sobrevivência por meio de esmolas. Neste contexto destacam-se a Ordem Franciscana, fundada pelo próprio São Francisco de Assis, e a Ordem Dominicana, fundada por Domingos de Gusmão.
Para você saber mais:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_de_Assis
Artigo sobre a vida de São Francisco de Assis, sua conversão e a fundação da Ordem Franciscana.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Domingos_de_Gusm%C3%A3o
Artigo sobre a vida de Domingos de Gusmão, sua pregação e o início da ordem fundada por ele.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Projete ou imprima a reportagem indicada no slide: GUSTAVO WERNECK, Dia de São Francisco de Assis: centenas de animais recebem a bênção em BH, Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2018/10/04/interna_gerais,994280/dia-de-sao-francisco-de-assis-centenas-de-animais-recebem-bencao-bh.shtml. Acesso em: 6 de janeiro de 2019.
Escolha um ou mais alunos para realizar a leitura da notícia para a sala. Em seguida, deixe a imagem de São Francisco projetada (caso sua escola não disponha de recursos para projeção, imprima a imagem de São Francisco. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/spa9KEU535gnVba9sB5DfwJVpEeUxjGVwCACpfy88Nb4jRAeaQ5cT5mMqF84/contextualizacao-imagem-de-sao-francisco.pdf) para iniciar a discussão com os seguintes questionamentos:
- Vocês já tinham ouvido falar de São Francisco de Assis? (Se os alunos responderem positivamente, pergunte em que situação o santo foi mencionado e o que foi dito sobre ele. Em caso negativo, pergunte se eles imaginavam que a Igreja realizava cerimônias para abençoar
os animais.)
2) Na opinião de vocês, o que fez a dona da cachorrinha acreditar que ela sobreviveu sem nenhuma sequela? (É esperado que os alunos mencionem que a fé em São Francisco de Assis e a promessa feita para o animal provocaram a “cura” do mesmo. Caso os alunos não atinjam esta resposta, compare a situação da reportagem com relatos de pessoas que afirmam ter se curado de doenças graças à intervenção de santos. Cite o santuário de Nossa Senhora Aparecida, onde os fiéis vão prestar seu agradecimento à santa, e pergunte aos alunos se eles conhecem alguém que afirma ter se curado por meio de um milagre - você também poderá citar algum santuário presente em sua região que seja mais familiar aos alunos ou ainda exemplos de procissões em que as pessoas a percorrem descalços ou de joelhos a fim de pagar promessas.)
3) Qual a relação que vocês poderiam fazer entre o conteúdo da reportagem e a imagem de São Francisco? (É esperado que os alunos atentem para o fato de que São Francisco está rodeado de animais, dando a entender que este santo tinha, de fato, uma proximidade com estes seres. Caso tenham dificuldade em visualizar o conteúdo da imagem, aproxime a folha dos alunos na hora em que estiver fazendo os questionamentos ou peça para irem passando a mesma até que todos vejam.)
4) Como são as vestes de São Francisco de Assis? Elas parecem indicar que ele levava uma vida simples ou luxuosa como religioso?
5) Como é o ambiente em que São Francisco está? Conduza os alunos para que respondam que São Francisco estava próximo da natureza.
Como adequar à sua realidade: A reportagem e a imagem poderão ser projetados, impressos em preto e branco ou colorido. Caso não disponha de recursos para projeção ou impressão em sua escola, conduza uma discussão que direcione os alunos a pensar na figura de São Francisco de Assis como protetor dos animais.
Inicie o debate perguntando aos alunos se eles conhecem algum relato ou se já leram algo sobre pessoas que afirmam ter se curado de doenças por meio de pedidos a santos. Cite o caso do santuário de Nossa Senhora Aparecida (ou algum outro santuário que seja mais familiar a eles) e pergunte se eles já ouviram tais relatos ou reportagens referindo-se à cura de animais por intermédio de algum santo. Em caso negativo, explique que São Francisco é considerado protetor dos animais.
Para você saber mais:
https://formacao.cancaonova.com/igreja/santos/por-que-sao-francisco-e-o-protetor-dos-animais/
Neste artigo você encontrará informações que explicam o fato de São Francisco ser considerado o protetor dos animais.
Imagem:
Wiki Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=Saint+Francis++animals&title=Special%3ASearch&profile=advanced&fulltext=1&advancedSearch-current=%7B%22namespaces%22%3A%5B6%2C12%2C14%2C100%2C106%2C0%5D%7D&ns6=1&ns12=1&ns14=1&ns100=1&ns106=1&ns0=1#/media/File:Saint_Francis_preaches_to_the_animals.jpg>. Acesso em: 18 dez. 2018.
Problematização
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Para a otimização do tempo e organização da atividade, seguir o passo a passo, deixando claras as etapas para os estudantes:
- Formem trios ou quartetos.
- Vocês receberão um trecho de uma biografia e algumas imagem para analisar (Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ncgx3yHVhb9grAJddcWVYJCY5m5VV3fZzY5gcnUCsJJAMFaJJsF5XrVJnGEc/his6-18und04-resolucao-biografia-de-sao-francisco.pdf) ;
- Com base na análise da biografia e das imagens, respondam as atividades propostas;
- Esta etapa tem apenas 18 minutos.
Para auxiliar o trabalho, projete o slide, imprima ou escreva no quadro as instruções acima realizando uma leitura compartilhada com a sala.
Circule pelos grupos durante a realização da atividade para sanar possíveis dúvidas dos alunos e supervisionar se a atividade está transcorrendo como o esperado (alunos compreendendo a biografia de São Francisco e conseguindo associar as passagens escritas com as imagens).
Na elaboração das questões diga aos alunos que elas farão parte de um jogo que eles jogarão na próxima etapa da aula. Portanto recomende que eles criem perguntas cujas respostas saibam responder. Para isso elas devem estar baseadas nas informações lidas sobre São Francisco. No final da atividade os grupos devem entregar ao professor os dois retângulos recortados, pois eles se juntarão às demais fichas.
Como adequar à sua realidade: O material poderá ser impresso em preto e branco ou colorido.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Nesta etapa os alunos jogarão um jogo de tabuleiro sobre São Francisco de Assis. O objetivo é reforçar os conhecimentos acerca deste santo e de seu legado para a Igreja Católica por meio da fundação de uma ordem mendicante que levou seu nome.
Para a realização da atividade, siga os passos abaixo:
- Após recolher todas as fichas produzidas pelos grupos, distribua uma ou duas em cada saquinho onde estarão as demais fichas (Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RvabWYKsypbRT7DmAMexXAjKVqcTEfxEhpVEdFJCjhneSgvnJ4H8fW9jaX7u/his6-18und04-resolucao-fichas.pdf). Não coloque as fichas produzidas pelo próprio grupo no saquinho destinado a eles. Distribua em outro saquinho para que outros colegas respondam. Atenção: imprima as fichas antes para recortar e coloque todas no saquinho (será um saquinho por grupo, portanto faça cópias do arquivo das fichas para a quantidade de grupos da sala).
2) Peça aos alunos para guardar a folha com a biografia de São Francisco (eles não poderão consultar durante o jogo).
3) Leia as orientações do slide com a turma (projete as orientações ou imprimi-as, deixando as regras do jogo expostas durante toda a atividade caso os alunos tenham dúvidas). Recomenda-se pegar uma cópia do tabuleiro e uma ficha para ilustrar (encenar) aos alunos como o jogo irá ocorrer. Quando o jogador cair em uma casa com uma pergunta o colega do grupo deverá sortear uma das fichas e fazê-la.
4) Distribua um tabuleiro (Disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RtnDRUPFj5zNhUDwB2FnCNNcUTwMrJYhGDqPjZb2jcvxPQhM9pN2shRXGGWP/his6-18und04-resolucao-tabuleiro.pdf) para cada grupo, um saquinho com as fichas, um dado e alguns pinos (um por aluno) para marcar o local onde cada um está no jogo (os marcadores podem ser botões, grãos de feijão, pinos aproveitados de outros jogos, milho etc. Providencie antecipadamente este material para o dia da aula.)
Durante a realização do jogo, circule pelos grupos para verificar o andamento da atividade. É importante averiguar se os alunos realmente entenderam que os momentos da vida de São Francisco foram importantes para torná-lo fundador de uma ordem mendicante e um dos principais santos da Igreja Católica.
Como adequar à sua realidade: O material da Sistematização poderá ser impresso em preto e branco ou colorido.
Para você saber mais:
http://novosalunos.com.br/a-importancia-do-uso-de-jogos-no-aprendizado-para-as-novas-geracoes/
Artigo sobre a importância dos jogos no aprendizado
https://ensfundamental1.wordpress.com/407-2/427-2/
Site com várias dicas de jogos que podem ser adaptados de acordo com o tema da aula.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, print ou link), Whatsapp, E-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Padlet, Mentimeter, Kahoot.
Contexto
O objetivo desta aula é compreender a importância de São Francisco de Assis para a religião católica.
Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Disponibilize as imagens do contexto para os alunos. Eles devem observá-las e refletir:
- Vocês já tinham ouvido falar de São Francisco de Assis?
- Qual a relação que vocês poderiam fazer entre a manchete da reportagem e a imagem de São Francisco?
- Como são as vestes de São Francisco de Assis? Elas parecem indicar que ele levava uma vida simples ou luxuosa como religioso?
- Como é o ambiente em que São Francisco está, campo ou cidade?
Problematização
Nesta etapa, os alunos deverão conhecer uma parte da biografia de São Francisco de Assis e associá-la com as respectivas imagens, contidas no documento (disponível aqui). Para promover a interação entre a turma, esta atividade pode ser realizada colaborativamente em um mural virtual, como o Padlet (veja aqui como usá-lo). Após realizarem as identificações, é interessante que cheguem a uma conclusão:
- Além da relação com os animais, quais aspectos da vida de São Francisco de Assis parecem trazer bom simbolismo para a Igreja Católica no período medieval?
Sistematização
Para que possam interagir com os colegas, você pode se apropriar das informações contidas nas cartas do jogo de tabuleiro (disponível aqui) para criar um quiz virtual, ou desafio de verdadeiro ou falso, utilizando ferramentas virtuais gratuitas como o Mentimeter (veja como usá-lo aqui - ative a tradução) ou o Kahoot (veja como usá-lo).
Convite às famílias
Para que conheçam mais sobre a História de São Francisco de Assis e sua importância para a Igreja Católica, inclusive no contexto de expansão desta fé na América Portuguesa, sugira que acessem a matéria: São Francisco de Assis: O burguês que preferiu a pobreza para viver como Jesus e que teve as chagas de Cristo pelo corpo. Aventuras na História, 01 mar. 2007. Disponível aqui. Acesso em: 25/06/2020.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Juliana Fiorot
Mentor: Luis Felipe Nóbrega
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Trabalho e formas de organização social e cultural.
Objeto(s) de conhecimento: O papel da religião cristã, dos mosteiros e da cultura na Idade Média.
Habilidade(s) da BNCC: (EF06HI18) Analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval.
Palavras-chave: São Francisco, Ordens Mendicantes, Igreja Católica.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA