Conjunto de Imagens
Plano de Aula
Plano de aula: O que é História?
Plano 1 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Produção do saber histórico
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI02, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Pincel, quadro, imagens, lápis de cor, papel A4 e fita durex.
Material complementar:
Imagens históricas
Imagens agrupadas que contribuem para a compreensão do objeto de estudo da História.
Moedas brasileiras
Moeda do período imperial e em comemoração aos jogos olímpicos .
Modelo de mapa mental
Sugestão de mapa mental
Para você saber mais:
FERREIRA, Marieta de Moraes; FRANCO, Renato. Aprendendo História: reflexão e ensino. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2. ed. 2013.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o objetivo aos alunos ou escreva-o no quadro. Apresente fazendo a leitura ou pedindo para que a turma, em conjunto, a faça. Evite muitas explicações para não comprometer o protagonismo do aluno nas etapas posteriores. Nesta aula os alunos definirão o objeto de estudo da história e discutiram a ideia de verdade histórica.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Organize a sala em duplas. A aula iniciará com a dinâmica de tempestade de ideias que resultará na produção de um mapa mental. Portanto, escreva no quadro ou em uma folha de papel pardo ou mesmo projete a palavra HISTÓRIA. Ela deve estar destacada em caixa alta. Em seguida, peça para que um representante de cada dupla defina em uma única palavra o que é História. Registre as informações dadas por eles no quadro ao redor da palavra história. Conforme o modelo de mapa mental disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jGpaHWADuWBdQNrKP5GgMTDSQed3zTefGRM3H78mFmtafCFVXszVYzxzrFMa/his6-02und01-modelo-de-mapa-mental.pdf
Obs: Segue o modelo de mapa mental no próximo slide, caso prefira projetar.
O mapa mental exposto neste plano pode ser adaptado por você, ele é apenas um exemplo. Anexe mais espaços para que todos os representantes das duplas participem. Se dispor de pincéis coloridos, faça uso deles para que o mapa se torne mais atrativo.
Ao término da participação dos alunos, faça a leitura do mapa para a turma. Atenção, a intenção é sondar o conhecimento prévio deles e despertá-los para a temática que será trabalhada. Siga para a próxima etapa do plano.
Obs: Caso tenha feito o mapa em uma folha de papel pardo, fixe-o no mural ou parede da sala.
Entregue cópias das imagens ou projete-as para as duplas. Proponha uma investigação. Eles devem agir como detetives e observar atentamente as imagens e construir uma frase sobre o que pensam que a História estuda. Imagens disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rmx8WHC5vhjGqWT6ZeWESkgfXWFXu55x7YREGB23XzCcGEyVAHafh5baetXn/his6-02und01-conjunto-de-imagens.pdf
Espera-se que compreendam que a História estuda os seres humanos ao longo do tempo. É provável que alguns respondam que a História estuda somente o passado, apenas os seres humanos ou mesmo tenham uma interpretação mais distante da esperada. Então, oriente que as imagens estão interligadas e que só fazem sentido em conjunto. Peça que as observem novamente e pergunte: O que é retratado nas imagens? As pessoas são de uma mesma época? São todas iguais? O que representa e para que serve a ampulheta?
Para você saber mais: História pode ser compreendida como uma ciência que estuda as ações dos seres humanos no tempo. Logicamente que a pluralidade da palavra seres humanos é exatamente para se referir a diversidade de sujeitos, independentemente de gênero ou esfera social. Para saber mais segue uma breve sugestão bibliográfica.
FERREIRA, Marieta de Moraes; FRANCO, Renato. Aprendendo História: reflexão e ensino. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2. ed. 2013. Em especial o capítulo “Os significados de história” (p. 11 a 15), que se refere mais diretamente ao assunto da aula.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Organize a sala em duplas. A aula iniciará com a dinâmica de tempestade de ideias que resultará na produção de um mapa mental. Portanto, escreva no quadro ou em uma folha de papel pardo ou mesmo projete a palavra HISTÓRIA. Ela deve estar destacada em caixa alta. Em seguida, peça para que um representante de cada dupla defina em uma única palavra o que é História. Registre as informações dadas por eles no quadro ao redor da palavra história. Conforme o modelo de mapa mental disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jGpaHWADuWBdQNrKP5GgMTDSQed3zTefGRM3H78mFmtafCFVXszVYzxzrFMa/his6-02und01-modelo-de-mapa-mental.pdf
Obs: Segue o modelo de mapa mental no próximo slide, caso prefira projetar.
O mapa mental exposto neste plano pode ser adaptado por você, ele é apenas um exemplo. Anexe mais espaços para que todos os representantes das duplas participem. Se dispor de pincéis coloridos, faça uso deles para que o mapa se torne mais atrativo.
Ao término da participação dos alunos, faça a leitura do mapa para a turma. Atenção, a intenção é sondar o conhecimento prévio deles e despertá-los para a temática que será trabalhada. Siga para a próxima etapa do plano.
Obs: Caso tenha feito o mapa em uma folha de papel pardo, fixe-o no mural ou parede da sala.
Entregue cópias das imagens ou projete-as para as duplas. Proponha uma investigação. Eles devem agir como detetives e observar atentamente as imagens e construir uma frase sobre o que pensam que a História estuda. Imagens disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rmx8WHC5vhjGqWT6ZeWESkgfXWFXu55x7YREGB23XzCcGEyVAHafh5baetXn/his6-02und01-conjunto-de-imagens.pdf
Espera-se que compreendam que a História estuda os seres humanos ao longo do tempo. É provável que alguns respondam que a História estuda somente o passado, apenas os seres humanos ou mesmo tenham uma interpretação mais distante da esperada. Então, oriente que as imagens estão interligadas e que só fazem sentido em conjunto. Peça que as observem novamente e pergunte: O que é retratado nas imagens? As pessoas são de uma mesma época? São todas iguais? O que representa e para que serve a ampulheta?
Para você saber mais: História pode ser compreendida como uma ciência que estuda as ações dos seres humanos no tempo. Logicamente que a pluralidade da palavra seres humanos é exatamente para se referir a diversidade de sujeitos, independentemente de gênero ou esfera social. Para saber mais segue uma breve sugestão bibliográfica.
FERREIRA, Marieta de Moraes; FRANCO, Renato. Aprendendo História: reflexão e ensino. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2. ed. 2013. Em especial o capítulo “Os significados de história” (p. 11 a 15), que se refere mais diretamente ao assunto da aula.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Organize a sala em duplas. A aula iniciará com a dinâmica de tempestade de ideias que resultará na produção de um mapa mental. Portanto, escreva no quadro ou em uma folha de papel pardo ou mesmo projete a palavra HISTÓRIA. Ela deve estar destacada em caixa alta. Em seguida, peça para que um representante de cada dupla defina em uma única palavra o que é História. Registre as informações dadas por eles no quadro ao redor da palavra história. Conforme o modelo de mapa mental disponível aqui : https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jGpaHWADuWBdQNrKP5GgMTDSQed3zTefGRM3H78mFmtafCFVXszVYzxzrFMa/his6-02und01-modelo-de-mapa-mental.pdf
Obs: Segue o modelo de mapa mental no próximo slide, caso prefira projetar.
O mapa mental exposto neste plano pode ser adaptado por você, ele é apenas um exemplo. Anexe mais espaços para que todos os representantes das duplas participem. Se dispor de pincéis coloridos, faça uso deles para que o mapa se torne mais atrativo.
Ao término da participação dos alunos, faça a leitura do mapa para a turma. Atenção, a intenção é sondar o conhecimento prévio deles e despertá-los para a temática que será trabalhada. Siga para a próxima etapa do plano.
Obs: Caso tenha feito o mapa em uma folha de papel pardo, fixe-o no mural ou parede da sala.
Entregue cópias das imagens ou projete-as para as duplas. Proponha uma investigação. Eles devem agir como detetives e observar atentamente as imagens e construir uma frase sobre o que pensam que a História estuda. Imagens disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rmx8WHC5vhjGqWT6ZeWESkgfXWFXu55x7YREGB23XzCcGEyVAHafh5baetXn/his6-02und01-conjunto-de-imagens.pdf
Espera-se que compreendam que a História estuda os seres humanos ao longo do tempo. É provável que alguns respondam que a História estuda somente o passado, apenas os seres humanos ou mesmo tenham uma interpretação mais distante da esperada. Então, oriente que as imagens estão interligadas e que só fazem sentido em conjunto. Peça que as observem novamente e pergunte: O que é retratado nas imagens? As pessoas são de uma mesma época? São todas iguais? O que representa e para que serve a ampulheta?
Para você saber mais: História pode ser compreendida como uma ciência que estuda as ações dos seres humanos no tempo. Logicamente que a pluralidade da palavra seres humanos é exatamente para se referir a diversidade de sujeitos, independentemente de gênero ou esfera social. Para saber mais segue uma breve sugestão bibliográfica.
FERREIRA, Marieta de Moraes; FRANCO, Renato. Aprendendo História: reflexão e ensino. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2. ed. 2013. Em especial o capítulo “Os significados de história” (p. 11 a 15), que se refere mais diretamente ao assunto da aula.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Apresente aos alunos as imagens das moedas que podem estar impressas ou projetadas (as moedas expostas nesse plano referem-se ao período imperial e a uma edição comemorativa em referência aos jogos olímpicos ). Imagens disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KkMNn3rS53SKnmUCGJFsuZ5xhrMWcRdtruj89ZvA6XfMUCv22TmwXbS4vCqM/his6-02und01-moedas.pdf
Eles devem observá-las, descrevê-las e compará-las em seus cadernos. Não é necessário desfazer as duplas.
Se preferir, faça uma adaptação e exponha para a turma moedas em espécie . A intenção é que os alunos descrevam os objetos e percebam a dimensão temporal.
Em seguida, escolha três alunos para ler suas descrições e comparações à turma. Siga para as perguntas indicadas no slide.
Espera-se que citem os aspectos que foram destacados por uns e por outros não, estabelecendo assim a diferenciação, e eles afirmaram que ninguém fez uma descrição equivocada das moedas.
Eles devem chegar à conclusão que existem diferentes pontos de vista sobre um mesmo objeto histórico e que todos os colegas descreveram as verdades que observaram. Caso não consigam atingir a conclusão desejada, lembre-os que todos descreveram os mesmos objetos e pergunte se as respostas foram iguais, o que responderam de diferente, pergunte também se alguém citou alguma informação que não estava nas moedas.
Como adequar à sua realidade: Se desejar, os alunos poderão fazer uma visita a um museu próximo de sua localidade, onde descreverão um objeto histórico de sua escolha.
Para você saber mais: Na História cada evento é narrado de acordo com o ponto de vista de quem observa. Por isso um mesmo evento pode ser descrito de diversas maneiras, dependendo da ótica do historiador. Implicando assim em um grande dinamismo que busca a verdade, mas atinge uma parcialidade dela - elaborando traços do real.
FERREIRA, Marieta de Moraes; FRANCO, Renato. Aprendendo História: reflexão e ensino. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2. ed. 2013.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Apresente aos alunos as imagens das moedas que podem estar impressas ou projetadas (as moedas expostas neste plano referem-se ao período imperial e a uma edição comemorativa em referência aos jogos olímpicos). Imagens disponíveis aqui : https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KkMNn3rS53SKnmUCGJFsuZ5xhrMWcRdtruj89ZvA6XfMUCv22TmwXbS4vCqM/his6-02und01-moedas.pdf
Eles devem observá-las, descrevê-las e compará-las em seus cadernos. Não é necessário desfazer as duplas.
Se preferir, faça uma adaptação e exponha para a turma moedas em espécie. A intenção é que os alunos descrevam os objetos e percebam a dimensão temporal.
Em seguida, escolha três alunos para ler suas descrições e comparações à turma. Siga para as perguntas indicadas no slide.
Espera-se que citem os aspectos que foram destacados por uns e por outros não, estabelecendo assim a diferenciação e eles afirmaram que ninguém fez uma descrição equivocada das moedas.
Eles devem chegar à conclusão que existem diferentes pontos de vista sobre um mesmo objeto histórico e que todos os colegas descreveram as verdades que observaram. Caso não consigam atingir a conclusão desejada, lembre-os que todos descreveram os mesmos objetos e pergunte se as respostas foram iguais, o que responderam de diferente, pergunte também se alguém citou alguma informação que não estava nas moedas.
Como adequar à sua realidade: Se desejar, os alunos poderão fazer uma visita a um museu próximo de sua localidade, onde descreverão um objeto histórico de sua escolha.
Para você saber mais: Na História cada evento é narrado de acordo com o ponto de vista de quem observa. Por isso um mesmo evento pode ser descrito de diversas maneiras, dependendo da ótica do historiador. Implicando assim em um grande dinamismo que busca a verdade, mas atinge uma parcialidade dela- elaborando traços do real.
FERREIRA, Marieta de Moraes; FRANCO, Renato. Aprendendo História: reflexão e ensino. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2.ed. 2013.
Sistematização
Tempo sugerido: 17 minutos.
Orientações: Ainda em duplas. Entregue folhas de papel A4 e solicite que produzam uma moeda atribuindo valor histórico e monetário, também devem elaborar uma legenda para explicá-la. Eles poderão fazer uso do lápis de cor e outros materiais didáticos que julgarem necessários.
Se preferir, eles podem produzir as moedas usando massinha.
Durante a produção caminhe pela sala e auxilie os alunos que solicitarem sua presença. Na criação da legenda, oriente para que expliquem quem são os sujeitos retratados na moeda e a qual período (ano/século) pertencem. Assim retomarão o conhecimento trabalhado nas etapas anteriores ao explicarem as ações do ser humano dentro de um tempo específico.
Ao término as moedas serão fixadas no mural da sala ou no caderno dos alunos.
Caso seja possível, os alunos poderão fazer uso da internet como ferramenta de auxílio na elaboração das moedas.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link); Whatsapp.
- Optativas: Hangouts, Wordcloud, Mentimeter, Paint, Padlet.
Contexto
O objetivo desta aula é definir o objeto de estudo da História.
Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando, por meio do Whatsapp ou email, os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrer da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Inicie a aula mapeando as percepções que os alunos já têm a respeito da História, propondo a pergunta:
- Responda, em uma única palavra, o que é História para você?
A partir das respostas dadas, organize, junto aos alunos, o mapa mental sugerido no plano.
Caso o estudante tenha acesso a essa introdução em um momento assíncrono, oriente-o a realizar a mesma pergunta para outras pessoas com quem reside, a fim de levantar uma listinha de palavras para conseguir fazer o mapeamento.
Outra possibilidade é a construção coletiva de uma nuvem de palavras, que pode ser feita em sites gratuitos, como o Wordcloud ou Mentimeter.
Em seguida, compartilhe as imagens e proponha a investigação sugerida no plano. Para direcioná-los, peça que comparem as imagens às palavras do mapeamento. Ao final desta etapa, eles devem compreender que a História estuda os seres humanos ao longo do tempo.
Problematização
Disponibilize aos alunos as imagens das moedas referentes ao contexto do período imperial e aos jogos olímpicos de 2016. Solicite que desenvolvam a atividade proposta de observação, descrição e comparação.
Eles também podem pesquisar outras moedas em sites, como o do Museu de Valores (disponível aqui).
Os estudantes poderão elaborar hipóteses e conclusões, interagindo com o grupo e dando retorno via mensagem (texto, áudio ou vídeo curto) ou ao vivo pelo Hangouts.
Sistematização
Os alunos poderão desenvolver a atividade de produção de moedas em materiais como o sulfite e massinha. Também podem utilizar o aplicativo Paint, que é de fácil manuseio.
Peça para que compartilhem as produções com o grupo por meio de fotografia, vídeo curto ou inserindo-as em um mural virtual no Padlet. Assim, poderão criar um pequeno museu da turma.
Convite às famílias
Convide as famílias a assistirem juntos a uma teleaula interessante a respeito do tema. "Que história é essa?" História - Ensino Fund - Telecurso (disponível aqui).
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Aline Moura
Mentor: Elisa Vilalta
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: História: tempo, espaço e formas de registros.
Objeto (s) de conhecimento: Formas de registro da História e da produção do conhecimento histórico.
Habilidade(s) da BNCC: (EF06HI02) Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.
Palavras-chave: História, mudanças, permanências, objeto e estudo.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA