Imagens dos Slides
Plano de Aula
Plano de aula: Monstros no imaginário medieval
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Mediterrâneo antigo
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI15, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para realizar a aula serão utilizados projetor ou quadro digital (que poderá precisar também do computador), e algumas cópias impressas. Caso não disponha dos recursos audiovisuais, faça a impressão dos materiais, ou utilize o quadro ou cartaz, de acordo com as orientações contidas no plano.
Material complementar:
Link para as imagens dos slides - Contexto:
Link do Texto-base para a atividades:
Link para o documento da Atividade 1:
Link para o documento da Atividade 2:
Link para o documento da Sistematização - Imagem Monstro:
Para você saber mais:
Jaudy, Fuad José Rachid. Faces da monstruosidade. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea, 2010. Disponível em: <http://cpd1.ufmt.br/ecco/site/docs/dissertacoes/fuad_jose_rachid_jaudy.pdf> Acesso em: 26 fev. 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É muito importante começar com esta apresentação para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Para garantir o protagonismo dos alunos, é necessário não ir diretamente para a razão que motivou a formulação desta atividade (entender a monstruosidade como parte do imaginário medieval, evidenciando a existência de diferentes representações a este respeito e como isso pode se tornar algo construído pela influência de diversas pessoas ou grupos, sendo incorporado como um elemento cultural de um determinado local ou de uma época específica).
Divida a turma em grupos de três. Informe que deverão permanecer nesta formação até o fim da aula.
Projete o slide e peça que respondam a pergunta orientando-os com o levantamento de mais algumas questões:
- Por que algo/alguém é visto como monstro?
- Que sentimentos esta palavra nos desperta?
- O que as imagens retratam? Por que elas são associadas à monstruosidade?
- Vocês imaginam de onde vem esta ideia da monstruosidade?
A expectativa com o levantamento destas questões é que os estudantes identifiquem elementos que caracterizam a monstruosidade e percebam como ela está presente em nosso imaginário, se fazendo presente em várias situações da nossa vida, sendo elas aterrorizantes ou festivas, refletindo sobre isso como algo que permaneceu nas mentalidades ao longo do tempo.
Após as discussões (4 minutos), faça a exibição do slide seguinte.
Obs.: Caso não disponha de recursos audiovisuais, como projetor ou tela interativa, imprima as imagens na quantidade suficiente para distribuir uma cópia para cada grupo. Se mesmo a impressão for algo difícil, conduza uma discussão com a turma com base nas questões apresentadas.
Referência da imagem 3 usada no slide 1:
NÓBREGA, Luis Felipe da Silva. 2019. Fotografia. Acervo pessoal. Acesso em: 2 mar. 2019.
Link para as imagens dos slides - Contexto:
Como adequar à sua realidade: Adapte o uso das imagens com possíveis lendas, histórias ou materiais (fotos, imagens, esculturas etc.) acessíveis aos estudantes, que possam ter maior significado dentro do contexto regional no qual o plano seja aplicado. Neste caso, é possível substituir a exibição das imagens do slide projetando as imagens selecionadas ou até mesmo levantar as discussões referenciadas nestes personagens com representação local/regional.
Para você saber mais:
Jaudy, Fuad José Rachid. Faces da monstruosidade. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea, 2010. Disponível em: <http://cpd1.ufmt.br/ecco/site/docs/dissertacoes/fuad_jose_rachid_jaudy.pdf> Acesso em: 26 fev. 2019.
Contexto
Orientações: Da mesma forma que no momento anterior, projete o slide e peça para responderem a pergunta, orientando-os com o levantamento de mais algumas questões:
- Por que será que as mãos aparecem com esta forma de monstro?
- Qual é o sentimento que a campanha quer despertar nas pessoas, na visão de vocês?
- Vocês acreditam que esta apresentação pode ajudar para a campanha fazer efeito? Por quê?
- O que isso pode nos revelar sobre a presença da ideia de monstruosidade em nosso dia a dia?
Espera-se que os estudantes compreendam a associação da campanha à monstruosidade como estratégia para produzir medo nas pessoas enfatizando a importância da lavagem das mãos para evitar riscos à saúde e a proliferação de doenças. Isso revela a manutenção da monstruosidade enquanto elemento da nossa cultura.
Após as discussões (4 minutos), faça a exibição do slide seguinte.
Obs.: Caso não disponha de recursos audiovisuais, como projetor ou tela interativa, imprima as imagens na quantidade suficiente para distribuir uma cópia para cada grupo. Se mesmo a impressão for algo difícil, fale sobre a campanha, descrevendo as estratégias utilizadas. Conduza uma discussão com a turma com base nas questões apresentadas.
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos.
ATIVIDADE 1
Orientações: É muito importante fornecer todas as orientações antes de iniciar esta etapa (sugere-se o uso de 3 minutos para isso).
- Distribua uma cópia do Texto-base para cada grupo. Explique que o texto será utilizado como base para as duas atividades que farão.
- Chame a atenção para as palavras do Glossário, que serão fundamentais para facilitar a compreensão do texto e para auxiliar na realização das atividades.
- Projete o slide com os comandos.
- Em seguida, distribua a Atividade 1 para os grupos. Mostre cada parte esclarecendo como deverão registrar as informações, chamando a atenção para as orientações que já estão no material.
- Lembre-se que a análise de fontes documentais como estas não é algo familiar para estudantes de 6º ano. Por isso, é muito importante acompanhar a atividade, estimulando a reflexão e orientando quanto ao uso do Glossário, sem, no entanto, desconsiderar o protagonismo dos estudantes. Circule entre os grupos auxiliando no que for necessário, estimulando-os a pensar, a buscar as respostas com o auxílio do material disponível.
- Chame a atenção para o direcionamento contido na própria atividade.
Sugere-se o tempo de 10 minutos nesta primeira atividade, considerando que é neste primeiro momento que farão a leitura do texto.
Link do Texto-base para a atividades:
Referência do Texto-base das atividades:
LE GOFF, Jacques; TRUONG, Nicolas. Uma história do corpo na Idade Média. Trad. Marcos Flamínio Peres; ver. Téc. Marcos de Castro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. p. 147-149.
Link para o documento da Atividade 1:
Referências das imagens da Atividade 1:
ANÔNIMO. Mélusine. In: CHRISTIAN, P. História da magia. Paris: Furne, Jouvet e Cie,1870. p. 421. Disponível em:<https:// commons.wikimedia.org/wiki/File:M%C3%A9lusine.JPG > Acesso em: 26 fev. 2019.
CORT, Cornelis. Herakles membunuh Hidra. 3 jul. 2010. Gravura. Disponível em:<https://commons.wikimedia.org/wiki/File: Herakles_membunuh_Hidra.jpg> Acesso em: 26 fev. 2019.
DORÉ, Gustave. Destruição de Leviatã. 1865. Gravura. Disponível em:<https://commons.wikimedia.org/wiki/File: Destruction_of_Leviathan.png> Acesso em: 26 fev. 2019.
LEK, Steven. Polyphemus head Colosseum. 7 Ago. 2015. Fotografia. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/ File:Polyphemus_head_Colosseum.JPG>. Acesso em: 26 fev. 2019.
MANSKE, Magnus. Colheita de uma mandrágora (Medicina antiqua). 29 set. 2010. Imagem escaneada. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ernte_eines_Alrauns_(Medicina_antiqua).jpg?uselang=pt-br > Acesso em: 26 fev. 2019.
V1ADIS1AV. Marta e dragão. 18 jul. 2015. Disponível em:<https://commons.wikimedia.org/wiki/File:MarthaundDrache. jpg?uselang=pt-br#filehistory> Acesso em: 26 fev. 2019.
Problematização
ATIVIDADE 2
Orientações:
- Em seguida, distribua uma cópia da Atividade 2 para os grupos. Chame a atenção para as orientações que já estão no material.
- Projete o slide com o comando.
- Acompanhe a atividade estimulando a reflexão e orientando acerca da análise das imagens, sem, no entanto, desconsiderar o protagonismo dos estudantes. Circule entre os grupos, auxiliando no que for necessário, estimulando-os a pensar, a buscar as respostas com o auxílio do material disponível.
Sugere-se o tempo de 8 minutos para que respondam a atividade proposta.
- Ao encerrar o tempo previsto, indique (ou peça voluntariamente) três estudantes para falar sobre a origem dos monstros e sobre alguns exemplos de monstros que habitavam o pensamento da sociedade medieval (2 minutos).
- Em seguida, peça a outros três estudantes para falar sobre o que o grupo destacou como interessante, na tabela da Atividade 2 (2 minutos).
- Recolha o material de todos os grupos, para fazer a correção e verificar a necessidade de retomada do conteúdo, em momento posterior.
- Siga para a Sistematização.
Link para o documento da Atividade 2:
Referências das imagens da Atividade 2:
ESCOBAR, Rodrigo Ferrarezi. O lobisomem. 25 dez. 2007. Gravura. Disponível em:<https://commons.wikimedia.org/wiki/ File:Lobisomem.jpg> Acesso em: 26 fev. 2019.
JONSTONUS, Joannes. Martigora engraving. 1678. Gravura. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/ File:Martigora_engraving.jpg> Acesso em: 26 fev. 2019.
NÓBREGA, Luis Felipe da Silva. 2019. Fotografia. Acervo pessoal. Acesso em: 28 fev. 2019.
ORSETTOGOMMOSO2. Mula sem cabeça. 12 dez. 2013. Gravura. Disponível em:<https://commons.wikimedia.org/wiki/ File:Mulasemcabeca.JPG> Acesso em: 26 fev. 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
- Distribua para cada grupo o documento da Sistematização.
- Projete o slide com os comandos.
- Explique que poderão produzir qualquer imagem que acreditarem traduzir o que eles entendem como monstruosidade nos dias de hoje esclarecendo que deverão escrever este significado, abaixo da imagem, ao concluírem a produção.
- Pode ajudá-los na reflexão com algumas perguntas:
- O que eu vejo como algo que se apresenta diferente do que deveria ser e nos transmite sentimentos ruins?
- Como podemos expressar o medo, o pavor ou mesmo a tristeza em relação àquilo que nos faz mal?
- Que relação podemos fazer desta monstruosidade descrita no texto com aspectos que observamos em pessoas próximas de nós?
- Reserve os últimos 2 minutos da aula para uma rápida apresentação de algumas produções.
- Solicite que dois estudantes representem seus grupos apresentando à turma a sua produção. Peça que alguém de outro grupo teça comentários sobre os monstros produzidos pelos colegas.
Espera-se que apareçam nas respostas, além de medos/inseguranças/pavores características do imaginário de um público ainda infantil, questões que apontem problemas vivenciados no convívio social contemporâneo, marcado por violência, intolerância, preconceitos, desigualdades e tantos outros fatores que podem ser elencados na produção de cenários monstruosos.
- Recolha todo o material e coloque-o exposto na sala, em um painel, pendurando em um varal, ou simplesmente distribuído nos espaços disponíveis, para que todos possam ter acesso ao que foi produzido pela turma (pode até mesmo retomar a discussão em outra aula).
Link para o documento da Sistematização - Imagem Monstro:
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou Link), Whatsapp, Email ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter,Padlet, Anchor.fm.
Contexto
O objetivo desta aula é entender a monstruosidade como parte da mentalidade medieval.
Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Vamos falar sobre monstros? Desperte a atenção dos alunos para o tema da aula, perguntando quais são os monstros que eles conhece e pedindo para citarem as principais características deles. A partir deste levantamento, produza uma nuvem de palavras, mapeando visualmente as percepções da turma. Ela pode ser feita de modo colaborativo por meio do Mentimeter ( veja como usá-lo aqui - ative a tradução apertando o botão direito do mouse).
Compartilhe o resultado desta nuvem com os alunos e proponha que reflitam:
- Como nos sentimos diante da ideia destes monstros?
- Como será que eles surgiram?
- Quais referências a monstros vemos ou escutamos em nosso dia a dia?
Problematização
Convide os alunos a explorarem o universo dos monstros, investigando contextos em que foram marcantes, algumas das características deles e como reconhecê-las.
Disponibilize o documento com o texto base e a ficha de imagens da Atividade 1.
Oriente-os e diga que devem identificar cada monstro de acordo com as descrições feitas no texto. Uma forma de disponibilizar as imagens promovendo a interação entre os alunos, em uma análise colaborativa, é criar um álbum de figurinhas destes monstros em um mural do Padlet (veja como fazer aqui). Eles poderão usar os comentários e reações para se expressarem.
Peça que elaborem uma conclusão sobre qual contexto é mencionado no texto:
- Qual sociedade é esta, mencionada no texto e marcada por um imaginário repleto de monstros?
- Quais referências de tempo (séculos) encontramos? Monstros desta época ainda são retratados em jogos e séries?
Sistematização
Vamos representar nossos monstros! Proponha que se expressem sobre o que consideram como “monstruosidade” nos dias de hoje. Para incentivar a imaginação, peça que, além dos desenhos, criem pequenas narrativas explicando sobre estes monstros como se fossem contos atuais. Os alunos devem gravar áudios destes contos, colocando bastante emoção para que fiquem ainda mais interessantes. Você pode criar uma playlist destes contos em um site gratuito, facilitando que todos possam ter um momento de escuta dos trabalhos. O Achor.fm pode ser usado para isso (veja como fazer aqui).
Convite às famílias
É interessante que se atentem às narrativas construídas pelos alunos ao representarem s monstros atuais. Peçam que contem como elaboraram as criações e quais referências usaram. Com isso, podem explorar medos, curiosidades, valores e outros aspectos percebidos pelos alunos. Vamos refletir com eles sobre estes monstros e, juntos, criar estratégias de como enfrentá-los?
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Ivonilda Andrade
Mentor: Luis Felipe Nobrega
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Lógicas de organização política.
Objeto(s) de conhecimento: A passagem do mundo antigo para o mundo medieval.A fragmentação do poder político na Idade Média.
Habilidade(s) da BNCC: EF06HI14 Identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços.
Palavras-chave: Idade Média, imaginário, cultura medieval, monstros.
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