Fontes 1 - Escola Calmeac
Plano de Aula
Plano de aula: Cotidiano asteca
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Características dos povos indígenas americanos
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF06HI08) “Identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos astecas, maias e incas e dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras”, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: caderno, lápis, caneta, borracha e dicionário. Fontes impressas para cada grupo.
Material complementar:
Fontes do grupo 1 - Escola Calmeac
Fontes do grupo 2 - Mito de fundação de Tenochtitlan
Fontes do grupo 3 - Sacrifícios humanos
Fontes do grupo 4 - Guerras
Fontes do grupo 5 - Religião e tzompantli
Fontes do grupo 6 - Impostos
Imagem da bandeira do México
Imagem do site da Receita Federal, Imposto de renda
Imagem de crianças em uma escola de Pernambuco
Professor, para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que você não forneça a eles as Informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico desses documentos, pois isso os impediria de construir o contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.
Para você saber mais: Este plano de aula é baseado na análise de dois códices astecas, o Códice Mendoza e o Códice Florentino. Os códices são livros escritos pelos astecas no período pré-colonial e colonial. O Códice Mendoza é datado de 1541, foi escrito pelos astecas a mando do primeiro vice-rei da Nova Espanha, Antonio de Mendoza. O Códice Mendoza é dividido em três partes, na primeira é contada a história do povo asteca, começando pela lenda de fundação de Tenochtitlan. A segunda parte mostra os impostos devidos pelas regiões conquistadas pelos astecas e, a última parte, trata do cotidiano do povo asteca. O Códice Florentino recebe este nome por estar guardado na cidade de Florença, na Itália. Ele foi escrito, assim como o Códice Mendoza, após a conquista do império asteca. Frei Bernardino de Sahagún foi o responsável pela produção do códice, contando com a ajuda de anciões astecas que respondiam perguntas e estudantes astecas, que faziam o papel de intérpretes.
Códice Mendoza, fonte: Biblioteca e humanidades digitais, disponível em https://bdh.hypotheses.org/ acesso em 27 de janeiro de 2019.
Códice Florentino, fonte: Biblioteca Mundial Digital, disponível em https://www.wdl.org/pt/item/10096/ acesso em 27 de janeiro de 2019.
GOLDWASSER, Maria Júlia. A civilização asteca. Editora Zahar, disponível em https://zahar.com.br/sites/default/files/arquivos/trecho_-_a_civilizacao_asteca_0.pdf acesso em 27 de janeiro de 2019. Livro onde a autora aborda diversas características da civilização asteca.
Documentário “História da civilização asteca”, produzido pelo History Channel, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=6l8OX1Oxjtc acesso em 27 de janeiro de 2019. Documentário aborda diversos aspectos da civilização asteca, mostra diversos documentos e achados arqueológicos relacionados a este povo.
Animação, “grandes civilizações, os astecas”. Animação produzida pela TV Escola que mostra a civilização asteca. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=mN9iCG6fctE acesso em 27 de janeiro de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam onde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Preparando a sala: Antes de iniciar a aula, deixe a sala preparada para a prática. Deixar a sala preparada para a prática é fundamental para que ela possa acontecer em uma aula. Caso a sala de aula seja pequena ou que a turma tenha muitos alunos, tente realizar a aula em um local aberto, como o pátio da escola. Monte seis grupos com as carteiras. Iimprima um arquivo “prismas de mesa”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jsqBQk6FTRwKhZEevT8RSuk4RXjqFFBjhpD7XsFFm26TfAzbu9zaXVKa2tNC/his6-08und05-prisma-de-mesa-astecas.pdf acesso em 27 de janeiro de 2019, e coloque um prisma em cada grupo. Em seguida, coloque as fontes impressas necessárias para cada grupo trabalhar (abaixo).
Grupo 1 - Escola Calmeac, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DdHczEdDTEZu5GenpnmU4fmrMZtukkq9RSYz5NeegERwvPp8EWj4ZFp8rccD/his6-08und05-fontes-1-escola-calmeac.pdf acesso em 27 de janeiro de 2019.
Grupo 2 - Mito de fundação de Tenochtitlan, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/H62TSgZkKYXA425CbNgGckCWVeFgWzK4PUYUEuDMZazNMYvW9GCY8QWegd3Z/his6-08und05-fontes-2-mito-de-fundacao-de-tenochtitlan.pdf acesso em 27 de janeiro de 2019.
Grupo 3 - Sacrifícios humanos, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tRTFmMYSykZCpbJPB724k4sDYwentZaMGd4jFZYA6PjWrhqUSdRRkhFHRWWe/his6-08und05-fontes-3-sacrificios-humanos.pdf acesso em 27 de janeiro de 2019.
Grupo 4 - Guerras, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FszSE8TvB7psZq8487pA76vDkA8QfwzxE553G5qvr9fVcCQZb5yE2WkRjgh3/his6-08und05-fontes-4-guerras.pdf acesso em 27 de janeiro de 2019.
Grupo 5 - Religião e tzompantli, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tFz75XXAKX9gAsg7Pvq8EsW748a8TnaJjD62czJMx8HuTPgqUpezTernAW7M/his6-08und05-fontes-5-religiao-e-tzompantli.pdf acesso em 27 de janeiro de 2019.
Grupo 6 - Impostos, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HpE53PxtAzjE3SPTEhnMRhty244TBvWuUtjxMgq4WQgcUjMy5wBxEFzmXdjC/his6-08und05-fontes-6-impostos.pdf acesso em 27 de janeiro de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Organize a turma em 6 grupos. Tente deixar no mesmo grupo alunos que possam se apoiar mutuamente para a realização da atividade. Peça para que cada grupo sente em seu local. Em seguida, entregue para cada grupo a imagem da bandeira do México, disponível em https://en.wikipedia.org/wiki/Flag_of_Mexico#/media/File:Flag_of_Mexico.svg acesso em 27 de janeiro de 2019; a imagem do site da Receita Federal, disponível em http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-03/saiba-como-recuperar-o-recibo-do-imposto-de-renda-de-2016 acesso em 27 de janeiro de 2019; e a imagem de alunos em uma escola em Pernambuco, disponível em http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2018-09/nota-do-ideb-por-escola-esta-disponivel-na-internet acesso em 27 de janeiro de 2019. Em seguida, passe as perguntas do slide a seguir no quadro ou projete-as para os estudantes. Deixe que os estudantes construam suas respostas. Após ouvir algumas respostas, destaque a cena no centro da bandeira do México, pergunte aos estudantes o que ocorre na cena representada, quais elementos estão presentes. No centro da bandeira temos uma águia sobre um cacto e com uma serpente em seu bico. Um dos grupos utilizará esta informação para realizar a atividade da problematização.
Para você saber mais: Este plano de aula é baseado na análise de dois códices astecas, o Códice Mendoza e o Códice Florentino. Os códices são livros escritos pelos astecas no período pré-colonial e colonial. O Códice Mendoza é datado de 1541, foi escrito pelos astecas a mando do primeiro vice-rei da Nova Espanha, Antonio de Mendoza. O Códice Mendoza é dividido em três partes, na primeira é contada a história do povo asteca, começando pela lenda de fundação de Tenochtitlan. A segunda parte mostra os impostos devidos pelas regiões conquistadas pelos astecas e, a última parte, trata do cotidiano do povo asteca. O Códice Florentino recebe este nome por estar guardado na cidade de Florença, na Itália. Ele foi escrito, assim como o Códice Mendoza, após a conquista do império asteca. Frei Bernardino de Sahagún foi o responsável pela produção do códice, contando com a ajuda de anciões astecas, que respondiam perguntas, e estudantes astecas, que faziam o papel de intérpretes.
Códice Mendoza, fonte: Biblioteca e humanidades digitais, disponível em https://bdh.hypotheses.org/ acesso em 27 de janeiro de 2019.
Códice Florentino, fonte: Biblioteca Mundial Digital, disponível em https://www.wdl.org/pt/item/10096/ acesso em 27 de janeiro de 2019.
GOLDWASSER, Maria Júlia. A civilização asteca. Editora Zahar, disponível em https://zahar.com.br/sites/default/files/arquivos/trecho_-_a_civilizacao_asteca_0.pdf acesso em 27 de janeiro de 2019. Livro onde a autora aborda diversas características da civilização asteca.
Documentário “História da civilização asteca”, produzido pelo History Channel, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=6l8OX1Oxjtc acesso em 27 de janeiro de 2019. Documentário aborda diversos aspectos da civilização asteca, mostra diversos documentos e achados arqueológicos relacionados a este povo.
Animação, “grandes civilizações, os astecas”. Animação produzida pela TV Escola que mostra a civilização asteca. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=mN9iCG6fctE acesso em 27 de janeiro de 2019.
Contexto
Tempo sugerido:
Orientações: Organize a turma em 6 grupos. Tente deixar no mesmo grupo alunos que possam se apoiar mutuamente para a realização da atividade. Peça para que cada grupo sente em seu local. Em seguida, entregue para cada grupo a imagem da bandeira do México, disponível em https://en.wikipedia.org/wiki/Flag_of_Mexico#/media/File:Flag_of_Mexico.svg acesso em 27 de janeiro de 2019; a imagem do site da Receita Federal, disponível em http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-03/saiba-como-recuperar-o-recibo-do-imposto-de-renda-de-2016 acesso em 27 de janeiro de 2019; e a imagem de alunos em uma escola em Pernambuco, disponível em http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2018-09/nota-do-ideb-por-escola-esta-disponivel-na-internet acesso em 27 de janeiro de 2019. Em seguida, passe as perguntas do slide a seguir no quadro ou projete-as para os estudantes. Deixe que os estudantes construam suas respostas. Após ouvir algumas respostas, destaque a cena no centro da bandeira do México, pergunte aos estudantes o que ocorre na cena representada, quais elementos estão presentes. No centro da bandeira temos uma águia sobre um cacto e com uma serpente em seu bico. Um dos grupos utilizará esta informação para realizar a atividade da problematização.
Para você saber mais: Este plano de aula é baseado na análise de dois códices astecas, o Códice Mendoza e o Códice Florentino. Os códices são livros escritos pelos astecas no período pré-colonial e colonial. O Códice Mendoza é datado de 1541, foi escrito pelos astecas a mando do primeiro vice-rei da Nova Espanha, Antonio de Mendoza. O Códice Mendoza é dividido em três partes, na primeira é contada a história do povo asteca, começando pela lenda de fundação de Tenochtitlan. A segunda parte mostra os impostos devidos pelas regiões conquistadas pelos astecas e, a última parte, trata do cotidiano do povo asteca. O Códice Florentino recebe este nome por estar guardado na cidade de Florença, na Itália. Ele foi escrito, assim como o Códice Mendoza, após a conquista do império asteca. Frei Bernardino de Sahagún foi o responsável pela produção do códice, contando com a ajuda de anciões astecas, que respondiam perguntas, e estudantes astecas, que faziam o papel de intérpretes.
Códice Mendoza, fonte: Biblioteca e humanidades digitais, disponível em https://bdh.hypotheses.org/ acesso em 27 de janeiro de 2019.
Códice Florentino, fonte: Biblioteca Mundial Digital, disponível em https://www.wdl.org/pt/item/10096/ acesso em 27 de janeiro de 2019.
GOLDWASSER, Maria Júlia. A civilização asteca. Editora Zahar, disponível em https://zahar.com.br/sites/default/files/arquivos/trecho_-_a_civilizacao_asteca_0.pdf acesso em 27 de janeiro de 2019. Livro onde a autora aborda diversas características da civilização asteca.
Documentário “História da civilização asteca”, produzido pelo History Channel, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=6l8OX1Oxjtc acesso em 27 de janeiro de 2019. Documentário aborda diversos aspectos da civilização asteca, mostra diversos documentos e achados arqueológicos relacionados a este povo.
Animação, “grandes civilizações, os astecas”. Animação produzida pela TV Escola que mostra a civilização asteca. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=mN9iCG6fctE acesso em 27 de janeiro de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 33 minutos
Orientações: Solicite que os estudantes analisem as fontes que seu grupo tem disponível:
Grupo 1 - Escola Calmeac, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DdHczEdDTEZu5GenpnmU4fmrMZtukkq9RSYz5NeegERwvPp8EWj4ZFp8rccD/his6-08und05-fontes-1-escola-calmeac.pdf acesso em 27 de janeiro de 2019.
Grupo 2 - Mito de fundação de Tenochtitlan, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/H62TSgZkKYXA425CbNgGckCWVeFgWzK4PUYUEuDMZazNMYvW9GCY8QWegd3Z/his6-08und05-fontes-2-mito-de-fundacao-de-tenochtitlan.pdf acesso em 27 de janeiro de 2019.
Grupo 3 - Sacrifícios humanos, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tRTFmMYSykZCpbJPB724k4sDYwentZaMGd4jFZYA6PjWrhqUSdRRkhFHRWWe/his6-08und05-fontes-3-sacrificios-humanos.pdf acesso em 27 de janeiro de 2019.
Grupo 4 - Guerras, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FszSE8TvB7psZq8487pA76vDkA8QfwzxE553G5qvr9fVcCQZb5yE2WkRjgh3/his6-08und05-fontes-4-guerras.pdf acesso em 27 de janeiro de 2019.
Grupo 5 - Religião e tzompantli, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tFz75XXAKX9gAsg7Pvq8EsW748a8TnaJjD62czJMx8HuTPgqUpezTernAW7M/his6-08und05-fontes-5-religiao-e-tzompantli.pdf acesso em 27 de janeiro de 2019.
Grupo 6 - Impostos, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HpE53PxtAzjE3SPTEhnMRhty244TBvWuUtjxMgq4WQgcUjMy5wBxEFzmXdjC/his6-08und05-fontes-6-impostos.pdf acesso em 27 de janeiro de 2019.
Explique que cada grupo tem à disposição uma fonte iconográfica, uma fonte escrita e algumas perguntas norteadoras para a apresentação.
Em seguida, informe que os grupos terão 10 minutos para analisar as fontes e preparar suas apresentações. Cada apresentação deverá ter, no máximo, 3 minutos. Solicite que os grupos usem as fontes disponíveis em suas apresentações. As perguntas norteadoras servem para a análise da fonte e para a produção da apresentação, ou seja, as respostas para as perguntas norteadoras devem ser a base da apresentação de cada grupo.
Após os dez minutos, solicite que cada grupo, intercaladamente, faça sua apresentação. Peça para que os estudantes dos grupos que não estão apresentando façam o registro em seus cadernos das apresentações dos colegas.
Para você saber mais: Este plano de aula é baseado na análise de dois códices astecas, o Códice Mendoza e o Códice Florentino. Os códices são livros escritos pelos astecas no período pré-colonial e colonial. O Códice Mendoza é datado de 1541, foi escrito pelos astecas a mando do primeiro vice-rei da Nova Espanha, Antonio de Mendoza. O Códice Mendoza é dividido em três partes, na primeira é contada a história do povo asteca, começando pela lenda de fundação de Tenochtitlan. A segunda parte mostra os impostos devidos pelas regiões conquistadas pelos astecas e, a última parte, trata do cotidiano do povo asteca. O Códice Florentino recebe este nome por estar guardado na cidade de Florença, na Itália. Ele foi escrito, assim como o Códice Mendoza, após a conquista do império asteca. Frei Bernardino de Sahagún foi o responsável pela produção do códice, contando com a ajuda de anciões astecas, que respondiam perguntas, e estudantes astecas, que faziam o papel de intérpretes.
Códice Mendoza, fonte: Biblioteca e humanidades digitais, disponível em https://bdh.hypotheses.org/ acesso em 27 de janeiro de 2019.
Códice Florentino, fonte: Biblioteca Mundial Digital, disponível em https://www.wdl.org/pt/item/10096/ acesso em 27 de janeiro de 2019.
GOLDWASSER, Maria Júlia. A civilização asteca. Editora Zahar, disponível em https://zahar.com.br/sites/default/files/arquivos/trecho_-_a_civilizacao_asteca_0.pdf acesso em 27 de janeiro de 2019. Livro onde a autora aborda diversas características da civilização asteca.
Documentário “História da civilização asteca”, produzido pelo History Channel, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=6l8OX1Oxjtc acesso em 27 de janeiro de 2019. Documentário aborda diversos aspectos da civilização asteca, mostra diversos documentos e achados arqueológicos relacionados a este povo.
Animação, “grandes civilizações, os astecas”. Animação produzida pela TV Escola que mostra a civilização asteca. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=mN9iCG6fctE acesso em 27 de janeiro de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Após as apresentações, deixe os alunos sentados em seus respectivos grupos e solicite que cada aluno, em uma folha sulfite, desenhe um códice da sua realidade inspirado nos códices astecas. Solicite que o estudante faça um cabeçalho com seus dados de identificação. Solicite que os estudantes façam o desenho com o objetivo de informar a alguém que não conhece sua cultura, como os códices astecas. Após todos os estudantes terminarem seus códices, fixe-os no mural da sala. Deixe que os estudantes vejam os códices dos colegas e que conversem sobre suas produções.
Para você saber mais: este plano de aula é baseado na análise de dois códices astecas, o Códice Mendoza e o Códice Florentino. Os códices são livros escritos pelos astecas no período pré-colonial e colonial. O Códice Mendoza é datado de 1541, foi escrito pelos astecas a mando do primeiro vice-rei da Nova Espanha, Antonio de Mendoza. O Códice Mendoza é dividido em três partes, na primeira é contada a história do povo asteca, começando pela lenda de fundação de Tenochtitlan. A segunda parte mostra os impostos devidos pelas regiões conquistadas pelos astecas e, a última parte, trata do cotidiano do povo asteca. O Códice Florentino recebe este nome por estar guardado na cidade de Florença, na Itália. Ele foi escrito, assim como o Códice Mendoza, após a conquista do império asteca. Frei Bernardino de Sahagún foi o responsável pela produção do códice, contando com a ajuda de anciões astecas, que respondiam perguntas, e estudantes astecas, que faziam o papel de intérpretes.
Códice Mendoza, fonte: Biblioteca e humanidades digitais, disponível em https://bdh.hypotheses.org/ acesso em 27 de janeiro de 2019.
Códice Florentino, fonte: Biblioteca Mundial Digital, disponível em https://www.wdl.org/pt/item/10096/ acesso em 27 de janeiro de 2019.
GOLDWASSER, Maria Júlia. A civilização asteca. Editora Zahar, disponível em https://zahar.com.br/sites/default/files/arquivos/trecho_-_a_civilizacao_asteca_0.pdf acesso em 27 de janeiro de 2019. Livro onde a autora aborda diversas características da civilização asteca.
Documentário “História da civilização asteca”, produzido pelo History Channel, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=6l8OX1Oxjtc acesso em 27 de janeiro de 2019. Documentário aborda diversos aspectos da civilização asteca, mostra diversos documentos e achados arqueológicos relacionados a este povo.
Animação, “grandes civilizações, os astecas”. Animação produzida pela TV Escola que mostra a civilização asteca. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=mN9iCG6fctE acesso em 27 de janeiro de 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter,Editor de imagens do celular, Paintbrush Padlet.
Contexto
O objetivo desta aula é identificar alguns aspectos do cotidiano Asteca em códices do século XVI, relacionando-os com o nosso cotidiano.
Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp ou email os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrem da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Inicie a aula despertando atenção dos alunos para o tema estudado. Disponibilize as imagens do slide e intrigue-os:
- Qual a relação da bandeira mexicana , da cobrança de impostos e de crianças em uma escola com os astecas?
A pergunta não precisa ser respondida definitivamente neste momento. Convide-os a encontrar a resposta ao longo da aula.
Problematização
Informe-os de que, nesta etapa, os alunos terão a missão de descobrir mais a respeito do mundo Asteca. Nesta atividade, há 6 documentos, cada um contém um texto, uma imagem e questões a serem analisadas sobre uma característica asteca. Você pode eleger a melhor forma de abordagem deles com a sua turma:
Opção 1: Caso os alunos realizem a atividade individualmente, oriente-os a escolher, pelo menos, 3 dos documentos para estudo (de preferência, aqueles que ajudem a responder a pergunta do início da aula).
Opção 2: Caso haja possibilidade dos alunos interagirem por meio de troca de mensagens no Whatsapp, ou de outras ferramentas, oriente-os a formarem grupos de até 3 pessoas. Disponibilize o conjunto de documentos para que realizem seu estudo.
Estabeleça um prazo para que possam realizar a leitura, análise e preenchimento da tabela, e lhes deem a devolutiva. Além da tabela, devem dizer se já sabem dar uma resposta à questão colocada no início da aula!
Sistematização
Oriente os alunos a produzirem códices manualmente, ou utilizando recursos digitais, como o Editor de imagens do celular ou o Paintbrush (veja aqui como usá-lo).
É recomendável que criem um mural digital colaborativo para organizar e compartilhar os trabalhos da turma. Ele pode ser caracterizado, por exemplo, como “Museu Virtual dos Nossos Códices Astecas” (o Padlet é uma boa ferramenta para este trabalho, veja aqui como usá-lo). Peça que acrescentem legendas as postagens e utilizem os comentários e avaliações para interagir com os trabalhos dos colegas.
Convite às famílias
Vamos conhecer mais a respeito dos Astecas?
Animação, “grandes civilizações, os astecas”. Animação produzida pela TV Escola que mostra a civilização asteca. Disponível aqui.
Vídeo educativo: “A História dos Astecas e Chegada dos espanhóis na América - Contado no México”. Débora Aladim, 04/12/2018. Disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Jair Ferreira
Mentor: Elisa Vilalta
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades
Objeto(s) de conhecimento: Os povos indígenas originários do atual território brasileiro e seus hábitos culturais e sociais.
Habilidade(s) da BNCC: EF06HI08 Identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos astecas, maias e incas e dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras.
Palavras-chave: Cotidiano asteca, mito de fundação, bandeira méxico, educação, guerras, tributos, sacrifícios.
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