Letra Samba enredo Porto da Pedra 1995
Plano de Aula
Plano de aula: As cidades medievais
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Mediterrâneo antigo
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI15, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para realizar a aula serão utilizados projetor ou tela interativa (que poderá precisar também de computador), material impresso, material para desenho e pintura, aparelho de som (caso não tenha áudio integrado ao projetor).
Se não dispor dos recursos audiovisuais, poderá fazer a impressão dos materiais ou mesmo utilizar painéis e anotações prévias do material a ser usado, de acordo com as orientações contidas no plano.
É recomendável que antes do desenvolvimento desta aula sejam feitas algumas discussões acerca dos aspectos físicos e geográficos das cidades medievais, que, por necessidade de defesa, estavam quase sempre em locais de difícil acesso e onde pudesse usar recursos naturais para se defenderem, além das enormes muralhas.
Material complementar:
Link para imprimir a letra da música
Link para acessar o samba enredo da Porto da Pedra em 1995 (letra e música): https://www.letras.mus.br/sambas/958845/
Link para o Documento 1- Cidade medieval
Link para o Documento 2- Expansão demográfica do Ocidente cristão
Link para o Documento 3- Cartão-postal
Link para impressão das imagens dos slides da Sistematização
Para você saber mais:
ARCH SEARCH. Urbanização Idade Média. 9 mai. 2018. Disponível em: <https://www.archsearchapp.com.br/single- post/2018/05/09/Arch-Hoje-Arch-Curiosidades--Urbaniza%C3%A7%C3%A3o-Idade-M%C3%A9dia> Acesso em: 2 fev. 2019.
FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média: nascimento do Ocidente. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Brasiliense, 2001. Disponível em: <http://www.letras.ufrj.br/veralima/historia_arte/Hilario-Franco-Jr-A-Idade-Media-PDF.pdf> Acesso em: 15 dez. 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É muito importante começar com esta apresentação para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Professor, para garantir o protagonismo dos alunos, é necessário que você não vá diretamente para a razão que motivou a formulação desta atividade (possibilitar o entendimento acerca da dinâmica da circulação de pessoas nas cidades da Idade Média, desfazendo a ideia de insignificância das atividades vinculadas a ela neste período).
Divida a turma em grupos com três componentes (esta formação deve permanecer até o fim da aula).
Projete a imagem do slide e distribua entre os grupos a letra do samba-enredo de 1995 da Escola de Samba do Rio de Janeiro, Unidos do Porto da Pedra. É recomendável que a música também seja reproduzida em áudio ou em vídeo, enquanto os estudantes acompanham a leitura da letra.
Ao término da reprodução/leitura, estabeleça uma discussão, instigando a turma por meio de algumas perguntas que possam iniciar uma relação com o conteúdo da aula:
- De que trata a música? Ela faz uma distinção entre diferentes partes de município? Quais?
- Alguém na turma vive no campo ou na cidade?
- Como é viver na cidade?
- Como a música apresenta a vida na cidade/nos centros urbanos? Onde ela é mais acelerada e onde é mais tranquila?
- O que vocês acham que aconteceu com as cidades romanas por causa da crise ocorrida no Império? Será que elas ficaram desabitadas?
Destaque as falas mais significativas, que traga questões sobre a manutenção da vida urbana, destacando a convivência e interdependência entre campo e cidade.
Link para imprimir a letra da música
Referência da imagem do slide 1
ALMEIDA, Ricardo. Final da disputa de samba-enredo na Unidos do Porto da Pedra. Fotografia. Próprio trabalho, CC BY-SA 4.0. Disponível em: < https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid= 60735579 > Acesso em: 3 fev. 2019.
Link para acessar o samba-enredo da Porto da Pedra em 1995 (letra e música):
http://www.galeriadosamba.com.br/escolas- de-samba/unidos-do-porto-da-pedra/1995/
Como adequar à sua realidade: Buscar também outras músicas, poemas ou outras linguagens artísticas regionais que tratem desta relação entre campo e cidade, caso entenda que o samba-enredo se tornará muito distante da turma.
Problematização
Tempo sugerido: 23 minutos.
Orientações: Prepare previamente todo o material a ser entregue à turma. Imprima os documentos disponíveis nos links abaixo, na quantidade que atenda uma cópia para cada grupo formado. Busque também garantir a heterogeneidade dos grupos, é sempre recomendável que haja colaboração entre os estudantes durante a realização da atividade, por isso, vale observar o equilíbrio quanto à condição de aprendizagem.
É muito importante fornecer todas as orientações antes de iniciar a atividade (sugere-se 3 minutos para isso).
Etapa 1:
- Distribua uma cópia do Documento 1 para cada grupo. Esclareça a necessidade de observarem atentamente as imagens para que tenham condição de responder às questões propostas e mostre como deverão registrar as informações. Explique que deverão ler cada pergunta, respondendo ao lado aquilo que o grupo concluir a respeito. Lembre que terão 8 minutos para realizar esta primeira atividade.
É fundamental que acompanhe a atividade, sem, no entanto, desconsiderar o protagonismo dos estudantes.
Indique (ou solicite a participação voluntária) dois estudantes para compartilhar as respostas dos grupos nos quais participaram da atividade, antes de ir para a próxima etapa. Utilize 2 minutos para isso.
Busque fechar as discussões levantado ainda algumas questões para a turma.
Exemplo: - Vocês sabem por que as cidades eram cercadas por muralhas?
- Como vocês imaginam a vida em um ambiente como este?
Link para o Documento 1- Cidade medieval
Referências das imagens e dos textos do Documento 1- Cidade medieval
Cidade medieval de Gradara com ao fundo a cidade de Cattolica no Mar Adriático. Foto de Siloé Mascolo. Trabalho próprio pelo carregador, CC BY-SA 4.0. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php? curid=74933882> Acesso em: 2 fev. 2019.
SANTISTA1982 . Cidade medieval de Gradara. Foto de Siloé Mascolo.Trabalho próprio pelo carregador, CC BY-SA 4.0. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/ index.php?curid=74933939> Acesso em: 2 fev. 2019.
LE GOFF, Jacques. O homem medieval. Lisboa: Ed. Estampa, 1998.
MUNICÍPIO DE GRADARA. Gradara capital da Idade Média. Disponível em: <https://translate.googleusercontent.com/ translate_c?depth=1&hl=pt-BR&prev=search&rurl=translate.google.com&sl=it&sp=nmt4&u=http://www.comune.gradara.pu.it/index.php%3Fid%3D600&xid=17259,15700021,15700186,15700190,15700248,15700253&usg=ALkJrhghmpDf9XlRBPrvLK5lKGcKxAfuHQ> Acesso em: 15 fev. 2019.
Etapa 2:
- Seguindo a mesma orientação anterior, distribua uma cópia do Documento 2 para cada grupo. Esclareça a necessidade de lerem os textos com bastante atenção, se colocando à disposição para eventuais dúvidas. Mostre como deverão registrar as informações, esclarecendo que deverão ler cada pergunta, respondendo ao lado aquilo que o grupo concluir a respeito.
Lembre que terão 10 minutos para realizar esta segunda etapa.
Circule entre os grupos e apoie no que for necessário tomando sempre o cuidado para não desconsiderar o protagonismo dos estudantes.
Da mesma forma que na etapa anterior, indique (ou solicite a participação voluntária) dois estudantes para compartilhar as respostas dos grupos nos quais participaram da atividade, antes de ir para a Sistematização. Utilize 2 minutos para isso.
Levante algumas questões complementares:
- O que significa esta circulação de pessoas nas cidades?
- Quando há aumento da população nas cidades, o que se pode pensar sobre a vida no campo?
- No caso das sociedades medievais, isso pode ter contribuído para outras mudanças que influenciaram no futuro, para a forma como
vivemos hoje em dia?
Link para o documento 2- Expansão demográfica do Ocidente cristão
Referências dos textos do Documento 2:
FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média: nascimento do Ocidente. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Brasiliense, 2001. p. 24-29.
LE GOFF, Jacques. O apogeu da cidade medieval. Trad. Antônio de Padua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1992. (O homem e a História). p. 5-7.
Como adequar à sua realidade: Busque pensar com os estudantes as dinâmicas que definiram o contexto das cidades onde vivem ou mais próximas de onde vivem, com base nas reflexões sobre os textos apresentados.
Para você saber mais:
ARCH SEARCH. Urbanização Idade Média. 9 mai. 2018. Disponível em: <https://www.archsearchapp.com.br/single- post/2018/05/09/Arch-Hoje-Arch-Curiosidades--Urbaniza%C3%A7%C3%A3o-Idade-M%C3%A9dia> Acesso em: 2 fev. 2019.
FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média: nascimento do Ocidente. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo : Brasiliense, 2001. Disponível em: <http://www.letras.ufrj.br/veralima/historia_arte/Hilario-Franco-Jr-A-Idade-Media-PDF.pdf> Acesso em: 15 dez. 2018.
Sistematização
Tempo sugerido: 17 minutos.
Orientações: Finalizadas todas as discussões, recolha todas as respostas dos grupos, para que se possa, posteriormente, promover uma discussão em torno do que for identificado quanto à aprendizagem esperada.
A proposta nesta Sistematização é levar os estudantes a pensar acerca das transformações ocorridas nas cidades ao longo do tempo mas também identificar as semelhanças tanto nas motivações na adoção de algumas medidas ou pela importância de alguns elementos e/ou práticas, evidenciando a cidade como um espaço de circulação de pessoas, produtos, crenças, valores etc., inclusive no contexto medieval.
Para iniciar, faça a exibição do primeiro slide pedindo que a turma observe atentamente as duas imagens. Durante a observação, estimule o pensamento do grupo, apresentando questões como as seguintes: (sugere-se um tempo de 2 minutos para esta reflexão).
- Qual a forma que os moradores da cidade representada na primeira imagem utilizam para protegê-la?
- O que a segunda imagem revela sobre as formas de proteção usadas na atualidade?
- Na primeira imagem a proteção é para toda a cidade, na segunda, para um único prédio. O que se pode pensar a respeito?
Solicite que uma ou duas pessoas expresse(m) sua conclusão.
Link para impressão das imagens dos slides da Sistematização
Referências das imagens do slide 1- Sistematização:
KOLLER, Felipe Sérgio. Vista da cidade medieval de Toledo, na Espanha. 17 de agosto de 2011. Fotografia. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vista_de_Toledo,_Espanha.JPG > Acesso em: 17 fev. 2019.
2RPD2015. Refúgios da liberdade. 29 jun. 2015. Fotografia. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File: Ref%C3%BAgios_da_Liberdade.JPG?uselang=pt-br> Acesso em: 17 fev. 2019.
Sistematização
Orientações: Siga a mesma orientação da exibição anterior. Peça para que a turma observe atentamente as imagens. Estimule o pensamento com as questões seguintes: (sugere-se um tempo de 2 minutos para esta reflexão).
- O que as igrejas representavam na Idade Média?
- Qual a importância delas hoje?
Solicite que uma ou duas pessoas expresse(m) sua conclusão.
Referências das imagens do slide 2 - Sistematização:
BJS. Chiesa Madre. Agosto de 2004. Fotografia. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Erice-Chiesa- Madre-bjs -1.jpg> Acesso em: 17 fev. 2019.
MAUMACH75. Igreja Vila do Araripe, Exu, Pernambuco, Brasil. 14 jul. 2012. Fotografia. Disponível em: <https://commo ns.wikimedia.org/wiki/File:Igreja_Vila_do_Araripe,_Exu,_Pernambuco,_Brasil.jpg?uselang=pt-br> Acesso em: 17 fev. 2019.
PALLOTTA, Leonardo. Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Santa Cruz Cabrália. 31 dez. 2004. Fotografia. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:A_primeira_igreja_do_brasil! _(106294859).jpg?uselang=pt-br> Acesso em: 17 fev. 2019.
Sistematização
Orientações: Siga a mesma orientação da exibição anterior. Peça que a turma observe atentamente as imagens. Estimule o pensamento com as questões seguintes: (sugere-se um tempo de 2 minutos para esta reflexão).
- O que vocês podem falar sobre as feiras medievais?
- Quais as semelhanças entre as feiras e/ou mercados da Idade Média e as(os) atuais?
- Quais atividades vocês identificam nas(os) feiras/mercados medievais?
Solicite que uma ou duas pessoas expresse(m) sua conclusão.
Referências das imagens do slide 3 - Sistematização:
COELHO, Luiz. Mercado Municipal de São Paulo, Brasil. 6 abr. 2013. Fotografia. Disponível em: <https://commons.wiki media.org/wiki/File:Mercado_municipal_de_Sao_Paulo,Brasil._29.jpg > Acesso em: 17 fev. 2019.
MYRABELLA. O mercado em Campo de Fiori, Roma, Itália. 0 ago. 2009. Fotografia. Disponível em: <https://commons. wikimedia.org/wiki/File:Campo_dei_Fiori.jpg > Acesso em: 17 fev. 2019.
Rodríguez, Enrique Íñiguez. Mercado medieval de Villena. 9 mar. 2014. Fotografia. Disponível em: <https://commons. wikimedia.org/wiki/File:Villena._Mercado_Medieval._Mural_1.jpg# > Acesso em: 17 fev. 2019.
TRICÔ, Natália. Feira medieval em Coimbra. 9 jun. 2007. Fotografia. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/ File:Feira_Medieval_-_Coimbra.jpg?uselang=pt-br#file > Acesso em: 17 fev. 2019.
Sistematização
Orientações: Concluídas as observações e as discussões, distribua uma cópia do Documento 3 para cada grupo. Em seguida, oriente cada um a produzir um cartão-postal, no qual deverão desenhar e/ou pintar algo que represente o que eles veem como muito importante na cidade onde moram ou a mais próxima (caso tenha estudantes de fora).
Deverão realizar a atividade em 10 minutos.
Após a produção, faça a exposição do material em um varal, que deverá ficar exposto por tempo suficiente para que todos possam observar os cenários eleitos por cada grupo. Uma opção interessante é utilizar o varal para retomar o conteúdo, ampliando algumas discussões para fixação
dos conteúdos aprendidos.
Link para o Documento 3 - Cartão-postal
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou Link), Whatsapp, Email ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Kahoot, Mentimeter, Padlet.
Contexto
O objetivo desta aula é compreender a importância das cidades na Idade Média.
Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Disponibilize a imagem do slide 1 e o samba enredo da Unidos do Porto da Pedra (letra, áudio ou vídeo). Proponha que os alunos reflitam:
- Segundo a letra como é viver no campo?
- E como é viver na cidade?
- Onde a vida é mais acelerada e onde é mais tranquila?
Recomende que conversem com familiares, para saber a respeito das experiências de vida no campo ou cidade: o que achavam das vidas lá e o que mais é marcante nas memórias, como músicas, alimentações, histórias etc.
Problematização
Convide os alunos a planejarem uma cidade, pergunte como pensam que deve ser a estrutura, população e atividades. Isso pode ser feito por meio de uma enquete no Kahoot (veja como usá-lo aqui), Mentimeter (veja como usá-lo aqui) ou em comentários via Whatsapp. Proponha, como base, que analisem algumas cidades construídas ao longo da História. Disponibilize as imagens da cidade medieval e fichas de análise sobre elas. Eles devem refletir:
- Como era viver naquelas cidades?
- Por que eram cercadas por muralhas?
Disponibilize o documento textual “A expansão da Idade Média Central” e solicite que façam uma leitura atenta (até mesmo em voz alta, é importante treinar em casa). Eles devem analisar:
- Quais as principais cidades citadas?
- O que aconteceu com a população destas cidades?
- Em qual período ocorreram mudanças em relação a esta população?
- Quais atividades eram desenvolvidas nestas cidades? Elas são importantes até hoje?
Os registros devem ser feitos no caderno, Google sala de aula ou outras mídias que já utilizam. Incentive-os a conversar sobre as análises, seja por meio de trocas de mensagem, via Whatsapp ou participação em um momento de videoconferência.
Sistematização
Proponha que elaborem um plano de como deve ser uma cidade. Disponibilize a imagem comparativa entre a cidade medieval e atual, para que reflitam acerca dos mecanismos de segurança. Quanto a este quesito, oriente-os a pensarem, também, sobre outros elementos importantes para a segurança de uma cidade, como a iluminação pública, por exemplo. Outras questões, como acesso a moradia, distribuição das pessoas, locais de trabalho e lazer, também podem fazer parte deste planejamento. O trabalho pode ser compartilhado com a turma em formato de texto, desenhos com legendas, áudios ou vídeos. O Padlet é uma das ferramentas em que podem ser publicados e vistos por todos (veja aqui como usá-lo).
Convite às famílias
Para que reflitam a respeito das estruturas urbanas no passado e no presente, indique que acesse:
- Vídeo sobre as cidades medievais ilustrado com Minecraft - “Baixa Idade Média: Renascimento Urbano e Comercial - Idade Média ep. 05”. Youtube, 16 set. 2017. Disponível aqui. Acesso em: 17/06/2020.
- Planejamento urbano no Brasil: um breve histórico. Politize. Disponível aqui. Acesso em: 17/06/2020.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Ivonilda Andrade
Mentor: Luis Felipe Nóbrega
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Lógicas de organização política.
Objeto(s) de conhecimento: O Mediterrâneo como espaço de interação entre as sociedades da Europa, da África e do Oriente Médio.
Habilidade(s) da BNCC: (EF06HI15) Descrever as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado.
Palavras-chave: Cidade, Idade Média, população.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA