Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Inicie a aula solicitando que os alunos leiam em voz alta o tema da aula. Questione o que ele significa e permita que dois ou três alunos exponham as suas opiniões a respeito. Não apresente as suas ideias nem conclua as análises feitas. A ideia é que os alunos reflitam sobre esse significado ao longo da aula.
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Pergunte aos alunos se eles já leram em algum lugar frases como as escritas no slide. Comente que, cada vez mais, é divulgado nas diferentes mídias a preocupação mundial com a preservação da natureza. Campanhas de conscientização são organizadas, protestos, manifestações, etc. Aprofunde essa conversa com os alunos perguntando o que eles imaginam que seja a causa dessa crescente preocupação. Eles devem ter a oportunidade de se pronunciarem sem julgamento, a linha de raciocínio de um é material valoroso para a construção do pensamento do outro. Para concluir essa contextualização, solicite aos alunos que reflitam sobre quais ações eles consideram que poderiam causar a destruição dos recursos naturais. Comente que essa reflexão será importante para as atividades que serão realizadas na sequência.
Como adequar à sua realidade: Caso ocorrem campanhas e/ou outras ações em prol da proteção ambiental em seu município, utilize-as de exemplo. Aproximar o tema a realidade do aluno facilita seu entendimento.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente aos alunos as 17 metas de objetivos de desenvolvimento sustentável traçadas pela Organização das Nações Unidas, que entraram em vigor em 2016, para serem alcançadas até 2030. Comente que essas metas são fruto da discussão entre muitos países e, se cumpridas, trarão benefícios para todo o mundo não só com relação à temática ambiental, mas também com relação a qualidade de vida dos diferentes povos.
Solicite que os alunos identifiquem quais dos objetivos estão relacionados ao meio ambiente. Envolva-os no assunto perguntando qual desses objetivos ambientais eles consideraram mais importante e por que. De acordo com a preferência dos alunos, aprofunde a análise de alguns desses objetivos.
Diga aos alunos que o estabelecimento de metas mundiais para o desenvolvimento sustentável nos trazem a esperança de um mundo melhor. Diante da análise desses objetivos, solicite que os alunos reflitam sobre o seguinte questionamento: No mundo de hoje, é possível garantir a perpetuação dos recursos indispensáveis à vida humana na Terra?
Para você saber mais:
Para conhecer melhor a respeito desse programa da Nações Unidas para o
Desenvolvimento, acesse o site do PNUD no seguinte endereço eletrônico:
Objetivos de desenvolvimento sustentável. PNUD, Brasil. Disponível em: <http://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/sustainable-development-goals.html>. Acesso em: 18 abr 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete a questão do slide e permita que os grupos se posicionem a respeito do questionamento. É esperado que eles reconheçam que para o atingir os objetivos globais é necessária também a mudança nas atitudes locais. Aprofunde a análise perguntando novamente aos alunos: Diante de tudo o que pode ser observado, é possível garantir a perpetuação dos recursos indispensáveis à vida humana na Terra? Deixe que alguns respondam e depois conclua a aula reforçando que é necessário o envolvimento de todos para a garantia da preservação dos recursos naturais.