GEO6_13UND10 - Problemas climáticos ambientais urbanos
Plano de Aula
Plano de aula: Problemas ambientais climáticos
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Políticas de ação local pensando o global.
Por: Regina Luiza Gouvea
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE13 de Geografia. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Os alunos serão levados a analisar e descrever os fenômenos da inversão térmica e da ilha de calor e refletirem sobre possíveis soluções para sanar ou amenizar esses problemas ambientais climáticos gerados ou agravados pela ação humana.
Para o desenvolvimento dessa aula, os alunos deverão estar organizados em grupos de 4 ou 5 alunos.
Materiais necessários: Quadro, cadernos e caneta, cópia das folhas de atividades.
Material complementar:
Observação dos esquemas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SCATRYmGaFNuW8Uevv6jmNbNe5YZVzrXHAhgAG6a9jzBU5mCvF5Uuc3MkH7v/geo6-13und10-problemas-climaticos-ambientais-urbanos.pdf
Frases embaralhadas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yt7nsBcYFnawCbVHKAPx4y5Uww9hGEWRdHmyE2XGe6XA2zFDfg2gfkmt5evu/geo6-13und10-frases-embaralhdas.pdf
Link das imagens:
Imagem do buraco na camada de ozônio:
NASA, Ozone 2001 sept 17. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ozonosfera#/media/File:Ozone_2001sept17_lrg.jpg>. Acesso em: 27 abr 2019.
Imagem de São Paulo:
Centro antigo de São Paulo, Brasil. Wikimedia commons. Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b6/Centro_Antigo_de_S%C3%A3o_Paulo_-_by_Lucas.JPG>. Acesso em: 27 abr 2019.
Imagem de Paris:
Poluição atmosférica em Paris. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Invers%C3%A3o_t%C3%A9rmica#/media/File:TourEiffelDepuisEstParisien1.jpg>. Acesso em: 27 abr 2019.
Materiais complementares:
ROCHA, Camilo. Porque o buraco na camada de Ozônio diminuiu, segundo a Nasa. Nexo Jornal, 09/01/2018. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/01/09/Por-que-o-buraco-na-camada-de-oz%C3%B4nio-diminuiu-segundo-a-Nasa1>. Acesso em: 27 abr 2019.
Contextos Prévios:
Espera-se que os alunos já tenham conhecimento sobre o que são atividades econômicas para que sejam capazes de compreender que algumas práticas podem gerar poluentes.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Comente com os alunos que um dos assuntos mais abordados mundialmente quando se trata de meio ambiente é o problema do aquecimento global. Solicite que leiam em conjunto o tema do slide e acrescente que, além do aquecimento pensado em escala global, vivenciamos outros problemas relacionados à temperatura em escala local, tais como a inversão térmica e as ilhas de calor.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO