GEO6_06UND05 - Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: O processo de degradação ambiental das paisagens brasileiras: causas e consequências
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Atividades de trabalho e transformações na paisagem local ao longo do tempo.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada aqui em sua totalidade, mas as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo do plano é fazer com que os alunos percebam as transformações que vêm ocorrendo ao longo dos anos nas paisagens naturais do Brasil, como a de grandes e importantes florestas assim como a Amazônia e a Mata Atlântica, por meio de processos degradantes desses espaços. E para isso, é proposta a metodologia de rotação por estações de aprendizagem, em que os alunos poderão participar ativamente de cada etapa.
Materiais necessários: Caderno dos alunos, lápis grafite ou caneta esferográfica, papel sulfite, cola branca, tesoura, revistas, jornais e projetor de slides.
Material complementar:
- Imagens da evolução do desmatamento na Amazônia na contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yuSW2dDneXf7A8jQDzG92NGRypdKpd5sjn4cQZdmeegJ8TqBrbgCPRmZ34wA/geo6-06und05-contextualizacao.pdf
- Atividades para a Estação 1 na ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BWQDmy9j7465U7c6zRAhvVJPazc8M4u8Tr3nGkyJuTG6mvpY5avTazKn9cqM/geo6-06und05-estacao-1.pdf
- Atividades para a Estação 2 na ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jateEehZuRydp929QCgs8CB5aW9mjBYRJwMaQRA39KBHPyeY3wzzEnZGpjdr/geo6-06und05-estacao-2.pdf
- Atividades para a Estação 4 na ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fEtXApYEmfewNEfBcjMDt627ffTwyCSCME2StapaDBE4Drdqs5w85kA3ahjQ/geo6-06und05-estacao-4.pdf
- Avaliação das estações de aprendizagem na sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eehTMx24aDABBVE5taY6htKgtBAepgvsBSBKNKV8PWxYsnEjUEqfypUfy8FH/geo6-06und05-sistematizacao.pdf
Link para as imagens:
Imagem 1: Desmatamento no Brasil 2002 a 2008. In.: Desmatamento no Brasil. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Desmatamento_no_Brazil,_por_bioma,_de_2002_a_2008..jpg>. Acesso em: 11 de mar. 2019.
Imagem 2: Desmatamento na Floresta Atlântica. In.: Desmatamento no Brasil. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Hillside_deforestation_in_Rio_de_Janeiro.jpg>. Acesso em: 11 de mar. 2019.
Imagem 3: Queimadas no Cerrado. In.: Desmatamento no Brasil. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Queimada_ABr_03.jpg>. Acesso em: 11 de mar. 2019.
Para você saber mais:
Vídeo acerca do desmatamento na Amazônia:
The Deforestation of the Amazon (A Time Lapse). 2012. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=hllU9NEcJyg>. Acesso em: 26 jan. 2019
Ferramenta interativa criada pela FAPESP, que poderá ser utilizada em sala de aula, como subsídio ao professor ou ao aluno: Amazônia. Revista Fapesp. Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/webdoc/amazonia/>. Acesso em: 18 jan. 2019.
Metodologias do ensino híbrido:
Três metodologias de ensino híbrido para testar na sala de aula. Disponível em: <https://www.grupociadetalentos.com.br/br/conteudo/3-metodologias-de-ensino-hibrido-para-testar-na-sala-de-aula>. Acesso em: 19 jan. 2019.
VALE, L.; SILVA, V. Rotação por estações: guia completo escrito por duas professoras. Disponível em: <https://silabe.com.br/blog/rotacao-por-estacoes/>. Acesso em: 19 jan. 2019.
Vídeo acerca de metodologia por estações de aprendizagem.
Rotação por estações: planejando uma aula inovadora. 2018. Disponivel em: <https://www.youtube.com/watch?v=QUBGupaKl3U>. Acesso em: 19 jan. 2019.
Contextos prévios: Para desenvolver esta aula é importante que já tenha discutido com os alunos o conceito de paisagem e os elementos naturais e culturais da paisagem, assim como já tenha realizado atividades de sistematização desse conhecimento. É necessário também que os alunos tenham conhecimento mínimo acerca das principais florestas e vegetações do Brasil, tais como a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica e o Cerrado. Caso seja necessário, retome os conteúdos antes de aplicar este plano.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente aos alunos o tema a ser abordado na aula, que consiste na discussão de como as paisagens naturais brasileiras vêm passando por um processo de transformação por meio da degradação ambiental. Informe que será proposto aos alunos uma atividade coletiva, consistindo na metodologia de rotação por estações de aprendizagem, refletindo acerca do tema proposto.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Para iniciar esta etapa, apresente o mapa do slide 4. Leve os alunos a interpreta-lo questionando-os o que veem, o que o mapa representa e quais as áreas do Brasil mais afetadas pelo desmatamento. Comente que a Mata Atlântica já não sobrou muitas árvores para desmatamento em virtude de seus processo acentuado no período de colonização e expansão urbana.
Apresente as demais imagens, que representam duas dentre as maiores ameaças aos ambientes brasileiros. Questione os alunos sobre as ações que vêm interferindo consideravelmente para as transformações das paisagens naturais do Brasil. Espera-se que eles comentem a respeito das queimadas, deslizamentos de terra, poluição de rios e mares, dentre outros.
Explique que o desmatamento, principalmente com o crescimento e desenvolvimento das indústrias posterior à 1950, aumentou consideravelmente no país, fazendo com que muitas áreas de florestas, venham se transformando gradativamente em áreas urbanas ou em áreas para produção agropecuária.
Caso não consiga projetar o slide 3, registre seu conteúdo no quadro. Não sendo possível também apresentar o vídeo do slide 4, a evolução do desmatamento da Amazônia representada no vídeo está disponível no documento do link a seguir, o qual poderá ser impresso para ser apresentado aos alunos, ou então organizar os alunos em grupos e entregá-los cópias.
Link para acesso ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=hllU9NEcJyg. Acesso em: 26 de janeiro de 2019.
Como adequar à sua realidade: Caso sua comunidade escolar esteja localizada em regiões costeiras ou de intensas atividades extrativistas ou de intensa atividade agropecuária, utilize esses espaços como referência em sala de aula, associando o conteúdo à possíveis vivências dos alunos. É importante destacar também possíveis áreas de preservação ambiental ou Unidades de Conservação próximas à escola ou na cidade. Neste caso, poderá ser proposto um trabalho de campo ou uma visita técnica, em outro momento, para que os alunos possam visualizar as tentativas de preservação ambiental, assim como as degradações que, na maioria das vezes, são realizadas de forma ilegal.
Para você saber mais:
Amazônia. Revista Fapesp. Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/webdoc/amazonia/>. Acesso em: 18 jan. 2019.
Deforestation in Rondonia. Wikimedia. Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/91/Amazon_Deforestation_in_Rondonia%2C_Brazil.ogv/800px--Amazon_Deforestation_in_Rondonia%2C_Brazil.ogv.jpg>. Acesso em: 26 jan. 2019.
ESA shows 30 years of deforestation in Amazon rainforest. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=3HusBCLws0Q>. Acesso em: 26 jan. 2019.
PEREIRA, Carlos. Aumenta em 11% queimadas no cerrado goiano. Disponível em: <http://www.dm.com.br/cotidiano/2018/08/aumenta-em-11-queimadas-no-cerrado-goiano.html>. Acesso em: 26 jan. 2019.
Veja antes e depois de Brumadinho e imagens aéreas da lama na cidade. Revista Veja. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/brasil/veja-antes-e-depois-de-brumadinho-e-imagens-aereas-de-lama-na-cidade/>. Acesso em: 26 jan. 2019.
Contextualização
Orientações: Para iniciar esta etapa, apresente o mapa do slide 4. Leve os alunos a interpreta-lo questionando-os o que veem, o que o mapa representa e quais as áreas do Brasil mais afetadas pelo desmatamento. Comente que a Mata Atlântica já não sobrou muitas árvores para desmatamento em virtude de seus processo acentuado no período de colonização e expansão urbana.
Apresente as demais imagens, que representam duas dentre as maiores ameaças aos ambientes brasileiros. Questione os alunos sobre as ações que vêm interferindo consideravelmente para as transformações das paisagens naturais do Brasil. Espera-se que eles comentem a respeito das queimadas, deslizamentos de terra, poluição de rios e mares, dentre outros.
Explique que o desmatamento, principalmente com o crescimento e desenvolvimento das indústrias posterior à 1950, aumentou consideravelmente no país, fazendo com que muitas áreas de florestas, venham se transformando gradativamente em áreas urbanas ou em áreas para produção agropecuária.
Caso não consiga projetar o slide 3, registre seu conteúdo no quadro. Não sendo possível também apresentar o vídeo do slide 4, a evolução do desmatamento da Amazônia representada no vídeo está disponível no documento do link a seguir, o qual poderá ser impresso para ser apresentado aos alunos, ou então organizar os alunos em grupos e entregá-los cópias.
Link para acesso ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=hllU9NEcJyg. Acesso em: 26 de janeiro de 2019.
Como adequar à sua realidade: Caso sua comunidade escolar esteja localizada em regiões costeiras ou de intensas atividades extrativistas ou de intensa atividade agropecuária, utilize esses espaços como referência em sala de aula, associando o conteúdo à possíveis vivências dos alunos. É importante destacar também possíveis áreas de preservação ambiental ou Unidades de Conservação próximas à escola ou na cidade. Neste caso, poderá ser proposto um trabalho de campo ou uma visita técnica, em outro momento, para que os alunos possam visualizar as tentativas de preservação ambiental, assim como as degradações que, na maioria das vezes, são realizadas de forma ilegal.
Para você saber mais:
Amazônia. Revista Fapesp. Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/webdoc/amazonia/>. Acesso em: 18 jan. 2019.
Deforestation in Rondonia. Wikimedia. Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/91/Amazon_Deforestation_in_Rondonia%2C_Brazil.ogv/800px--Amazon_Deforestation_in_Rondonia%2C_Brazil.ogv.jpg>. Acesso em: 26 jan. 2019.
ESA shows 30 years of deforestation in Amazon rainforest. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=3HusBCLws0Q>. Acesso em: 26 jan. 2019.
PEREIRA, Carlos. Aumenta em 11% queimadas no cerrado goiano. Disponível em: <http://www.dm.com.br/cotidiano/2018/08/aumenta-em-11-queimadas-no-cerrado-goiano.html>. Acesso em: 26 jan. 2019.
Veja antes e depois de Brumadinho e imagens aéreas da lama na cidade. Revista Veja. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/brasil/veja-antes-e-depois-de-brumadinho-e-imagens-aereas-de-lama-na-cidade/>. Acesso em: 26 jan. 2019.
Contextualização
Orientações: Para iniciar esta etapa, apresente o mapa do slide 4. Leve os alunos a interpreta-lo questionando-os o que veem, o que o mapa representa e quais as áreas do Brasil mais afetadas pelo desmatamento. Comente que a Mata Atlântica já não sobrou muitas árvores para desmatamento em virtude de seus processo acentuado no período de colonização e expansão urbana.
Apresente as demais imagens, que representam duas dentre as maiores ameaças aos ambientes brasileiros. Questione os alunos sobre as ações que vêm interferindo consideravelmente para as transformações das paisagens naturais do Brasil. Espera-se que eles comentem a respeito das queimadas, deslizamentos de terra, poluição de rios e mares, dentre outros.
Explique que o desmatamento, principalmente com o crescimento e desenvolvimento das indústrias posterior à 1950, aumentou consideravelmente no país, fazendo com que muitas áreas de florestas, venham se transformando gradativamente em áreas urbanas ou em áreas para produção agropecuária.
Caso não consiga projetar o slide 3, registre seu conteúdo no quadro. Não sendo possível também apresentar o vídeo do slide 4, a evolução do desmatamento da Amazônia representada no vídeo está disponível no documento do link a seguir, o qual poderá ser impresso para ser apresentado aos alunos, ou então organizar os alunos em grupos e entregá-los cópias.
Link para acesso ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=hllU9NEcJyg. Acesso em: 26 de janeiro de 2019.
Como adequar à sua realidade: Caso sua comunidade escolar esteja localizada em regiões costeiras ou de intensas atividades extrativistas ou de intensa atividade agropecuária, utilize esses espaços como referência em sala de aula, associando o conteúdo à possíveis vivências dos alunos. É importante destacar também possíveis áreas de preservação ambiental ou Unidades de Conservação próximas à escola ou na cidade. Neste caso, poderá ser proposto um trabalho de campo ou uma visita técnica, em outro momento, para que os alunos possam visualizar as tentativas de preservação ambiental, assim como as degradações que, na maioria das vezes, são realizadas de forma ilegal.
Para você saber mais:
Amazônia. Revista Fapesp. Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/webdoc/amazonia/>. Acesso em: 18 jan. 2019.
Deforestation in Rondonia. Wikimedia. Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/91/Amazon_Deforestation_in_Rondonia%2C_Brazil.ogv/800px--Amazon_Deforestation_in_Rondonia%2C_Brazil.ogv.jpg>. Acesso em: 26 jan. 2019.
ESA shows 30 years of deforestation in Amazon rainforest. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=3HusBCLws0Q>. Acesso em: 26 jan. 2019.
PEREIRA, Carlos. Aumenta em 11% queimadas no cerrado goiano. Disponível em: <http://www.dm.com.br/cotidiano/2018/08/aumenta-em-11-queimadas-no-cerrado-goiano.html>. Acesso em: 26 jan. 2019.
Veja antes e depois de Brumadinho e imagens aéreas da lama na cidade. Revista Veja. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/brasil/veja-antes-e-depois-de-brumadinho-e-imagens-aereas-de-lama-na-cidade/>. Acesso em: 26 jan. 2019.
Contextualização
Orientações: Para iniciar esta etapa, apresente o mapa do slide 4. Leve os alunos a interpreta-lo questionando-os o que veem, o que o mapa representa e quais as áreas do Brasil mais afetadas pelo desmatamento. Comente que a Mata Atlântica já não sobrou muitas árvores para desmatamento em virtude de seus processo acentuado no período de colonização e expansão urbana.
Apresente as demais imagens, que representam duas dentre as maiores ameaças aos ambientes brasileiros. Questione os alunos sobre as ações que vêm interferindo consideravelmente para as transformações das paisagens naturais do Brasil. Espera-se que eles comentem a respeito das queimadas, deslizamentos de terra, poluição de rios e mares, dentre outros.
Explique que o desmatamento, principalmente com o crescimento e desenvolvimento das indústrias posterior à 1950, aumentou consideravelmente no país, fazendo com que muitas áreas de florestas, venham se transformando gradativamente em áreas urbanas ou em áreas para produção agropecuária.
Caso não consiga projetar o slide 3, registre seu conteúdo no quadro. Não sendo possível também apresentar o vídeo do slide 4, a evolução do desmatamento da Amazônia representada no vídeo está disponível no documento do link a seguir, o qual poderá ser impresso para ser apresentado aos alunos, ou então organizar os alunos em grupos e entregá-los cópias.
Link para acesso ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=hllU9NEcJyg. Acesso em: 26 de janeiro de 2019.
Como adequar à sua realidade: Caso sua comunidade escolar esteja localizada em regiões costeiras ou de intensas atividades extrativistas ou de intensa atividade agropecuária, utilize esses espaços como referência em sala de aula, associando o conteúdo à possíveis vivências dos alunos. É importante destacar também possíveis áreas de preservação ambiental ou Unidades de Conservação próximas à escola ou na cidade. Neste caso, poderá ser proposto um trabalho de campo ou uma visita técnica, em outro momento, para que os alunos possam visualizar as tentativas de preservação ambiental, assim como as degradações que, na maioria das vezes, são realizadas de forma ilegal.
Para você saber mais:
Amazônia. Revista Fapesp. Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/webdoc/amazonia/>. Acesso em: 18 jan. 2019.
Deforestation in Rondonia. Wikimedia. Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/91/Amazon_Deforestation_in_Rondonia%2C_Brazil.ogv/800px--Amazon_Deforestation_in_Rondonia%2C_Brazil.ogv.jpg>. Acesso em: 26 jan. 2019.
ESA shows 30 years of deforestation in Amazon rainforest. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=3HusBCLws0Q>. Acesso em: 26 jan. 2019.
PEREIRA, Carlos. Aumenta em 11% queimadas no cerrado goiano. Disponível em: <http://www.dm.com.br/cotidiano/2018/08/aumenta-em-11-queimadas-no-cerrado-goiano.html>. Acesso em: 26 jan. 2019.
Veja antes e depois de Brumadinho e imagens aéreas da lama na cidade. Revista Veja. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/brasil/veja-antes-e-depois-de-brumadinho-e-imagens-aereas-de-lama-na-cidade/>. Acesso em: 26 jan. 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: No momento da problematização, divida os alunos em grupos de aproximadamente seis pessoas. Os alunos deverão refletir o que foi estudo por meio das perguntas do slide. Não sendo possível projetar os slides, registre as perguntas e as orientações da atividade no quadro. As anotações devem ser registradas no caderno.
Espera-se que os alunos possam levantar hipóteses semelhantes à retirada da cobertura vegetal característica da Amazônia por meio do desmatamento e das queimadas, cada vez mais constantes na região, assim como o aumento da seca na região em virtude desses processos e do aquecimento global.
Para você saber mais:
Amazônia. Revista Fapesp. Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/webdoc/amazonia/>. Acesso em: 18 jan. 2019.
Deforestation in Rondonia. Wikimedia. Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/91/Amazon_Deforestation_in_Rondonia%2C_Brazil.ogv/800px--Amazon_Deforestation_in_Rondonia%2C_Brazil.ogv.jpg>. Acesso em: 26 jan. 2019..
ESA shows 30 years of deforestation in Amazon rainforest. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=3HusBCLws0Q>. Acesso em: 26 jan. 2019.
PEREIRA, Carlos. Aumenta em 11% queimadas no cerrado goiano. Disponível em: <http://www.dm.com.br/cotidiano/2018/08/aumenta-em-11-queimadas-no-cerrado-goiano.html>. Acesso em: 26 jan. 2019.
Veja antes e depois de Brumadinho e imagens aéreas da lama na cidade. Revista Veja. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/brasil/veja-antes-e-depois-de-brumadinho-e-imagens-aereas-de-lama-na-cidade/>. Acesso em: 26 jan. 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 32 minutos
Orientações: Para esta etapa, o ambiente da sala de aula ou outro semelhante deve ser organizado em quatro conjuntos, as quais servirão como estações de aprendizagem para os alunos. Para isso, providencie e organize previamente o que será utilizado.
Sugere-se organizar a sala unindo conjuntos de carteiras, como disposto no slide 8 (este slide não precisa ser apresentado aos alunos). As estações representam uma atividade em que todos os grupos devem circular, a cada sete minutos. Ou seja, todos os grupos circulam por todas as estações. Exemplo: nos primeiros sete minutos, o grupo 1 estará na estação 1, o grupo 2 na estação 2 e assim por diante. Num segundo momento, após sete minutos, o grupo 4 passa para a estação 1, o grupo 1 para a estação 2, o grupo 2 para a estação 3, o grupo 3 para a estação 4, e assim sucessivamente até que todos os grupos tenham passado por todas as estações. Caso considere um grande número de alunos dividindo-os em quatro grupos, as estações devem ser replicadas e os alunos divididos em oito grupos ao invés de quatro.
Sugere-se que a organização da sala seja anterior à aula, para que o tempo seja melhor aproveitado. É importante também que os materiais sejam organizados para cada estação e grupo. Logo, se a atividade da primeira estação necessitar de uma folha sulfite, providencie previamente quatro folhas sulfites, por exemplo, uma para cada grupo. Assim, providencie os materiais das estações de acordo com o número de grupos divididos (quatro grupos, ou oito caso as estações sejam replicadas). Antes de iniciar a dinâmica, oriente os alunos a colocarem o número do grupo na folha de atividades para a avaliação posterior, considerando que registre previamente o nome dos alunos associando-os ao respectivo grupo. Informe-os que a cada sete minutos, troca-se de estação. Auxilie-os no momento das trocas de estações para que se atentem ao tempo, que deve ser cronometrado.
Materiais para as estações:
- Estação 1: Apresente um texto acerca das transformações das paisagens por meio da degradação do meio ambiente. Segue sugestão de texto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BWQDmy9j7465U7c6zRAhvVJPazc8M4u8Tr3nGkyJuTG6mvpY5avTazKn9cqM/geo6-06und05-estacao-1.pdf .
Assim como sugerido, divida o texto em parágrafos e corte-os em tiras. Nesta estação, os alunos receberão os trechos embaralhados e deverão reorganizá-los de modo que o texto fique completo. Para isso, os alunos devem colar as tiras, na sequência que definirem, em uma folha sulfite.
- Estação 2: Apresente aos alunos quatro imagens que representem degradações ambientais que interferem na transformação da paisagem. Em uma folha sulfite, os alunos devem indicar o desastre ambiental representado e as possíveis implicações no espaço geográfico por meio das transformações na paisagem. No arquivo a seguir, apresentamos algumas sugestões de imagens que podem ser impressas, assim como uma sugestão de como os alunos devem realizar a atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jateEehZuRydp929QCgs8CB5aW9mjBYRJwMaQRA39KBHPyeY3wzzEnZGpjdr/geo6-06und05-estacao-2.pdf
Não sendo possível imprimi-las, imagens semelhantes podem ser encontradas em revistas. Sendo possível, providencie um computador da escola ou pessoal em que as imagens possam ser expostas aos alunos, sem a necessidade de impressão.
- Estação 3: Nesta estação os alunos devem responder em, no mínimo, cinco linhas às seguintes questões:
- Como os desastres ambientais transformam as paisagens?
- Quais são os principais afetados por essa transformação?
Essas questões poderão ser apresentadas aos alunos de forma escrita em um pedaço de folha sulfite ou registrada no quadro.
- Estação 4: Disponibilize aos alunos uma ou duas imagens que representem grandes desastres ambientais para o Brasil. A partir das imagens, os alunos deverão elaborar uma manchete evidenciando as consequências e as transformações da paisagem por meio dos desastres representados. Sugere-se a utilização de imagens dos desastres ambientais do rompimento das barragens em Mariana e Brumadinho, ambas em Minas Gerais. As imagens estão disponíveis no documento a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fEtXApYEmfewNEfBcjMDt627ffTwyCSCME2StapaDBE4Drdqs5w85kA3ahjQ/geo6-06und05-estacao-4.pdf
Não sendo possível imprimi-las, imagens semelhantes poderão ser encontradas em revistas ou jornais. Sendo possível, providencie um computador da escola ou pessoal em que as imagens possam ser expostas aos alunos, sem a necessidade de impressão.
Como adequar à sua realidade: Caso a sua comunidade escolar esteja localizada em uma região onde ocorreram ou ocorrem processos de degradação ambiental, é importante agregar tais informações às estações que julgar possível, como por exemplo a atividade da Estação 3, em que os alunos possam responder como a degradação ambiental local interferiu na transformação da paisagem e nas relações locais, ou então na Estação 4, em que as imagens sugeridas podem ser substituídas por imagens das degradações locais.
Para você saber mais:
Rotação por estações: planejando uma aula inovadora. 2018. Disponivel em: <https://www.youtube.com/watch?v=QUBGupaKl3U>. Acesso em: 19 jan. 2019.
Três metodologias de ensino híbrido para testar na sala de aula. Disponível em: <https://www.grupociadetalentos.com.br/br/conteudo/3-metodologias-de-ensino-hibrido-para-testar-na-sala-de-aula>. Acesso em: 19 jan. 2019.
VALE, L.; SILVA, V. Rotação por estações: guia completo escrito por duas professoras. Disponível em: <https://silabe.com.br/blog/rotacao-por-estacoes/>. Acesso em: 19 jan. 2019.
Ação Propositiva
Orientações: Para esta etapa, o ambiente da sala de aula ou outro semelhante deve ser organizado em quatro conjuntos, as quais servirão como estações de aprendizagem para os alunos. Para isso, providencie e organize previamente o que será utilizado.
Sugere-se organizar a sala unindo conjuntos de carteiras, como disposto no slide 8 (este slide não precisa ser apresentado aos alunos). As estações representam uma atividade em que todos os grupos devem circular, a cada sete minutos. Ou seja, todos os grupos circulam por todas as estações. Exemplo: nos primeiros sete minutos, o grupo 1 estará na estação 1, o grupo 2 na estação 2 e assim por diante. Num segundo momento, após sete minutos, o grupo 4 passa para a estação 1, o grupo 1 para a estação 2, o grupo 2 para a estação 3, o grupo 3 para a estação 4, e assim sucessivamente até que todos os grupos tenham passado por todas as estações. Caso considere um grande número de alunos dividindo-os em quatro grupos, as estações devem ser replicadas e os alunos divididos em oito grupos ao invés de quatro.
Sugere-se que a organização da sala seja anterior à aula, para que o tempo seja melhor aproveitado. É importante também que os materiais sejam organizados para cada estação e grupo. Logo, se a atividade da primeira estação necessitar de uma folha sulfite, providencie previamente quatro folhas sulfites, por exemplo, uma para cada grupo. Assim, providencie os materiais das estações de acordo com o número de grupos divididos (quatro grupos, ou oito caso as estações sejam replicadas). Antes de iniciar a dinâmica, oriente os alunos a colocarem o número do grupo na folha de atividades para a avaliação posterior, considerando que registre previamente o nome dos alunos associando-os ao respectivo grupo. Informe-os que a cada sete minutos, troca-se de estação. Auxilie-os no momento das trocas de estações para que se atentem ao tempo, que deve ser cronometrado.
Materiais para as estações:
- Estação 1: Apresente um texto acerca das transformações das paisagens por meio da degradação do meio ambiente. Segue sugestão de texto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BWQDmy9j7465U7c6zRAhvVJPazc8M4u8Tr3nGkyJuTG6mvpY5avTazKn9cqM/geo6-06und05-estacao-1.pdf
Assim como sugerido, divida o texto em parágrafos e corte-os em tiras. Nesta estação, os alunos receberão os trechos embaralhados e deverão reorganizá-los de modo que o texto fique completo. Para isso, os alunos devem colar as tiras, na sequência que definirem, em uma folha sulfite.
- Estação 2: Apresente aos alunos quatro imagens que representem degradações ambientais que interferem na transformação da paisagem. Em uma folha sulfite, os alunos devem indicar o desastre ambiental representado e as possíveis implicações no espaço geográfico por meio das transformações na paisagem. No arquivo a seguir, apresentamos algumas sugestões de imagens que podem ser impressas, assim como uma sugestão de como os alunos devem realizar a atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jateEehZuRydp929QCgs8CB5aW9mjBYRJwMaQRA39KBHPyeY3wzzEnZGpjdr/geo6-06und05-estacao-2.pdf
Não sendo possível imprimi-las, imagens semelhantes podem ser encontradas em revistas. Sendo possível, providencie um computador da escola ou pessoal em que as imagens possam ser expostas aos alunos, sem a necessidade de impressão.
- Estação 3: Nesta estação os alunos devem responder em, no mínimo, cinco linhas às seguintes questões:
- Como os desastres ambientais transformam as paisagens?
- Quais são os principais afetados por essa transformação?
Essas questões poderão ser apresentadas aos alunos de forma escrita em um pedaço de folha sulfite ou registrada no quadro.
- Estação 4: Disponibilize aos alunos uma ou duas imagens que representem grandes desastres ambientais para o Brasil. A partir das imagens, os alunos deverão elaborar uma manchete evidenciando as consequências e as transformações da paisagem por meio dos desastres representados. Sugere-se a utilização de imagens dos desastres ambientais do rompimento das barragens em Mariana e Brumadinho, ambas em Minas Gerais. As imagens estão disponíveis no documento a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fEtXApYEmfewNEfBcjMDt627ffTwyCSCME2StapaDBE4Drdqs5w85kA3ahjQ/geo6-06und05-estacao-4.pdf
Não sendo possível imprimi-las, imagens semelhantes poderão ser encontradas em revistas ou jornais. Sendo possível, providencie um computador da escola ou pessoal em que as imagens possam ser expostas aos alunos, sem a necessidade de impressão.
Como adequar à sua realidade: Caso a sua comunidade escolar esteja localizada em uma região onde ocorreram ou ocorrem processos de degradação ambiental, é importante agregar tais informações às estações que julgar possível, como por exemplo a atividade da Estação 3, em que os alunos possam responder como a degradação ambiental local interferiu na transformação da paisagem e nas relações locais, ou então na Estação 4, em que as imagens sugeridas podem ser substituídas por imagens das degradações locais.
Para você saber mais:
Rotação por estações: planejando uma aula inovadora. 2018. Disponivel em: <https://www.youtube.com/watch?v=QUBGupaKl3U>. Acesso em: 19 jan. 2019.
Três metodologias de ensino híbrido para testar na sala de aula. Disponível em: <https://www.grupociadetalentos.com.br/br/conteudo/3-metodologias-de-ensino-hibrido-para-testar-na-sala-de-aula>. Acesso em: 19 jan. 2019.
VALE, L.; SILVA, V. Rotação por estações: guia completo escrito por duas professoras. Disponível em: <https://silabe.com.br/blog/rotacao-por-estacoes/>. Acesso em: 19 jan. 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Nesta etapa os grupos devem realizar uma avaliação das estações percorridas. Para tanto, entregue a cada aluno uma folha com perguntas simples em que os alunos possam avaliar a construção do conhecimento por meio das atividades realizadas. Os alunos devem responder na própria folha. Caso julgue interessante para a avaliação geral da turma, dispense a necessidade de colocarem nomes, até mesmo para que possam responder sem receio de expressar-se.
Uma sugestão de avaliação está disponível no documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eehTMx24aDABBVE5taY6htKgtBAepgvsBSBKNKV8PWxYsnEjUEqfypUfy8FH/geo6-06und05-sistematizacao.pdf
Caso não seja possível imprimir uma cópia para cada aluno, registre as questões no quadro e solicite aos alunos a cópia das perguntas e suas respostas em folhas separadas. Caso seja possível a utilização do laboratório de informática, disponibilize as questões na plataforma dos Formulários do Google (https://www.google.com/intl/pt-BR/forms/about/). Para a elaboração do questionário nesta plataforma é necessária uma conta no gmail. Para os alunos responderem, basta ter acesso ao link do formulário. A atividade poderá ser entregue ou realizada em outro momento.
Para você saber mais:
Tutorial para elaborar perguntas na plataforma dos Formulários Google: https://gsuite.google.com.br/learning-center/products/forms/get-started/#!/ Acesso em 26 de janeiro de 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: GEO6_06UND05
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.
- Optativas: Google Classroom, YouTube, Google Formularios.
Valor trabalhado
Cidadania
Respeito ao ambiente
Participação
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes percebam as transformações das paisagens naturais do Brasil por meio da degradação ambiental. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação, grave um vídeo, e apresente aos alunos o tema a ser abordado na aula, que consiste na discussão de como as paisagens naturais brasileiras vêm passando por um processo de transformação por meio da degradação ambiental.
Contextualização (40 minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.
Para iniciar esta etapa, apresente o mapa do slide 4. Leve os alunos a interpreta-lo questionando-os o que veem, o que o mapa representa e quais as áreas do Brasil mais afetadas pelo desmatamento. Comente que a Mata Atlântica já não sobrou muitas árvores para desmatamento em virtude de seus processos acentuados no período de colonização e expansão urbana.
Enviem as imagens e o link do vídeo que seguem abaixo, como parte da contextualização.
- Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yuSW2dDneXf7A8jQDzG92NGRypdKpd5sjn4cQZdmeegJ8TqBrbgCPRmZ34wA/geo6-06und05-contextualizacao.pdf. Acesso em 30/06/2020
- Link para acesso ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=hllU9NEcJyg. Acesso em 30/06/2020
Problematização (30 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original, espera-se que os alunos possam levantar hipóteses semelhantes à retirada da cobertura vegetal característica da Amazônia por meio do desmatamento e das queimadas, cada vez mais constantes na região, assim como o aumento da seca na região em virtude desses processos e do aquecimento global.
Ação propositiva (cinco dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias, de um tempo maios para que as estacoes possam ser realizadas pelos estudantes.
Nessa etapa os estudantes receberão tiras de textos, os alunos receberão os trechos embaralhados e deverão reorganizá-los de modo que o texto fique completo. Para isso, os alunos devem colar as tiras, na sequência que definirem, em seus cadernos. Caso não possa fazer a impressão do material, eles podem fazer o registro no caderno.
Na sequencias, outras atividades devem ser feitas, conforme a proposta na estação.
- Estação 1: Apresente um texto acerca das transformações das paisagens por meio da degradação do meio ambiente. Segue sugestão de texto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BWQDmy9j7465U7c6zRAhvVJPazc8M4u8Tr3nGkyJuTG6mvpY5avTazKn9cqM/geo6-06und05-estacao-1.pdf .
- Estação 2: Apresente aos alunos quatro imagens que representem degradações ambientais que interferem na transformação da paisagem. Em uma folha sulfite, os alunos devem indicar o desastre ambiental representado e as possíveis implicações no espaço geográfico por meio das transformações na paisagem. No arquivo a seguir, apresentamos algumas sugestões de imagens que podem ser impressas, assim como uma sugestão de como os alunos devem realizar a atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jateEehZuRydp929QCgs8CB5aW9mjBYRJwMaQRA39KBHPyeY3wzzEnZGpjdr/geo6-06und05-estacao-2.pdf
- Estação 3: Nesta estação os alunos devem responder em, no mínimo, cinco linhas às seguintes questões:
- Como os desastres ambientais transformam as paisagens?
- Quais são os principais afetados por essa transformação?
- Estação 4: Disponibilize aos alunos uma ou duas imagens que representem grandes desastres ambientais para o Brasil. A partir das imagens, os alunos deverão elaborar uma manchete evidenciando as consequências e as transformações da paisagem por meio dos desastres representados. Sugere-se a utilização de imagens dos desastres ambientais do rompimento das barragens em Mariana e Brumadinho, ambas em Minas Gerais. As imagens estão disponíveis no documento a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fEtXApYEmfewNEfBcjMDt627ffTwyCSCME2StapaDBE4Drdqs5w85kA3ahjQ/geo6-06und05-estacao-4.pdf. Acesso em 30/06/2020
Não sendo possível imprimi-las, imagens semelhantes poderão ser encontradas em revistas ou jornais.
Sistematização (40 minutos- assincronamente)
Nesta etapa os grupos devem realizar uma avaliação das estações percorridas. Para tanto, entregue a cada aluno uma folha com perguntas simples em que os alunos possam avaliar a construção do conhecimento por meio das atividades realizadas. Os alunos devem responder na própria folha. Caso julgue interessante para a avaliação geral da turma, dispense a necessidade de colocarem nomes, até mesmo para que possam responder sem receio de expressar-se.
Uma sugestão de avaliação está disponível no documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eehTMx24aDABBVE5taY6htKgtBAepgvsBSBKNKV8PWxYsnEjUEqfypUfy8FH/geo6-06und05-sistematizacao.pdf. Acesso em 30/06/2020
Caso seja possível, disponibilize as questões na plataforma dos Formulários do Google (https://www.google.com/intl/pt-BR/forms/about/). Para a elaboração do questionário nesta plataforma é necessária uma conta no gmail. Para os alunos responderem, basta ter acesso ao link do formulário. A atividade poderá ser entregue ou realizada em outro momento.
- Tutorial para elaborar perguntas na plataforma dos Formulários Google: https://gsuite.google.com.br/learning-center/products/forms/get-started/#!/ Acesso em 03/07/2020.
Convite às famílias
Oriente que as famílias façam a leitura dos materiais que segue abaixo como sugestão:
- Amazônia. Revista Fapesp. Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/webdoc/amazonia/>. Acesso em 03/07/2020.
- Deforestation in Rondonia. Wikimedia. Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/91/Amazon_Deforestation_in_Rondonia%2C_Brazil.ogv/800px--Amazon_Deforestation_in_Rondonia%2C_Brazil.ogv.jpg>. Acesso em 03/07/2020.
- ESA shows 30 years of deforestation in Amazon rainforest. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=3HusBCLws0Q>. Acesso em 03/07/2020.
- PEREIRA, Carlos. Aumenta em 11% queimadas no cerrado goiano. Disponível em: <http://www.dm.com.br/cotidiano/2018/08/aumenta-em-11-queimadas-no-cerrado-goiano.html>. Acesso em 03/07/2020.
- Veja antes e depois de Brumadinho e imagens aéreas da lama na cidade. Revista Veja. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/brasil/veja-antes-e-depois-de-brumadinho-e-imagens-aereas-de-lama-na-cidade/>. Acesso em 03/07/2020.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Juliana Freitas
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: Mundo do trabalho
Objeto(s) de aprendizagem: Perceber as transformações das paisagens naturais do Brasil por meio da degradação ambiental
Habilidade (s) da Base: (EF06GE06) Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA