Plano de Aula

Plano de aula: Diferentes paisagens ao redor do mundo

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Em cada lugar, as paisagens são únicas e se transformam

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ser trabalhadas em outras aulas.

Esta habilidade tem como principal objetivo fazer com que o aluno compreenda que as paisagens não são únicas e alteram ao redor do mundo ou mesmo dentro do próprio município e essas alterações são feitas pela sociedade que ali habita.

Materiais necessários: folha de sulfite (uma por dupla), lápis de cor.

As imagens mostradas nos slides estão nos links (caso a escola não possua datashow e seja necessário a impressão):

1 -https://pt.wikipedia.org/wiki/Sydney#/media/File:Sydney_Harbour_Bridge_night.jpg

2 - https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dndia#/media/File:Delhi_Metro_and_CNG_Buses_in_Azadpur_Neighborhood.jpg

3 - https://pt.wikipedia.org/wiki/Juba_(Sud%C3%A3o_do_Sul)#/media/File:Juba_Sudan_aerial_view.jpg

4 - https://en.wikipedia.org/wiki/Rio_de_Janeiro#/media/File:Marina_da_Gl%C3%B3ria_1.jpg

5 - https://pt.wikipedia.org/wiki/Agricultura_no_Brasil#/media/File:Horticulture_in_Almirante_Tamandar%C3%A9_countryside.JPG

6 - https://pt.wikipedia.org/wiki/Seattle#/media/File:Seattle_from_Kerry_Park_(1).jpg

7 - https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Agricultura/noticia/2018/06/farm-bill-camara-dos-eua-aprova-projeto-que-retoma-programas-agricolas.html

As imagens que devem ser impressas para a Ação propositiva estão no link abaixo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/V6GU6jCtArhaRrEtd8ahZpnXJGK4ythjbwgu8FEJDywDSgj5ejEr3eyW5JUt/geo-602und01-acao-propositiva-imagens.pdf

Para você saber mais:

Contextos prévios: para a realização deste plano, os alunos devem ter um conhecimento prévio sobre o conceito de paisagem, de elementos naturais e culturais que formam a paisagem e as alterações que as paisagens sofrem. É necessário que os alunos se organizem em duplas após 10 minutos de aula.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Comente com os alunos que nesta aula serão discutidas as diferentes percepções sobre as paisagens, as diferenças entre elas, principalmente quando se trata de países ricos e pobres e de área rural e área urbana. Para essa aula é necessário o uso de datashow ou em caso da falta do equipamento, impressão das imagens.

Para você saber mais:

  • Reflita rapidamente com os alunos a ideia de percepção, que é uma ideia subjetiva, particular. Exemplo: o que pode ser bonito para um aluno, pode ser feio para outro. É importante trabalhar essas diferenças, respeitando-as.
  • Para auxiliar na discussão, é recomendado o artigo “Percepção da Paisagem: conceituação, observação, descrição, vivência” - Lucy Marion Calderini Philadelpho Machado, disponível no link: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/47176/1/u1_d22_v9_t03.pdf

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO