GEO6_12UND04 - Material da Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Água doce no Brasil, o mito da abundância
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Biodiversidade, consumo consciente e políticas de reúso à reciclagem.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade diz respeito a estudos de biodiversidade relacionando esferas das necessidades de usos de recursos naturais -água - em diferentes escalas e usos alternativos visando a sustentabilidade, a conservação e/ou preservação ambiental, exploração, circulação (fluxos), transformação e consumo de recursos naturais.
A aplicação desse plano possibilita, também, resgatar e ampliar outros conhecimentos desenvolvidos na habilidade EF06GE04.
O Brasil detém 12% da água doce disponível em todo planeta. Esse dado tem contribuído, historicamente, para uma cultura do desperdício e também para a não valorização econômica desse recurso.
No entanto, a sua presença no território brasileiro não é uniforme e varia sazonalmente, já que é regulada por uma grande variedade de processos climatológicos. Além disso, a manutenção da disponibilidade e da qualidade hídrica dependem de muitos fatores, como por exemplo, a concentração populacional, a manutenção das nascentes e das margens dos rios, o grau de poluição, o uso e até mesmo de questões políticas.
Neste plano, por meio de gráficos, textos e discussões, os alunos, organizados em duplas, terão a oportunidade de desconstruir o mito da abundância de água no território brasileiro analisando, principalmente, a distribuição irregular deste recurso no espaço nacional.
Materiais necessários: Datashow, quadro, lápis de cor, lápis preto e materiais impressos.
Material complementar:
GEO6_12UND04: Material da contextualização
GEO6_12UND04: Material da problematização
GEO6_12UND04: Atividade Ação propositiva (Gráficos)
GEO6_12UND04: Gabarito da Atividade (Gráficos)
GEO6_12UND04 Material da Sistematização
Como adequar à sua realidade:
É importante incluir neste plano alguns aspectos da realidade do seu município com relação à disponibilidade de água. Saber por exemplo, de onde vem a água que abastece a cidade, se existe racionamento em alguns locais, quais ações existem com a preocupação de se preservar a água doce da região. Tanto a prefeitura como a companhia de água e saneamento que atua no município podem ser fontes de informações.
Para você saber mais:
BRASIL. Agência Nacional de Águas - ANA. Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil. Brasília-DF, 2018. Disponível em: http://conjuntura.ana.gov.br/crisehidrica Acesso em 10 de Janeiro de 2019.
BRITO, D. A água no Brasil: da abundância à escassez. Agência Brasil. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-10/agua-no-brasil-da-abundancia-escassez Acesso em 24 de Fevereiro de 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete o tema da aula, escreva no quadro ou fale para a turma. Incentive-os a falar sobre o tema e aproveite esse momento para avaliar o que eles sabem sobre o assunto. Pergunte, por exemplo: o que se entende por água doce, se eles acham que existe muita ou pouca água doce no Brasil, se todas as regiões brasileiras dispõem de água de maneira igual, quais fatores contribuem para ter mais ou menos água doce numa região, se toda água doce é adequada para o consumo humano, entre outras.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete os slides, imprima, fale ou escreva no quadro as informações dos slides 3, 4, 5 e 6.
Apresente o gráfico e inicie uma discussão com a turma. Pergunte por exemplo: o que eles concluem observando o gráfico, se pode existir água salgada no continente, se a água salgada pode se tornar potável. Espera-se que ao analisar o gráfico os alunos percebam que a proporção de água salgada no planeta é muito superior à de água doce.
Em seguida, mostre o quadro da distribuição da água doce no mundo e leve-os a perceber que a maior parte dessa água não está disponível para o consumo humano, pois está congelada e distante dos grandes centros urbanos. Depois disso, peça para que leiam os gráficos do slide 6 para que se certifiquem de que a quantidade de água doce no Brasil é grande em relação ao conjunto do planeta. Chame a atenção de que a população brasileira representa apenas 3% do total mundial, mas tem disponível em seu território mais de 10% de toda reserva de água doce do planeta.
Material complementar:
GEO6_12UND04 - Material da contextualização
Contextualização
Orientações: Projete os slides, imprima, fale ou escreva no quadro as informações dos slides 3, 4, 5 e 6.
Apresente o gráfico e inicie uma discussão com a turma. Pergunte por exemplo: o que eles concluem observando o gráfico, se pode existir água salgada no continente, se a água salgada pode se tornar potável. Espera-se que ao analisar o gráfico os alunos percebam que a proporção de água salgada no planeta é muito superior à de água doce.
Em seguida, mostre o quadro da distribuição da água doce no mundo e leve-os a perceber que a maior parte dessa água não está disponível para o consumo humano, pois está congelada e distante dos grandes centros urbanos. Depois disso, peça para que leiam os gráficos do slide 6 para que se certifiquem de que a quantidade de água doce no Brasil é grande em relação ao conjunto do planeta. Chame a atenção de que a população brasileira representa apenas 3% do total mundial, mas tem disponível em seu território mais de 10% de toda reserva de água doce do planeta.
Material complementar:
GEO6_12UND04 - Material da contextualização
Contextualização
Orientações: Projete os slides, imprima, fale ou escreva no quadro as informações dos slides 3, 4, 5 e 6.
Apresente o gráfico e inicie uma discussão com a turma. Pergunte por exemplo: o que eles concluem observando o gráfico, se pode existir água salgada no continente, se a água salgada pode se tornar potável. Espera-se que ao analisar o gráfico os alunos percebam que a proporção de água salgada no planeta é muito superior à de água doce.
Em seguida, mostre o quadro da distribuição da água doce no mundo e leve-os a perceber que a maior parte dessa água não está disponível para o consumo humano, pois está congelada e distante dos grandes centros urbanos. Depois disso, peça para que leiam os gráficos do slide 6 para que se certifiquem de que a quantidade de água doce no Brasil é grande em relação ao conjunto do planeta. Chame a atenção de que a população brasileira representa apenas 3% do total mundial, mas tem disponível em seu território mais de 10% de toda reserva de água doce do planeta.
Material complementar:
GEO6_12UND04 - Material da contextualização
Contextualização
Orientações: Projete os slides, imprima, fale ou escreva no quadro as informações dos slides 3, 4, 5 e 6.
Apresente o gráfico e inicie uma discussão com a turma. Pergunte por exemplo: o que eles concluem observando o gráfico, se pode existir água salgada no continente, se a água salgada pode se tornar potável. Espera-se que ao analisar o gráfico os alunos percebam que a proporção de água salgada no planeta é muito superior à de água doce.
Em seguida, mostre o quadro da distribuição da água doce no mundo e leve-os a perceber que a maior parte dessa água não está disponível para o consumo humano, pois está congelada e distante dos grandes centros urbanos. Depois disso, peça para que leiam os gráficos do slide 6 para que se certifiquem de que a quantidade de água doce no Brasil é grande em relação ao conjunto do planeta. Chame a atenção de que a população brasileira representa apenas 3% do total mundial, mas tem disponível em seu território mais de 10% de toda reserva de água doce do planeta.
Material complementar:
GEO6_12UND04 - Material da contextualização
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro, fale ou imprima o material da problematização que evidencia a contradição entre o grande volume de água doce existente no Brasil e as crises hídricas em algumas regiões. Explique que para responder essa questão é importante conhecer, entre outros fatores, como a água doce e a população encontram-se distribuídas no território nacional.
Material complementar:
GEO6_12UND04 - Material da Problematização
Links das manchetes:
BARBOSA, H. Reservatórios cearenses apresentam baixo volume hídrico. Diário do Nordeste. Disponível em: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/regiao/reservatorios-cearenses-apresentam-baixo-volume-hidrico-1.2045133 Acesso em 25 fev. 2019.
GERAQUE, E. Falta de água pode se tornar constante no Estado de São Paulo. Estadão. Disponível em: https://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,falta-de-agua-pode-se-tornar-constante-no-estado-de-sao-paulo,70002559033 Acesso em 25 fev. 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Oriente os alunos a se organizarem em duplas e distribua para cada aluno da dupla uma cópia da atividade (disponível abaixo). Em seguida, projete e apresente as orientações, leia e explique as etapas de execução da tarefa, tendo o cuidado de esclarecer todas as dúvidas.
Peça que eles observem que os gráficos representam as informações presentes no quadro. O gráfico 1 indica a distribuição percentual da população brasileira por região, enquanto o gráfico 2 representa a distribuição percentual dos recursos hídricos por região. Explique que, entre outros fatores referentes à problemática da água no Brasil (falta de planejamento e investimento, processos climatológicos, uso inadequado do solo, manutenção das nascentes, desmatamento, fatores políticos...), eles irão analisar um deles: a relação entre a localização geográfica da disponibilidade deste elemento e a população que dele depende.
Fale para a turma que ao completarem e analisarem os gráficos e responderem às perguntas eles poderão perceber porque, mesmo havendo uma grande quantidade de água doce no Brasil, não estamos livres de enfrentarmos crises hídricas.
Quando perceber que todos realizaram a atividade faça a correção oral ou projete o gabarito. A indicação das cores usadas nos gráficos é apenas uma sugestão, pode ser alterada pelo professor ou pelos alunos.
Material complementar:
GEO6_12UND04 - Atividade Ação Propositiva (Gráficos)
GEO6_12UND04 - Gabarito da Atividade (Gráficos)
Ação Propositiva
Orientações: Oriente os alunos a se organizarem em duplas e distribua para cada aluno da dupla uma cópia da atividade (disponível abaixo). Em seguida projete e apresente as orientações, leia e explique as etapas de execução da tarefa, tendo o cuidado de esclarecer todas as dúvidas.
Peça que eles observem que os gráficos representam as informações presentes no quadro. O gráfico 1 indica a distribuição percentual da população brasileira por região, enquanto o gráfico 2 representa a distribuição percentual dos recursos hídricos por região. Explique que, entre outros fatores referentes à problemática da água no Brasil (falta de planejamento e investimento, processos climatológicos, uso inadequado do solo, manutenção das nascentes, desmatamento, fatores políticos...), eles irão analisar um deles: a relação entre a localização geográfica da disponibilidade deste elemento e a população que dele depende.
Fale para a turma que ao completarem e analisarem os gráficos e responderem às perguntas eles poderão perceber porque, mesmo havendo uma grande quantidade de água doce no Brasil, não estamos livres de enfrentarmos crises hídricas.
Quando perceber que todos realizaram a atividade faça a correção oral ou projete o gabarito. A indicação das cores usadas nos gráficos é apenas uma sugestão, pode ser alterada pelo professor ou pelos alunos.
Material complementar:
GEO6_12UND04 - Atividade Ação Propositiva (Gráficos)
GEO6_12UND04 - Gabarito da Atividade (Gráficos)
Ação Propositiva
Orientações: Oriente os alunos a se organizarem em duplas e distribua para cada aluno da dupla uma cópia da atividade (disponível abaixo). Em seguida projete e apresente as orientações, leia e explique as etapas de execução da tarefa, tendo o cuidado de esclarecer todas as dúvidas.
Peça que eles observem que os gráficos representam as informações presentes no quadro. O gráfico 1 indica a distribuição percentual da população brasileira por região, enquanto o gráfico 2 representa a distribuição percentual dos recursos hídricos por região. Explique que, entre outros fatores referentes à problemática da água no Brasil (falta de planejamento e investimento, processos climatológicos, uso inadequado do solo, manutenção das nascentes, desmatamento, fatores políticos...), eles irão analisar um deles: a relação entre a localização geográfica da disponibilidade deste elemento e a população que dele depende.
Fale para a turma que ao completarem e analisarem os gráficos e responderem às perguntas eles poderão perceber porque, mesmo havendo uma grande quantidade de água doce no Brasil, não estamos livres de enfrentarmos crises hídricas.
Quando perceber que todos realizaram a atividade faça a correção oral ou projete o gabarito. A indicação das cores usadas nos gráficos é apenas uma sugestão, pode ser alterada pelo professor ou pelos alunos.
Material complementar:
GEO6_12UND04 - Atividade Ação Propositiva (Gráficos)
GEO6_12UND04 - Gabarito da Atividade (Gráficos)
Ação Propositiva
Orientações: Oriente os alunos a se organizarem em duplas e distribua para cada aluno da dupla uma cópia da atividade (disponível abaixo). Em seguida projete e apresente as orientações, leia e explique as etapas de execução da tarefa, tendo o cuidado de esclarecer todas as dúvidas.
Peça que eles observem que os gráficos representam as informações presentes no quadro. O gráfico 1 indica a distribuição percentual da população brasileira por região, enquanto o gráfico 2 representa a distribuição percentual dos recursos hídricos por região. Explique que, entre outros fatores referentes à problemática da água no Brasil (falta de planejamento e investimento, processos climatológicos, uso inadequado do solo, manutenção das nascentes, desmatamento, fatores políticos...), eles irão analisar um deles: a relação entre a localização geográfica da disponibilidade deste elemento e a população que dele depende.
Fale para a turma que ao completarem e analisarem os gráficos e responderem às perguntas eles poderão perceber porque, mesmo havendo uma grande quantidade de água doce no Brasil, não estamos livres de enfrentarmos crises hídricas.
Quando perceber que todos realizaram a atividade faça a correção oral ou projete o gabarito. A indicação das cores usadas nos gráficos é apenas uma sugestão, pode ser alterada pelo professor ou pelos alunos.
GEO6_12UND04 - Atividade Ação Propositiva (Gráficos)
GEO6_12UND04 - Gabarito da Atividade (Gráficos)
Ação Propositiva
Orientações: Oriente os alunos a se organizarem em duplas e distribua para cada aluno da dupla uma cópia da atividade (disponível abaixo). Em seguida projete e apresente as orientações, leia e explique as etapas de execução da tarefa, tendo o cuidado de esclarecer todas as dúvidas.
Peça que eles observem que os gráficos representam as informações presentes no quadro. O gráfico 1 indica a distribuição percentual da população brasileira por região, enquanto o gráfico 2 representa a distribuição percentual dos recursos hídricos por região. Explique que, entre outros fatores referentes à problemática da água no Brasil (falta de planejamento e investimento, processos climatológicos, uso inadequado do solo, manutenção das nascentes, desmatamento, fatores políticos...), eles irão analisar um deles: a relação entre a localização geográfica da disponibilidade deste elemento e a população que dele depende.
Fale para a turma que ao completarem e analisarem os gráficos e responderem às perguntas eles poderão perceber porque, mesmo havendo uma grande quantidade de água doce no Brasil, não estamos livres de enfrentarmos crises hídricas.
Quando perceber que todos realizaram a atividade faça a correção oral ou projete o gabarito. A indicação das cores usadas nos gráficos é apenas uma sugestão, pode ser alterada pelo professor ou pelos alunos.
Material complementar:
GEO6_12UND04 - Atividade Ação Propositiva (Gráficos)
GEO6_12UND04 - Gabarito da Atividade (Gráficos)
Ação Propositiva
Orientações: Oriente os alunos a se organizarem em duplas e distribua para cada aluno da dupla uma cópia da atividade (disponível abaixo). Em seguida projete e apresente as orientações, leia e explique as etapas de execução da tarefa, tendo o cuidado de esclarecer todas as dúvidas.
Peça que eles observem que os gráficos representam as informações presentes no quadro. O gráfico 1 indica a distribuição percentual da população brasileira por região, enquanto o gráfico 2 representa a distribuição percentual dos recursos hídricos por região. Explique que, entre outros fatores referentes à problemática da água no Brasil (falta de planejamento e investimento, processos climatológicos, uso inadequado do solo, manutenção das nascentes, desmatamento, fatores políticos...), eles irão analisar um deles: a relação entre a localização geográfica da disponibilidade deste elemento e a população que dele depende.
Fale para a turma que ao completarem e analisarem os gráficos e responderem às perguntas eles poderão perceber porque, mesmo havendo uma grande quantidade de água doce no Brasil, não estamos livres de enfrentarmos crises hídricas.
Quando perceber que todos realizaram a atividade faça a correção oral ou projete o gabarito. A indicação das cores usadas nos gráficos é apenas uma sugestão, pode ser alterada pelo professor ou pelos alunos.
Material complementar:
GEO6_12UND04 - Atividade Ação Propositiva (Gráficos)
GEO6_12UND04 - Gabarito da Atividade (Gráficos)
Ação Propositiva
Orientações: Oriente os alunos a se organizarem em duplas e distribua para cada aluno da dupla uma cópia da atividade (disponível abaixo). Em seguida projete e apresente as orientações, leia e explique as etapas de execução da tarefa, tendo o cuidado de esclarecer todas as dúvidas.
Peça que eles observem que os gráficos representam as informações presentes no quadro. O gráfico 1 indica a distribuição percentual da população brasileira por região, enquanto o gráfico 2 representa a distribuição percentual dos recursos hídricos por região. Explique que, entre outros fatores referentes à problemática da água no Brasil (falta de planejamento e investimento, processos climatológicos, uso inadequado do solo, manutenção das nascentes, desmatamento, fatores políticos...), eles irão analisar um deles: a relação entre a localização geográfica da disponibilidade deste elemento e a população que dele depende.
Fale para a turma que ao completarem e analisarem os gráficos e responderem às perguntas eles poderão perceber porque, mesmo havendo uma grande quantidade de água doce no Brasil, não estamos livres de enfrentarmos crises hídricas.
Quando perceber que todos realizaram a atividade faça a correção oral ou projete o gabarito. A indicação das cores usadas nos gráficos é apenas uma sugestão, pode ser alterada pelo professor ou pelos alunos.
Material complementar:
GEO6_12UND04 - Atividade Ação Propositiva (Gráficos)
GEO6_12UND04 - Gabarito da Atividade (Gráficos)
Ação Propositiva
Orientações: Oriente os alunos a se organizarem em duplas e distribua para cada aluno da dupla uma cópia da atividade (disponível abaixo). Em seguida projete e apresente as orientações, leia e explique as etapas de execução da tarefa, tendo o cuidado de esclarecer todas as dúvidas.
Peça que eles observem que os gráficos representam as informações presentes no quadro. O gráfico 1 indica a distribuição percentual da população brasileira por região, enquanto o gráfico 2 representa a distribuição percentual dos recursos hídricos por região. Explique que, entre outros fatores referentes à problemática da água no Brasil (falta de planejamento e investimento, processos climatológicos, uso inadequado do solo, manutenção das nascentes, desmatamento, fatores políticos...), eles irão analisar um deles: a relação entre a localização geográfica da disponibilidade deste elemento e a população que dele depende.
Fale para a turma que ao completarem e analisarem os gráficos e responderem às perguntas eles poderão perceber porque, mesmo havendo uma grande quantidade de água doce no Brasil, não estamos livres de enfrentarmos crises hídricas.
Quando perceber que todos realizaram a atividade faça a correção oral ou projete o gabarito. A indicação das cores usadas nos gráficos é apenas uma sugestão, pode ser alterada pelo professor ou pelos alunos.
Material complementar:
GEO6_12UND04 - Atividade Ação Propositiva (Gráficos)
GEO6_12UND04 - Gabarito da Atividade (Gráficos)
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou imprima o texto da sistematização. Explique para a turma que agora é o momento de organizar as ideias da aula. Peça que discutam com a sua dupla e escrevam no caderno um parágrafo justificando se concordam ou não com o texto apresentado. Para justificarem a resposta deverão ter como base o que estudaram na aula e analisaram nos gráficos. Se houver tempo peça que compartilhem sua produção com o restante da sala. Espera-se que eles concluam que a quantidade média de água disponível no Brasil é bastante elevada, no entanto, quando analisamos sua localização geográfica e o consumo em cada local, que depende do número de habitantes, verificamos que o país não está livre de enfrentar problemas com escassez de água. Eles também podem incluir na justificativa os dados referentes à distribuição dos recursos hídricos e a população de cada região brasileira, presentes nos gráficos. Exemplo, citando que as duas regiões com maior número de população, Sudeste e Nordeste, são as que apresentam uma menor concentração de recursos hídricos.
Material complementar:
GEO6_12UND04 - Material da Sistematização
Sugestão para aula subsequente:
Pode ser proposto que os alunos realizem um estudo mais específico da disponibilidade, acesso, qualidade, problemas e soluções, envolvendo os recursos hídricos do município, estado ou região onde a escola está inserida.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: GEO6_12UND04
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.
- Optativas: Google Classroom, YouTube.
Valor trabalhado
Cidadania
Respeito ao ambiente
Participação
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes reconheçam que, mesmo havendo no Brasil uma grande quantidade de água doce, não estamos livres de enfrentar problemas de escassez. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e incentive-os a falar sobre o tema e aproveite esse momento para avaliar o que eles sabem sobre o assunto. Pergunte, por exemplo: o que se entende por água doce, se eles acham que existe muita ou pouca água doce no Brasil, se todas as regiões brasileiras dispõem de água de maneira igual, quais fatores contribuem para ter mais ou menos água doce numa região, se toda água doce é adequada para o consumo humano, entre outras.
Contextualização (40 minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp. Envie as informações dos slides 3, 4, 5 e 6.
Apresente o gráfico e inicie uma discussão com a turma. Pergunte por exemplo: o que eles concluem observando o gráfico, se pode existir água salgada no continente, se a água salgada pode se tornar potável. Espera-se que ao analisar o gráfico os alunos percebam que a proporção de água salgada no planeta é muito superior à de água doce.
- Material da contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Hd9EfPFbY4jNF22UfX8Sxf3yUVMFufcEWXgszVXwzdhh6fJGXk7MZY24rQVZ/geo6-12und04-material-da-contextualizacao.pdf. Acesso em 04/07/2020.
Problematização (50 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original, e explique que para responder essa questão é importante conhecer, entre outros fatores, como a água doce e a população encontram-se distribuídas no território nacional.
- Material da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6VYuqJvYH3HU8Hrms5qXz4AA9EVWCB2ruswhWHe5UVpt5a9X8zHzadpjbt2W/geo6-12und04-material-da-problematizacao.pdf
Links das manchetes:
- BARBOSA, H. Reservatórios cearenses apresentam baixo volume hídrico. Diário do Nordeste. Disponível em: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/regiao/reservatorios-cearenses-apresentam-baixo-volume-hidrico-1.2045133 Acesso em 04/07/2020.
- GERAQUE, E. Falta de água pode se tornar constante no Estado de São Paulo. Estadão. Disponível em: https://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,falta-de-agua-pode-se-tornar-constante-no-estado-de-sao-paulo,70002559033 Acesso em 04/07/2020.
Ação propositiva (três dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Oriente os alunos a se organizarem em duplas e distribua para cada aluno da dupla uma cópia da atividade (disponível abaixo). Em seguida, projete e apresente as orientações, leia e explique as etapas de execução da tarefa, tendo o cuidado de esclarecer todas as dúvidas.
Peça que eles observem que os gráficos representam as informações presentes no quadro. O gráfico 1 indica a distribuição percentual da população brasileira por região, enquanto o gráfico 2 representa a distribuição percentual dos recursos hídricos por região. Explique que, entre outros fatores referentes à problemática da água no Brasil (falta de planejamento e investimento, processos climatológicos, uso inadequado do solo, manutenção das nascentes, desmatamento, fatores políticos...), eles irão analisar um deles: a relação entre a localização geográfica da disponibilidade deste elemento e a população que dele depende. Fale para a turma que ao completarem e analisarem os gráficos e responderem às perguntas eles poderão perceber porque, mesmo havendo uma grande quantidade de água doce no Brasil, não estamos livres de enfrentarmos crises hídricas.
Material:
- Atividade Ação Propositiva (Gráficos) https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/e2EB8p9khDYXmJuvfEaXDvFu6fXAeBjgEXN46qdx89jWjGjpWfP57gdyY84F/geo6-12und04-atividade-acao-propositiva-graficos.pdf. Acesso em 30/06/2020
- Gabarito da Atividade (Gráficos) https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TvRZpM3jpWVYpFrqm5EbAVUhjrrc9djQ5tH62Zsbh5ZC46gBYSSaQuquV62B/geo6-12und04-gabarito-da-atividade-graficos.pdf. Acesso em 30/06/2020
Sistematização (40 minutos- assincronamente)
Envie o slide do plano original, e a atividade que segue abaixo.
Material da Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P2aM3nhmVMQAXV2k3b2vN9KWpzNDtAFnaStj9jTEDZ2FDC8M3SMapuzQMF9y/geo06-12und04-material-da-sistematizacao.pdf. Acesso em 04/07/2020
Convite às famílias
Deixe a sugestão dois vídeos que seguem abaixo, sobre o Programa da água doce.
- Programa Água Doce- https://www.youtube.com/watch?v=n79cmU_Z68A. Acesso em 30/06/2020
- Conheça o Programa Água Doce- https://www.youtube.com/watch?v=ckrPg0YeUFg. Acesso em 30/06/2020
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Rosana Garagorry
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Reconhecer que, mesmo havendo no Brasil uma grande quantidade de água doce, não estamos livres de enfrentar problemas de escassez.
Habilidade (s) da Base: (EF06GE12) Identificar o consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no Brasil e no mundo, enfatizando as transformações nos ambientes urbanos.
Curso sobre Educação Antirracista
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