Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF06GE07) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O principal objetivo desta aula é compreender como o processo industrial e as cidades estão interligados, exemplificando o caso da poluição causada pelas indústrias.
Material complementar:
Para você saber mais:
Contextos prévios:
- INDÚSTRIAS PESADAS: são indústrias que trabalham com metalurgia, siderurgia, mineração. São indústrias de base.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Comente com os alunos que a aula terá o objetivo de compreender como a indústria influencia a vida cotidiana na cidade.
Questione os alunos sobre um dos principais conceitos da aula:
Fale rapidamente a definição de poluição para os alunos, explicando que as alterações feitas na natureza pelo homem geram consequências sérias, como a liberação de substâncias na atmosfera, nos rios, nos mares.
Como adequar à sua realidade: Comente com os alunos algum caso de poluição na sua cidade como um rio poluído que esteja perto da escola ou em algum lugar movimentado da cidade.
Para você saber mais:
Contextualização
Orientações: Neste momento, diga aos alunos que eles estudarão sobre a cidade de Cubatão, que foi uma das cidades mais poluídas do mundo (de acordo com a ONU).
Projete as manchetes que estão nos slides 3 e 4 e leia em conjunto com a sala.
Pergunte aos alunos:
- o que é poluição atmosférica? Como contribuímos?
- como a poluição afeta a nossa vida?
Após as respostas, projete a imagem do slide 5 para os alunos. Peça para que a sala descreva a imagem de Cubatão e de sua poluição. Destaque a questão da fumaça sendo liberada na atmosfera.
No final, comente com os alunos, que Cubatão foi uma das cidades brasileiras que mais recebeu indústrias pesadas. Ainda não entre em detalhes sobre a poluição da cidade.
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Neste momento, diga aos alunos que eles estudarão sobre a cidade de Cubatão, que foi uma das cidades mais poluídas do mundo (de acordo com a ONU).
Projete as manchetes que estão nos slides 3 e 4 e leia em conjunto com a sala.
Pergunte aos alunos:
- o que é poluição atmosférica? Como contribuímos?
- como a poluição afeta a nossa vida?
Após as respostas, projete a imagem do slide 5 para os alunos. Peça para que a sala descreva a imagem de Cubatão e de sua poluição. Destaque a questão da fumaça sendo liberada na atmosfera.
No final, comente com os alunos, que Cubatão foi uma das cidades brasileiras que mais recebeu indústrias pesadas. Ainda não entre em detalhes sobre a poluição da cidade.
Para você saber mais:
Contextualização
Orientações: Neste momento, diga aos alunos que eles estudarão sobre a cidade de Cubatão, que foi uma das cidades mais poluídas do mundo (de acordo com a ONU).
Projete as manchetes que estão nos slides 3 e 4 e leia em conjunto com a sala.
Pergunte aos alunos:
- o que é poluição atmosférica? Como contribuímos?
- como a poluição afeta a nossa vida?
Após as respostas, projete a imagem do slide 5 para os alunos. Peça para que a sala descreva a imagem de Cubatão e de sua poluição. Destaque a questão da fumaça sendo liberada na atmosfera.
No final, comente com os alunos, que Cubatão foi uma das cidades brasileiras que mais recebeu indústrias pesadas. Ainda não entre em detalhes sobre a poluição da cidade.
Problematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Divida a sala em grupos de 3 ou 4 integrantes.
Projete e leia conjuntamente com a sala o trecho do slide 6. Após a leitura, escreva no quadro:
- Como a indústria contribui com a poluição nas cidades?
Peça para os grupos discutirem e registrarem na lousa as diferentes formas de contribuição que encontraram.
A imagem do slide 5 pode induzir os alunos a responderem que a fumaça que a indústria libera polui a atmosfera. Além disso, incentive os alunos a pensarem nos rios e nos despejos que as indústrias podem fazer neles. Além disso, comente sobre a contaminação do solo e dos lençóis freáticos que é feita pela indústria.
Também podem comentar sobre o desmatamento, que acaba colaborando para o aumento da temperatura nas cidades. Além disso, o desmatamento colabora para a erosão do solo.
Como adequar à sua realidade: se em sua cidade, houver um rio perto de uma indústria, comente com os alunos sobre a poluição deste rio.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 22 minutos
Orientações: Mantenha os alunos em grupos. Explique para eles que a cidade de Cubatão passou por um grande plano de sustentabilidade que estava proposto na Agenda 21.
A Agenda 21 é um instrumento que visa planejar cidades sustentáveis, focando em alguns aspectos como a proteção ambiental. Ela é dividida em várias escalas e uma delas é a escala local, que busca a proteção ambiental nas cidades, como Cubatão.
Explique aos alunos que neste momento da aula, eles receberão um documento. Neste documento há um caso de uma cidade que está sofrendo com a poluição. Os alunos deverão propor uma solução, com base na Agenda 21 local. No documento, haverá:
- informações da cidade
- o passo a passo da Agenda 21 (adaptado)
Neste momento, peça para que os alunos façam as atividades 1 e 2 propostas no documento.
Material complementar
O documento está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7QYnRKS8V7ybAZjgmQywqSv3KmFxqY9xFzXySBywGyDzNuecerxuS4PrAsH8/geo6-07und03-acao-propositiva-estudo-de-caso.pdf
Para você saber mais:
Agenda 21. Disponível no link: http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21 - Acesso 15/02/2019
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: mantenha a sala em grupos e peça para que cada grupo exponha para a sala oralmente, de forma breve, as propostas que elaborou na ação propositiva.
No final da aula, pergunte aos alunos se a aplicação da Agenda 21 é uma das maneiras eficazes de evitar as alterações antrópicas na cidade. Espera-se que os alunos compreendam que a cidade é um ambiente que necessita de alterações, porém, também é necessário agir com sustentabilidade para melhorar a qualidade de vida.