GEO6_11UND07 - Ação propositiva
Plano de Aula
Plano de aula: A agricultura sustentável como alternativa para o mau uso do solo na agricultura
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Noções de sustentabilidade e de relações entre local-global.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada aqui em sua totalidade, mas as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo do plano é fazer com que os alunos compreendam a importância da agricultura sustentável como uma alternativa para o mau uso e conservação inadequada do solo que vem prejudicando sua qualidade, de seus produtos e, consequentemente, da qualidade alimentar das pessoas. Para isso, na etapa da ação propositiva será apresentada aos alunos a história de Paco, um adolescente que mora em um pequeno sítio e começa a observar ações não sustentáveis de seu vizinho. A partir dessa história inicial, os alunos a darão uma continuidade, criando um clímax envolvendo-se nesse contexto inicial, no entanto não darão um desfecho para a história. O desfecho será realizado na etapa de sistematização, etapa em que os alunos deverão também indicar ações sustentáveis.
Materiais necessários: Caderno, lápis e/ou canetas e folhas sulfite ou almaço.
Material complementar:
Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5tFQPck4jP4JaKGcWM5m45VJMsPk8skDmQMb9uGNpjRKHcJmrHvm6WJttGcC/geo6-11und07-acao-propositiva.pdf
Para você saber mais:
Agricultura sustentável. Sua Pesquisa. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/agricultura_sustentavel.htm>. Acesso em: 14 abr 2019.
CANCIAN, Natália. Registro de agrotóxicos no Brasil cresce e atinge maior marca em 2018. Folha de S. Paulo, 04/03/2019. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2019/03/registro-de-agrotoxicos-no-brasil-cresce-e-atinge-maior-marca-em-2018.shtml>. Acesso em: 14 abr 2019.
DANTAS, Tiago. Agricultura sustentável, o homem e o meio ambiente. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/agricultura-sustentavel-homem-meio-ambiente.htm>. Acesso em: 14 abr 2019.
Ministério da Agricultura aprova registro de agrotóxicos de alta toxicidade. O Globo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/ministerio-da-agricultura-aprova-registro-de-agrotoxicos-de-alta-toxicidade-23393036>. Acesso em: 14 abr 2019.
TRIGUEIRO, André. Licenciamento recorde de novos agrotóxicos. G1. Disponível em:
<https://g1.globo.com/natureza/blog/andre-trigueiro/post/2019/02/21/licenciamento-recorde-de-novos-agrotoxicos.ghtml>. Acesso em: 14 abr 2019.
Contextos prévios: Para este plano é importante que os alunos já consigam diferenciar o espaço rural do urbano, assim como o desenvolvimento de suas atividades e práticas.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema da aula. Comente com os alunos acerca do que será desenvolvido em sala de aula a partir do tema exposto e que uma atividade prática será proposta em equipe para que os alunos possam identificar as melhores alternativas técnicas da agricultura sustentável.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Inicie a etapa questionando aos alunos o que compreendem pela palavra “sustentável”. Espere que apresentem alguns apontamentos e os questione se já ouviram falar em “agricultura sustentável”. Caso prefira, escreva no centro do quadro e ao passo que os alunos forem acrescentando palavras e assuntos associados ao tema, faça ligações entre eles. Espera-se que os alunos possam relacionar a palavra sustentável ao meio ambiente, sua preservação e consumo consciente dos recursos naturais do planeta, assim como que a agricultura sustentável possa ajudar a garantir a sustentabilidade do meio ambiente a partir de uma produção sem poluentes e sem agrotóxicos.
Explique que a agricultura sustentável pode garantir a produção alimentar para as futuras gerações, de forma justa e igualitária, mas que também seja economicamente viável. Uma das alternativas da agricultura sustentável é a agricultura orgânica, que está diretamente ligada ao manuseio desses alimentos, principalmente ao que se refere ao solo.
A imagem do slide ilustra alimentos produzidos a partir da agricultura orgânica.
Ao tratar do assunto, chame a atenção dos alunos para um dos principais recursos utilizados na produção de alimento: o solo. Chame a atenção dos alunos para alguns problemas relacionados à produção do solo na agricultura, como: o desmatamento e a utilização de agrotóxicos, o que prejudica a qualidade dos alimentos consumidos.
Exponha aos alunos que a agricultura sustentável visa então produzir mais e com mais qualidade, sem causar danos ao meio ambiente, conservando as características dos solos, dos rios e águas subterrâneas. Por este motivo, prioriza-se na produção sustentável o cultivo de alimentos orgânicos, que não utilizem agrotóxicos para tal, os quais preservam a qualidade do alimento, do solo e dos recursos hídricos.
Como adequar à sua realidade: Caso em em sua escola tenham práticas consideradas sustentáveis, utilize-as como exemplo. Pode-se citar como exemplo de agricultura sustentável as hortas orgânicas, formas de captação da água da chuvas para reuso etc.
Para você saber mais:
Agricultura sustentável. Sua Pesquisa. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/agricultura_sustentavel.htm>. Acesso em: 14 abr 2019.
Como produzir orgânicos. Centro de Inteligência Orgânicos. Disponível em: <https://ciorganicos.com.br/organicos/como-produzir-alimentos-organicos/>. Acesso em: 20 mai 2019.
DANTAS, Tiago. Agricultura sustentável, o homem e o meio ambiente. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/agricultura-sustentavel-homem-meio-ambiente.htm>. Acesso em: 14 abr 2019.
GONÇALVES, Vinícius. Agricultura Orgânica: O que é, características e como fazer. Novo Negócio. Disponível em: <https://novonegocio.com.br/ideias-de-negocios/agricultura-organica/>. Acesso em: 20 mai 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Divida os alunos em trios e solicite que, em seus cadernos, comparem as ações que podem ser tomadas a partir da visão da agricultura sustentável e as ações apresentadas na manchete. Ao finalizarem, discuta rapidamente o conteúdo da manchete, colocando também as consequências do insumo dessas substâncias e degradação do solo.
Para você saber mais:
CANCIAN, Natália. Registro de agrotóxicos no Brasil cresce e atinge maior marca em 2018. Folha de S. Paulo, 04/03/2019. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2019/03/registro-de-agrotoxicos-no-brasil-cresce-e-atinge-maior-marca-em-2018.shtml>. Acesso em: 14 abr 2019.
Ministério da Agricultura aprova registro de agrotóxicos de alta toxicidade. O Globo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/ministerio-da-agricultura-aprova-registro-de-agrotoxicos-de-alta-toxicidade-23393036>. Acesso em: 14 abr 2019.
TRIGUEIRO, André. Licenciamento recorde de novos agrotóxicos. G1. Disponível em:
<https://g1.globo.com/natureza/blog/andre-trigueiro/post/2019/02/21/licenciamento-recorde-de-novos-agrotoxicos.ghtml>. Acesso em: 14 abr 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 16 minutos
Orientações: Os alunos devem permanecer em trios. Entregue para cada trio uma folha almaço e a história de Paco em folha impressa ou a escreva no quadro para que os alunos a copiem na folha almaço. A história está disponível no documento a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5tFQPck4jP4JaKGcWM5m45VJMsPk8skDmQMb9uGNpjRKHcJmrHvm6WJttGcC/geo6-11und07-acao-propositiva.pdf
Leia junto com os alunos a história de Paco. Explique a eles que terão que dar continuidade à história, construindo um clímax. Mas chame a atenção dos alunos para que não criem um desfecho para a história, pois fará parte da próxima etapa da atividade.
Defina um número de linhas aproximado para que os alunos criem, pensando no que foi discutido ao longo das etapas anteriores. Não esqueça de atentá-los que agricultura orgânica não é só a ausência de agrotóxicos na lavoura. Existem vários outros fatores que precisam incluir num cultivo orgânico. Caso avalie necessário, liste ideias e fatores de um cultivo orgânico na lousa para que eles consigam colocar na continuidade da história de Paco, consultando a seção “Para você saber mais”.
A atividade poderá ser desenvolvida junto com o professor de Língua Portuguesa.
Para você saber mais:
Agricultura sustentável. Sua Pesquisa. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/agricultura_sustentavel.htm>. Acesso em: 14 abr 2019.
Como produzir orgânicos. Centro de Inteligência Orgânicos. Disponível em: <https://ciorganicos.com.br/organicos/como-produzir-alimentos-organicos/>. Acesso em: 20 mai 2019.
DANTAS, Tiago. Agricultura sustentável, o homem e o meio ambiente. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/agricultura-sustentavel-homem-meio-ambiente.htm>. Acesso em: 14 abr 2019.
GONÇALVES, Vinícius. Agricultura Orgânica: O que é, características e como fazer. Novo Negócio. Disponível em: <https://novonegocio.com.br/ideias-de-negocios/agricultura-organica/>. Acesso em: 20 mai 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Este momento será reservado para que os alunos troquem suas histórias entre os trios, de modo que nenhuma história permaneça com o trio que a elaborou. Auxilie os alunos nesse momento.
Com as novas histórias, os trios as lerão e darão um desfecho para a história de Paco. Lembre-os de propor ações sustentáveis para o desfecho da história.
Em um outro momento, os alunos poderão socializar as histórias.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
Sequência didática
GEO6_11UND06
GEO6_11UND07
Ferramentas sugeridas
Youtube
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens por meio de ambientes virtuais)
Câmera (de celular, tablet ou a webcam do computador)
Internet
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Essa sequência didática trata de uso do solo. Em especial, discute os problemas ambientais e sociais atrelados ao mau uso do solo e apresenta uma forma de evitar esses problemas com a prática da agricultura sustentável. Para apresentar a sequência, envie aos estudantes uma sequência de fotografias (que podem ser apresentada em slides com o Google Apresentações ou Powerpoint) com diferentes usos do solo. No plano original dessa aula há algumas opções - agricultura e área urbana - mas o ideal seria ampliar essa sequência com outras situações como pecuária, atividade industrial, parques. A ideia aqui é evidenciar aos alunos o que significa a expressão “uso do solo”.
Contextualização
Na contextualização dessa sequência pode ser enviado aos estudantes a manchete da reportagem, disponível na problematização da aula GEO6_11UND06 junto com os 2 questionamentos que também estão no slide. Peça que os estudantes respondam as 2 questões a partir de uma pesquisa na internet sobre problemas no uso do solo. Caso queira oferecer algum material de apoio, pode enviar os textos que estão no material complementar da aula GEO6_11UND06.
Ação propositiva
A ação propositiva dessa sequência será feita em 2 momentos. Como se trata, no momento 1, de uma atividade prática, dê um tempo necessário para a realização da atividade, além de orientar que os familiares estejam o tempo todo junto com o estudante.
Momento 01
O primeiro momento será a realização do experimento detalhado no plano GEO6_11UND06. A adaptação aqui será que o experimento deve ser feito na residência do estudante, preferencialmente em um espaço aberto (quintal, varanda) ou na área de serviço. Para orientar a atividade à distância, professor, envie as instruções passo a passo seguida das fotografias que estão no plano. Seja o mais específico possível. Caso considere possível, além das fotografias do plano grave um vídeo mostrando cada etapa. Envie aos estudantes e peça para eles reproduzirem o experimento em casa sob supervisão de um familiar adulto. Ao final do experimento, peça que anotem no caderno o que conseguiram perceber de diferente entre os dois tipos de uso do solo criados no experimento.
Momento 02
No momento 02 vamos contrapor o uso do solo para atividades agrícolas que degradam o solo, como o visto no momento 01, com atividades agrícolas que possuem uma preocupação com a manutenção da fertilidade do solo, como é a caso das práticas ligadas à agricultura sustentável. Para isso, envie o vídeo feito pela EMBRAPA (disponível aqui), apontando diversos diferenciais da agricultura sustentável. Peça que os estudantes organizem uma lista de características da agricultura sustentável no caderno de Geografia.
Sistematização
A sistematização dessa sequência envolve os dois momentos da ação propositiva deste plano adaptado e será baseado na ação propositiva do plano GEO6_11UND07. A proposta é que os estudantes continuem a escrita de uma história do menino Paco - o arquivo com o início da história está disponível no plano GEO6_11UND07 - acrescentando o que aprendeu sobre uso do solo, degradação ambiental e agricultura sustentável. Peça que os alunos escrevam, professor, em arquivo de texto, como Word ou Google Docs, para depois enviar a você. Leia cada história e dê um feedback ao estudante apontando, conforme o caso, as questões bem desenvolvidas e aquelas que necessitam de uma revisão. Caso considere interessante, você pode compartilhar algumas histórias com o grupo de alunos.
Convite às famílias
Convide os familiares a assistir um do documentário sobre Agricultura Sustentável chamado de “Ecovilas Brasil - Caminhando para a Sustentabilidade” junto com os estudantes, disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Juliana Freitas
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Compreender a importância da agricultura sustentável como uma alternativa para o uso inadequado do solo na agricultura.
Habilidade (s) da Base: (EF06GE11) Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA