Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade, o que pode ocorrer com a aplicação de todos os planos referentes a essa habilidade. Esta aula tem como objetivo levar os alunos a identificar processos de separação de misturas utilizados em produções industriais e poderá ser melhor desenvolvida se o conjunto de aulas que compreendem os planos entre CIE6_03ME01 e CIE6_03ME04 já tiverem sido trabalhados. Para a aplicação desta aula é necessário dar acesso aos textos, disponíveis aqui, aos alunos, com uma aula de antecedência para que eles possam chegar preparados para a atividade do Mão na Massa. Os alunos devem ser divididos em cinco grupos e cada grupo deverá apresentar para a turma um tipo de produção industrial, a ser sorteado pelo professor, e que consta no material disponível.
Materiais necessários para a aula: Projetor e textos das atividades impressas, disponíveis aqui.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia, juntamente com a turma, o título da aula e diga que eles irão conhecer alguns processos de separação de misturas aplicados em indústrias que produzem itens que eles usam no dia a dia.
Contexto
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o slide e apresente as imagens aos alunos. Caso não seja possível realizar a projeção, comente sobre o que é visto em cada uma das imagens – a planta de trigo, farinha de trigo, macarrão e pães. Faça as perguntas do slide: Você sabia que macarrão, pães, bolos, biscoitos podem ser feitos com farinha de trigo? Mas como será que os grãos de trigo são transformados em farinha? E onde entra a separação de misturas nisso tudo? Permita que os alunos apresentem suas ideias para responder às questões propostas, mas não se preocupe em chegar a uma resposta completa neste momento, apenas estimule-os a pensar sobre o assunto.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente aos alunos a questão disparadora. Estimule-os a buscar respondê-la. É provável que, devido ao que foi apresentado no contexto, os alunos citem a produção de farinha de trigo. Incentive-os a pensar em outros exemplos para enriquecer esse momento da aula.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Para realização do Mão na Massa, os textos (disponíveis aqui) devem ser disponibilizados previamente aos alunos, que deverão estar separados em cinco grupos. Caso não seja possível imprimir o material, indica-se que o mesmo seja transcrito para folhas, que deverão então ser entregues aos alunos. No momento da disponibilização de material, sorteie, para cada grupo, qual produção industrial eles deverão apresentar, oriente-os a focar a apresentação nos métodos de separação de misturas utilizados naquele processo produtivo e forneça instruções a respeito de como a apresentação pode ser feita (por meio de exposição dialógica, por exemplo, com utilização de recursos audiovisuais como apresentações ou vídeos, a depender dos recursos disponíveis na escola). Diga, também, que todos os grupos devem explorar todo o material disponibilizado por você, buscando conhecer os processos produtivos apresentados e reconhecer os processos de separação de misturas empregados em cada um deles, e não só no tema sobre o qual irão apresentar. O tempo total do Mão na Massa é de 35 minutos, sendo 5 minutos para os grupos acertarem os detalhes das apresentações e 30 minutos para as apresentações. Nos 5 minutos iniciais desta etapa, permita que os grupos se reúnam para alinhar os detalhes das apresentações. Após isso, solicite que cada grupo faça a apresentação do tema sorteado. Cada apresentação deve ocupar, no máximo, 5 minutos da aula. Durante as apresentações, estimule a participação dos outros grupos, de forma a haver uma colaboração entre os alunos. Para seu conhecimento, professor, no processo de produção do sal são utilizadas a evaporação e a centrifugação; já na produção do etanol, utiliza-se principalmente a destilação, a fim de separar o etanol; e na produção de farinha de trigo, utiliza-se a peneiração (em diferentes etapas), ventilação e a separação magnética. Caso algum grupo deixe de citar um método de separação ou cite um método errado, diga que a apresentação contém um erro e utilize este momento para envolver os demais alunos incentivando-os a participar e ajudar a corrigir o que for preciso.
Materiais necessários: Projetor e texto das atividades impressas.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Proponha uma discussão coletiva sobre o que foi apresentado por cada grupo. Pergunte: Quais foram os processos de separação de misturas aplicados às indústrias que vimos nesta aula? Retome a questão disparadora: Como os processos de separação de misturas são aplicados nas indústrias? Conduza a discussão de modo que os alunos assimilem que nos processos industriais são utilizados equipamentos específicos, como destiladores e sistemas de peneiras, para promover as separações de misturas necessárias. Solicite que cada grupo elabore, em uma folha, uma breve resposta para a questão proposta. Este procedimento deve ocupar, no máximo, cinco minutos da aula. Depois da redação das respostas, oriente os grupos a rodarem suas folhas no sentido horário, a fim de que todas as equipes vejam as respostas propostas pelos outros grupos. Por fim, projete o slide, que contém um exemplo de resposta para a questão disparadora, e peça para que cada equipe compare a resposta elaborada com a apresentada no slide e verifique se a resposta que redigiram contempla os processos de separação de misturas abordados nos três textos disponibilizados.