Mão na Massa – Guia de Pesquisa para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Separação de mistura heterogênea e o tratamento do esgoto
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Separação de materiais
Por: Thais Moreno Priolli
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte da temática separação de misturas referente à habilidade de Ciências EF06CI03. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para aplicação deste plano é importante que os alunos saibam identificar e distinguir mistura homogênea de uma mistura heterogênea, conteúdos desenvolvidos na unidade CIE6_01ME. Nesta aula, os alunos irão verificar as etapas do tratamento de esgoto. Para isso, propõe-se o uso da metodologia Sala de Aula Invertida (flipped classroom). Para saber mais sobre Flipped Classroom leia as páginas 85 a 93 deste artigo. Para saber mais sobre tratamento de esgoto, você pode consultar as páginas de 70 a 73 deste livro.
Materiais necessários para a aula: Em uma aula anterior, entregue para os alunos o guia de pesquisa (disponível https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sGwVfJK4YVVttZf4KTFZF66bUtHR6gFjQ6Ssu6ab9X7sXXx3vUHkwK5B6CGk/cie6-03me05--mao-na-massa--guia-de-pesquisa-para-impressao.pdf) e peça para eles estudarem sobre etapas do tratamento do esgoto e destino do lodo e dos resíduos obtidos do processo. Os alunos podem buscar na internet outros materiais. Caso eles não tenham acesso a internet, peça para que busquem reportagens em jornais e revista e consultem livros da biblioteca da escola. Para essa aula, os alunos devem levar as anotações no caderno ou reportagens e vídeos salvos no celular, ou textos impressos, que acharam mais interessantes sobre o conteúdo estudado; disponibilize também folhas de papel sulfite.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que o esgoto é uma mistura heterogênea e que deve ser tratado antes de retornar ao meio ambiente.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO