Construindo uma planilha K-W-L / S-Q-A
Plano de Aula
Plano de aula: Os fósseis
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Tipos de rocha, períodos geológicos e fósseis
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os(as) estudantes, ele resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta aula é parte de uma sequência de planos sobre o eixo temático “Terra e Universo”. Para maior aprofundamento, acesse os demais planos de aula sobre o tema (CIE6_10TU01, CIE6_10TU03, CIE6_10TU04). Esta aula vai auxiliar os(as) estudantes a construírem conhecimentos sobre o processo de formação de fósseis, o que são e onde se encontram. A turma deverá ser capaz de relacionar que os fósseis podem ser instrumentos importantes para entendermos as relações ecológicas que se estabeleceram em cada época do planeta e por que essas relações se modificam ou se intensificam. Isso pode contribuir para compreendermos as condições atuais do relevo, clima, ecologia, vegetação, atmosfera e tipo de solos, por exemplo. Entendendo o passado, podemos compreender o presente e fazer estimativas sobre o futuro, traçando atitudes que contribuem para a preservação da natureza.
Para maior aprofundamento no tema, sugerimos que você, professor(a), consulte os seguintes materiais:
- http://coral.ufsm.br/cappa/index.php/pt-br/ - https://www.paleontologianasaladeaula.com/ - http://webpages.fc.ul.pt/~cmsilva/Paleotemas/Icnofossil/Icnofoss.htm - https://workbasedlearning.pnnl.gov/teachers/plans/Fossils_Part5_1'08_v1.pdf
- http://files.geocultura.net/200001678-216bd22691/Desvendando%20os%20F%C3%B3sseis%20(2).pdf
Referências que podem ser recomendadas aos estudantes:
- http://cienciahoje.org.br/artigo/como-ocorre-o-processo-de-fossilizacao-e-como-se-determina-a-idade-dos-fosseis/ -http://www.cprm.gov.br/publique/Redes-Institucionais/Rede-de-Bibliotecas---Rede-Ametista/Canal-Escola/O-que-sao-e-como-se-formam-os-fosseis%3F-1048.html?UserActiveTemplate=cprm&from_info_index=66
- http://www.uel.br/grupo-pesquisa/geologia/index.php?option=com_content&view=article&id=54&Itemid=71 - https://www.youtube.com/watch?v=yDIQzUSezmA
- http://chc.org.br/acervo/fossil-de-mentira-descoberta-de-verdade/
Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta, borracha; planilha K-W-L/S-Q-A impressa para cada aluno (neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NWrs8gvWK5D9JpDZn28cSdetsvFUQuD7b9EthWSruGdaApCgB8wP6dJdeHWQ/resolucao-da-atividade-contexto-questao-disparadora-e-sistematizacao-cie6-10tu02.pdf) ou escrita no quadro; instruções impressas para o preenchimento da planilha (neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VB5RY2TfephsqaYJPUaZJKuBBXMRGPhm38v6GFubR9RwQjyv3hPPfgmGtwzU/atividade-para-impressao-contexto-questao-disparadora-e-sistematizacao-cie6-10tu02.pdf); roteiro da atividade impresso (disponível neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ETGwU2RvFsRtm46KKZ7wgzM45cQuZujNWCgGYwyYEScFdjSMervjRDBqrbYD/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie6-10tu02.pdf); orientações para esta atividade neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3QNnUEVWqPC4CGpf8yMUmYnh79TWCSR5EEKcJekChxekG5yaTntBQeP2PNfJ/resolucao-da-atividade-mao-na-massa-cie6-10tu02-1.pdf; pó para gesso (recomendamos gesso-pedra) ou argila; água; recipientes (podem ser copos reutilizados/plásticos ou fundos de caixas de leite/garrafas PET); espátulas ou colheres; vaselina ou óleo; pincel ou algodão; objetos para simular organismos fossilizados (conchas de bivalves, folhas de plantas recém caídas ou ainda verdes, ossos de pequenos animais, entre outros); folhas de jornal; textos impressos diretamente nos links ou equipamentos com acesso à internet para disponibilizar o material aos estudantes.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Não é necessário projetar este slide. Fale o título da aula para a turma e explique que nesta aula iremos compreender o que são fósseis, como se formam, onde se encontram e o que podemos descobrir ao estudá-los.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO