Construindo uma planilha K-W-L / S-Q-A
Plano de Aula
Plano de aula: Os fósseis
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Tipos de rocha, períodos geológicos e fósseis
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os(as) estudantes, ele resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta aula é parte de uma sequência de planos sobre o eixo temático “Terra e Universo”. Para maior aprofundamento, acesse os demais planos de aula sobre o tema (CIE6_10TU01, CIE6_10TU03, CIE6_10TU04). Esta aula vai auxiliar os(as) estudantes a construírem conhecimentos sobre o processo de formação de fósseis, o que são e onde se encontram. A turma deverá ser capaz de relacionar que os fósseis podem ser instrumentos importantes para entendermos as relações ecológicas que se estabeleceram em cada época do planeta e por que essas relações se modificam ou se intensificam. Isso pode contribuir para compreendermos as condições atuais do relevo, clima, ecologia, vegetação, atmosfera e tipo de solos, por exemplo. Entendendo o passado, podemos compreender o presente e fazer estimativas sobre o futuro, traçando atitudes que contribuem para a preservação da natureza.
Para maior aprofundamento no tema, sugerimos que você, professor(a), consulte os seguintes materiais:
- http://coral.ufsm.br/cappa/index.php/pt-br/ - https://www.paleontologianasaladeaula.com/ - http://webpages.fc.ul.pt/~cmsilva/Paleotemas/Icnofossil/Icnofoss.htm - https://workbasedlearning.pnnl.gov/teachers/plans/Fossils_Part5_1'08_v1.pdf
- http://files.geocultura.net/200001678-216bd22691/Desvendando%20os%20F%C3%B3sseis%20(2).pdf
Referências que podem ser recomendadas aos estudantes:
- http://cienciahoje.org.br/artigo/como-ocorre-o-processo-de-fossilizacao-e-como-se-determina-a-idade-dos-fosseis/ -http://www.cprm.gov.br/publique/Redes-Institucionais/Rede-de-Bibliotecas---Rede-Ametista/Canal-Escola/O-que-sao-e-como-se-formam-os-fosseis%3F-1048.html?UserActiveTemplate=cprm&from_info_index=66
- http://www.uel.br/grupo-pesquisa/geologia/index.php?option=com_content&view=article&id=54&Itemid=71 - https://www.youtube.com/watch?v=yDIQzUSezmA
- http://chc.org.br/acervo/fossil-de-mentira-descoberta-de-verdade/
Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta, borracha; planilha K-W-L/S-Q-A impressa para cada aluno (neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NWrs8gvWK5D9JpDZn28cSdetsvFUQuD7b9EthWSruGdaApCgB8wP6dJdeHWQ/resolucao-da-atividade-contexto-questao-disparadora-e-sistematizacao-cie6-10tu02.pdf) ou escrita no quadro; instruções impressas para o preenchimento da planilha (neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VB5RY2TfephsqaYJPUaZJKuBBXMRGPhm38v6GFubR9RwQjyv3hPPfgmGtwzU/atividade-para-impressao-contexto-questao-disparadora-e-sistematizacao-cie6-10tu02.pdf); roteiro da atividade impresso (disponível neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ETGwU2RvFsRtm46KKZ7wgzM45cQuZujNWCgGYwyYEScFdjSMervjRDBqrbYD/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie6-10tu02.pdf); orientações para esta atividade neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3QNnUEVWqPC4CGpf8yMUmYnh79TWCSR5EEKcJekChxekG5yaTntBQeP2PNfJ/resolucao-da-atividade-mao-na-massa-cie6-10tu02-1.pdf; pó para gesso (recomendamos gesso-pedra) ou argila; água; recipientes (podem ser copos reutilizados/plásticos ou fundos de caixas de leite/garrafas PET); espátulas ou colheres; vaselina ou óleo; pincel ou algodão; objetos para simular organismos fossilizados (conchas de bivalves, folhas de plantas recém caídas ou ainda verdes, ossos de pequenos animais, entre outros); folhas de jornal; textos impressos diretamente nos links ou equipamentos com acesso à internet para disponibilizar o material aos estudantes.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Não é necessário projetar este slide. Fale o título da aula para a turma e explique que nesta aula iremos compreender o que são fósseis, como se formam, onde se encontram e o que podemos descobrir ao estudá-los.
Contexto
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Projete este slide ou imprima a reportagem diretamente do link (https://gauchazh.clicrbs.com.br/comportamento/noticia/2016/03/fossil-de-reptil-anterior-aos-dinossauros-e-descoberto-no-rio-grande-do-sul-5086534.html - enfatizando a leitura da manchete e da descrição abaixo dela). A reportagem trata sobre fósseis de répteis encontrados na região central do Rio Grande do Sul. A leitura da manchete será o ponto de partida para o levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre: O que são fósseis, como se formam, onde podem ser encontrados, quanto tempo leva para um fóssil se formar, exemplos de fósseis, o que o estudo dos fósseis pode nos ensinar?
Entregue uma planilha K-W-L/S-Q-A impressa (disponível neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NWrs8gvWK5D9JpDZn28cSdetsvFUQuD7b9EthWSruGdaApCgB8wP6dJdeHWQ/resolucao-da-atividade-contexto-questao-disparadora-e-sistematizacao-cie6-10tu02.pdf) ou passe no quadro para os estudantes copiarem no caderno. Acesse neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VB5RY2TfephsqaYJPUaZJKuBBXMRGPhm38v6GFubR9RwQjyv3hPPfgmGtwzU/atividade-para-impressao-contexto-questao-disparadora-e-sistematizacao-cie6-10tu02.pdf as instruções para o preenchimento desta planilha. Questione a turma sobre o que eles já sabem sobre esse assunto e peça que cada um(a) escreva suas ideias iniciais na coluna S da planilha K-W-L/S-Q-A.
Sugestão de atividade extra: elabore com a turma um glossário de paleontologia no caderno, escrevendo os conceitos norteadores de cada etapa da aula para que os estudantes pesquisem seus significados fora do horário escolar. Esses conceitos também podem ser elencados na coluna Q e respondidos na coluna A, da planilha K-W-L/S-Q-A.
Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola ou reportagem impressa diretamente do link; quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta, borracha; planilha K-W-L/S-Q-A impressa para cada aluno ou escrita no quadro; instruções impressas para o preenchimento da planilha (neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VB5RY2TfephsqaYJPUaZJKuBBXMRGPhm38v6GFubR9RwQjyv3hPPfgmGtwzU/atividade-para-impressao-contexto-questao-disparadora-e-sistematizacao-cie6-10tu02.pdf).
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Não é necessário projetar este slide. Escreva no quadro ou pergunte oralmente à turma: Como os fósseis se formam? Ouça a turma e instigue-os a pensarem em respostas a partir dos seus conhecimentos prévios sobre o tema. Escreva no quadro as hipóteses mais significativas que forem surgindo. Depois, oriente-os para que escrevam em sua planilha K-W-L/S-Q-A, na coluna Q (O que eu quero aprender?), as questões que eles ainda pretendem responder com as investigações e descobertas da aula, para retomá-las na Sistematização (momento de preencher a coluna A).
Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; planilha K-W-L/S-Q-A já entregue para cada aluno ou escrita no caderno.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Projete este slide para a turma, ou se preferir, passe no quadro ou explique as tarefas. A prática que será realizada nesta etapa é de experimentação para simular os processos de formação de fósseis. Organize a turma em grupos com até 5 integrantes. As orientações para esta atividade estão neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VB5RY2TfephsqaYJPUaZJKuBBXMRGPhm38v6GFubR9RwQjyv3hPPfgmGtwzU/atividade-para-impressao-contexto-questao-disparadora-e-sistematizacao-cie6-10tu02.pdf.
Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, borracha; roteiro da atividade impresso (disponível neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3QNnUEVWqPC4CGpf8yMUmYnh79TWCSR5EEKcJekChxekG5yaTntBQeP2PNfJ/resolucao-da-atividade-mao-na-massa-cie6-10tu02-1.pdf); orientações para esta atividade neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ETGwU2RvFsRtm46KKZ7wgzM45cQuZujNWCgGYwyYEScFdjSMervjRDBqrbYD/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie6-10tu02.pdf; pó para gesso (recomendamos gesso-pedra) ou argila; água; recipientes (podem ser copos reutilizados/plásticos ou fundos de caixas de leite/garrafas PET); espátulas ou colheres; vaselina ou óleo; pincel ou algodão; objetos para simular organismos fossilizados (conchas de bivalves, folhas de plantas recém caídas ou ainda verdes, ossos de pequenos animais, entre outros); folhas de jornal; texto impresso diretamente dos links ou equipamentos com acesso à internet para disponibilizar os textos aos estudantes; planilha S-Q-A.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete este slide para a turma ou desenhe no quadro. Os estudantes devem ser capazes de preencher a coluna A (O que eu aprendi?) da planilha K-W-L/S-Q-A com conceitos que os auxiliem a compreender as transformações químicas e físicas que ocorrem para se dar a formação dos fósseis, relacionando com a constituição das rochas sedimentares, a localização geográfica, as condições climáticas e de relevo.
Analise, juntamente aos estudantes, a imagem apresentada no slide, retomando a questão disparadora e os conhecimentos trabalhados durante a atividade de experimentação.
Quando um ser vivo morre, inicia-se o processo de decomposição pelas bactérias e fungos que degradam a matéria orgânica. Antes que a decomposição dos restos seja completa, é preciso que esse organismo seja isolado dos agentes decompositores. Caso contrário, nenhuma de suas partes será preservada. O soterramento é um dos mecanismos capazes de isolar esses restos que não foram decompostos, aumentando as chances de formação de um fóssil. Antes de ser soterrado, alguns restos ainda são transportados por longas distâncias, pela água ou pelo vento, sofrendo impactos, quebras, arredondamento, alterando sua forma original. Portanto quanto mais rápido o soterramento, mais fiel ao organismo original será o fóssil. Depois de soterrado, o organismo e o sedimento ao seu redor são compactados pelo próprio peso do sedimento, ocorrendo processos químicos que solidificam esses materiais formando uma rocha sedimentar. As substâncias líquidas se movem através dos grãos sedimentares podendo alterar a constituição química original dos restos orgânicos. Assim, os fósseis são preservados de diversas maneiras, permanecendo por muito tempo (até milhões de anos) armazenados entre as rochas sedimentares. Dependendo do que fica daquele ser vivo na rocha, os fósseis são classificados como restos (ou fósseis corpóreos- conchas, esqueletos e tecidos moles) e vestígios (ou traços fósseis, conhecidos também como icnofósseis – pegadas, fezes, túneis, entre outros).
Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola ou imagem impressa; quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta e borracha; planilha K-W-L/S-Q-A da etapa anterior.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Contexto e questão disparadora
Peça aos estudantes que leiam a reportagem “Fóssil de réptil anterior aos dinossauros é descoberto no Rio Grande do Sul” (disponível aqui).
Marque uma videochamada com a turma e explique o que é a planilha SQA (para saber mais sobre ela, acesse o arquivo disponível na aba “materiais e atividades”).
Faça uma planilha SQA em um Googles docs e peça aos estudantes que a preencham.
Apresente a questão norteadora:
- Como os fósseis se formam?
Peça a eles que reflitam sobre a pergunta.
Mão na massa
Organize a turma em grupos de 3 a 5 estudantes e proporcione um meio de comunicação entre eles, disponibilizando um link para videoconferência ou criando um grupo em aplicativo de mensagens.
Peça aos grupos que leiam o texto “O que são e como se formam os fósseis?” (disponível aqui) e criem uma representação que explique como é a formação dos fósseis.
Deixem-os livres para definirem qual ferramenta utilizarão para fazer a representação. Você pode dar algumas sugestões:
- Um cartaz virtual feita no Apresentações Google (disponível aqui);
- Um infográfico ou um post feito na versão gratuita do Canva (disponível aqui);
- Um desenho coletivo feito no Google Jamboard (disponível aqui);
- Uma foto ou um vídeo;
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma e reserve um tempo para que os grupos compartilhem as representações. Siga as orientações propostas no slide “sistematização”.
Convite às famílias
Peça para as famílias auxiliarem os estudantes na escolha de uma ferramenta para fazerem uma representação colaborativamente com o grupo.
Os fósseis
6º ano
Objetivos de aprendizagem
Reconhecer o que são, como se formam e onde são encontrados os fósseis.
Habilidades da Base Nacional Comum Curricular
(EF06CI12) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.
(EF06CI02) Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.).
Professor-autor: Gracieli D. Persich
Mentor: Aline M. Geraldi
Especialista: Juliane Marques de Souza
Sobre esta aula: Esta aula é parte de uma sequência de planos sobre o eixo temático “Terra e Universo”. Para maior aprofundamento, acesse os demais planos de aula sobre o tema (CIE6_10TU01, CIE6_10TU03, CIE6_10TU04). Esta aula vai auxiliar os(as) estudantes a construírem conhecimentos sobre o processo de formação de fósseis, o que são e onde se encontram. A turma deverá ser capaz de relacionar que os fósseis podem ser instrumentos importantes para entendermos as relações ecológicas que se estabeleceram em cada época do planeta e por que essas relações se modificam ou se intensificam. Isso pode contribuir para compreendermos as condições atuais do relevo, clima, ecologia, vegetação, atmosfera e tipo de solos, por exemplo. Entendendo o passado, podemos compreender o presente e fazer estimativas sobre o futuro, traçando atitudes que contribuem para a preservação da natureza.
Para maior aprofundamento no tema, sugerimos que você, professor(a), consulte os seguintes materiais:
- http://coral.ufsm.br/cappa/index.php/pt-br/
- https://www.paleontologianasaladeaula.com/
- http://webpages.fc.ul.pt/~cmsilva/Paleotemas/Icnofossil/Icnofoss.htm
- https://workbasedlearning.pnnl.gov/teachers/plans/Fossils_Part5_1'08_v1.pdf
- http://files.geocultura.net/200001678-216bd22691/Desvendando%20os%20F%C3%B3sseis%20(2).pdf
Referências que podem ser recomendadas aos estudantes:
- http://cienciahoje.org.br/artigo/como-ocorre-o-processo-de-fossilizacao-e-como-se-determina-a-idade-dos-fosseis/
-http://www.cprm.gov.br/publique/Redes-Institucionais/Rede-de-Bibliotecas---Rede-Ametista/Canal-Escola/O-que-sao-e-como-se-formam-os-fosseis%3F-1048.html?UserActiveTemplate=cprm&from_info_index=66
- http://www.uel.br/grupo-pesquisa/geologia/index.php?option=com_content&view=article&id=54&Itemid=71
- https://www.youtube.com/watch?v=yDIQzUSezmA
- http://chc.org.br/acervo/fossil-de-mentira-descoberta-de-verdade/