Plano de Aula

Plano de aula: Os dinossauros estão entre nós!

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Tipos de rocha, períodos geológicos e fósseis

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre esta aula
Sobre esta aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (Data Show), acesso à internet, tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta, borracha; régua, fita adesiva, tesoura.

Flashcards (disponíveis para impressão aqui: https://docs.google.com/document/d/1IW8tuvY-RJcYYSAoiyNCIK49WOCoRQlNIbW4HBdu4sw/edit)

Fichas com características evolutivas de animais (disponíveis para impressão aqui: https://docs.google.com/document/d/1iZ4W25kBKLVrCnevlAlWBTfSm9QjaY-Nlh7k7Mi7ipc/edit)

Tabelas impressas para construção de um cladograma (disponíveis para impressão aqui: https://docs.google.com/document/d/1DPANeX2A4TbfaDTDzydx6phokv-8tHRWO8E3TTwRDVY/edit)

Nomes dos animais impressos (disponíveis para impressão, ou passe no quadro para a turma copiar e recortar. https://docs.google.com/document/d/1guXdWvjBbVjlB30YPT1oO0yhXtFjPBJvF8DX7zKwnuU/edit)

Cladogramas para preencher (disponíveis para impressão aqui: https://docs.google.com/document/d/1vvgbkklHsa3nH17cD851nuPWQ6oxX9zM8d96iZ1hn40/edit).

Materiais de apoio:

- http://www.ib.usp.br/evosite/evo101/VIIB1aAdaptiveRadiation.shtml - http://www.ib.usp.br/evosite/evo101/IIIE5dQualifying.shtml - https://epoca.globo.com/vida/noticia/2014/10/cientistas-descobrem-provas-concretas-da-bevolucao-dos-dinossauros-avesb.html - http://revistaepoca.globo.com/Primeiro-Plano/noticia/2012/04/tiranossauro-rex-uma-galinha-anabolizada.html - https://istoe.com.br/3617_DO+TIRANOSSAURO+A+GALINHA+/ -https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2014/07/31/dinossauros-diminuiram-de-tamanho-e-evoluiram-para-passaros-revela-estudo.htm#fotoNav=2 -https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/the-new-york-times/2017/10/14/como-dinossauros-trocaram-os-dentes-aterrorizantes-por-bicos-de-aves.htm - https://novaescola.org.br/conteudo/3098/uma-aula-pratica-sobre-evolucao

- https://www.nationalgeographicbrasil.com/historia/quase-todos-os-dinossauros-tinham-penas-sugere-descoberta-na-siberia

- http://revistapesquisa.fapesp.br/2017/05/23/repteis-da-cizania/

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Não é necessário projetar este slide. Fale o título para a turma e explique que nesta aula iremos compreender que todos os seres vivos têm ancestrais em comum e estão sujeitos à evolução, que é um conjunto de processos guiados pelas mutações genéticas e por transformações a nível de DNA que são passadas ao longo das gerações, resultando em transformações a nível de espécies. Os registros fósseis são evidências desses processos evolutivos porque podemos comparar os seres vivos da antiguidade com os seres atuais, traçando a história evolutiva das espécies.

Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados