Atividade para impressão - Mão na Massa - CIE6_11TU01
Plano de Aula
Plano de aula: O formato da Terra
Plano 1 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre Movimentos da Terra: teorias em diferentes tempos e culturas
Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula:
- Datashow ou cópia das atividades propostas nesta apresentação.
- Atividade “Mão na massa impressa” (1 folha por dupla). Disponível: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YP7EFBGakQMR6CjVkmg4NtqJwQWaQ6FFaSkhhj84q5Vjk3PJnHfNjMDrdzuj/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie6-11tu01.pdf
- Lápis, borracha e lápis de cor.
- Massa de modelar suficiente para a quantidade de grupos (4 a 5 alunos, por grupo). Sugestão de cores: Azul, Verde e Marrom (poderá ser utilizada outras cores a seu critério)
- Música: “Lindo balão azul” de Guilherme Arantes. E aparelho para a reprodução da música. Professor caso não disponha de maneira de reproduzir a música, sugere-se que leve a letra impressa.
Disponível em: https://www.vagalume.com.br/guilherme-arantes/lindo-balao-azul.html e https://www.youtube.com/watch?v=mcfyMelUFfo
- Vídeo: “Gravidade: caindo para o centro da Terra” do canal: O incrível pontinho azul. Disponivel no link: https://www.youtube.com/watch?v=Xq0VtFwkNL
Materiais de apoio:
- Reportagem da revista Super Interessante; “ Se o mundo é redondo por que a gente não cai?”. Disponível https://super.abril.com.br/ciencia/se-o-mundo-e-redondo-por-que-a-gente-nao-cai/
- Texto do site Mundo da educação - Bol “Afinal, a Terra é redonda mesmo?”. Disponível https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/afinal-terra-redonda-mesmo.htm
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o tema da aula para a turma. Neste momento você deverá ouvir os alunos, eles já devem apresentar conhecimentos prévios sobre o formato da Terra. Faça perguntas como:
Qual o formato da Terra?
Como podemos ter certeza que a terra tem esse formato?
Onde vivemos no planeta?
CONTEXTO
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Reproduza a música: “Lindo balão azul” de Guilherme Arantes. Caso não seja possível reproduzir o áudio, distribua a letra da música e leia ou cante com a turma. Explique que na atividade desta aula iremos imaginar uma viagem na qual o objetivo é observar o nosso planeta.
Link para a música:
https://www.youtube.com/watch?v=mcfyMelUFfo
https://www.youtube.com/watch?time_continue=25&v=XNDziHRb2Q0
QUESTÃO DISPARADORA
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia a questão disparadora. Ouça os comentários realizado pelos alunos a respeito dela.
Nesta etapa possivelmente os alunos explicarão que para baixo é em direção ao chão e para cima é a direção oposta ao chão. Indague a respeito das pessoas que se encontram do outro lado do planeta. A situação é a mesma ou se inverte?
Lembre-se que essas são as hipóteses deles sobre o tema e serão retomadas durante a aula. Não há necessidade de intervenções neste momento.
MÃO NA MASSA
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Proponha ao alunos um exercício de imaginação. Peça-lhes que façam de conta que todos foram convidados a fazer uma viagem pelo espaço. Inicialmente, o meio de transporte será um balão dirigível. No meio do caminho eles embarcarão em um foguete para seguir viagem. Tudo deve ser registrado em seu diário de bordo.
Organize os alunos em dupla ou trios, e distribua a atividade mão na massa (o diário de bordo) impressa para cada dupla ou trio. Nesta atividade os alunos terão que realizar uma ilustração que represente sua visão do planeta em cada uma das etapas descritas:
- Antes de decolar.
- Acima de um predio.
- Na mesma altura de um avião que esteja sobrevoando a cidade. Avise que esta seria a visão máxima alcançada pelo balão dirigível.
4. Agora as duplas deverão imaginar sua viagem continuando, por meio de uma nave espacial. E deverão representar como seria a visão do planeta.
Esta etapa do mão na massa deve durar em torno de 10 minutos.
Link para atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YP7EFBGakQMR6CjVkmg4NtqJwQWaQ6FFaSkhhj84q5Vjk3PJnHfNjMDrdzuj/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie6-11tu01.pdf
MÃO NA MASSA
Orientações: Quando os alunos tiverem concluído os seus desenhos, cada dupla/trio deverá compartilhar seus desenhos com outra dupla/trio. Os grupos deverão discutir as questões apresentadas na atividade mão na massa e registrar suas conclusões:
Por que na maioria dos desenhos, não vemos a Terra redonda? (Espera-se que os alunos digam que é por causa da distância do balão)
O que é preciso fazer para ver a Terra por inteiro? (Espera-se que os alunos digam que precisariam se afastar a uma certa distância do planeta)
Que forma tem a Terra observada do espaço? (Espera-se que os alunos digam que tem um formato esférico)
As pessoas, os prédio, as plantas devem ser representadas dentro ou na superfície da Terra? (Espera-se os alunos digam na superfície)
Que lugar o céu ocupa nos desenhos feitos? (Espera-se que os alunos digam acima da superfície ou por volta do planeta)
Esta etapa deve durar em torno de 10 minutos.
MÃO NA MASSA
Orientações: Entregue para cada grupo massa de modelar. E explique que eles deverão construir um modelo de nosso planeta visto a partir do espaço. Eles também poderão usar a massa de modelar para simular o balão e/ou o foguete. Cada aluno também deverá demonstrar e explicar para os colegas do grupo as situações a seguir, posteriormente o grupo deverá ilustrar e explicar na atividade mão na massa as situações:
Demonstre a decolagem de seus balão. De qual ponto ele está partindo? Para qual direção ele está indo?
Demonstre agora a decolagem de um outro balão partindo agora da América do Norte, depois um balão decolando da Ásia. Quais as diferenças?
Indique em seu desenho as três decolagens.
Onde é para cima em cada situação? E para baixo?
Durante a atividade circule pelos grupos e observe como eles estão explicando. Nesta etapa o oral e o gestual são elementos importantes na construção das explicações.
Esta etapa deve durar em torno de 15 minutos.
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Organize a sala em meia lua, para que todos possam se ver e visualizar a apresentação.
Retome a questão disparadora. Peça que explique a quais conclusões chegaram em sua atividade.
Espera-se que os alunos indiquem que “para cima” seria em direção ao espaço e “para baixo” em direção ao centro da Terra.
SISTEMATIZAÇÃO
Orientações: Leia o texto com os alunos. Explique que para baixo no planeta é em direção ao centro da Terra, e que independentemente de onde nos encontramos no globo, tem força de atração nos mantendo na superfície.
SISTEMATIZAÇÃO
Orientações: Exiba o vídeo, “Gravidade: caindo para o centro da Terra” do canal O íncrivel pontinho azul. (aproximadamente 2 minutos). Discuta com a turma o que eles aprenderam com o vídeo e a relação disso com as atividades realizadas. Peça que escrevam em seu diário de bordo o que aprenderam na aula de hoje.
Link para o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Xq0VtFwkNLo
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma, apresente os slides “contexto” e entre na história. Explique que na atividade desta aula iremos imaginar uma viagem na qual o objetivo é observar o nosso planeta.
Apresente a questão disparadora:
- Onde é para baixo e onde é para cima no planeta?
Peça a eles que reflitam sobre a pergunta.
Mão na massa
Proponha ao alunos um exercício de imaginação. Peça que façam de conta que todos foram convidados a fazer uma viagem pelo espaço. Inicialmente, o meio de transporte será um balão dirigível. No meio do caminho, eles embarcarão em um foguete para seguir viagem. Tudo deve ser registrado no diário de bordo.
Envie aos estudantes o arquivo disponível na aba “materiais e atividades”. Ele será o diário de bordo. Oriente-os a fazer os desenhos indicados para cada etapa da viagem e responder às questões propostas.
Peça aos estudantes que utilizem uma massinha de modelar para criar um modelo do planeta Terra. Oriente-os a gravar um vídeo curto explicando as situações propostas no diário de bordo.
Sistematização
Marque outra videochamada com toda a turma e reserve um tempo para que os estudantes compartilhem as concepções. Siga as orientações propostas no slide “sistematização”.
Convite às famílias
Convide as famílias a acompanharem o estudante no exercício de imaginação e nas reflexões sobre o planeta Terra.
Título: O formato da Terra
Ano: 6º ano
Objetivos de aprendizagem: Construir representações do planeta e indicar a posição de um observador o no globo.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular: (EF06CI13) Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.
Professor-autor: Ana Paula de Souza Almeida Silva
Mentor: Ariel Silva
Especialista: Leandro Holanda
Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências (EF06CI13) que envolve selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra. Observe que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas desta aula podem ter continuidade em aulas subsequentes. Trata-se de uma aula inicial sobre a temática, que objetiva levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o formato do planeta e onde nos localizamos no globo. Espera-se que através da atividade prática de representação de ideias por meio de desenho, os alunos relacionem a distância em que se encontram da Terra à possibilidade de ver sua forma arredondada.
Materiais necessários para a aula:
- Datashow ou cópia das atividades propostas nesta apresentação.
- Atividade “Mão na massa impressa” (1 folha por dupla). Disponível: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YP7EFBGakQMR6CjVkmg4NtqJwQWaQ6FFaSkhhj84q5Vjk3PJnHfNjMDrdzuj/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie6-11tu01.pdf
- Lápis, borracha e lápis de cor.
- Massa de modelar suficiente para a quantidade de grupos (4 a 5 alunos, por grupo). Sugestão de cores: Azul, Verde e Marrom (poderá ser utilizada outras cores a seu critério)
- Música: “Lindo balão azul” de Guilherme Arantes. E aparelho para a reprodução da música. Professor caso não disponha de maneira de reproduzir a música, sugere-se que leve a letra impressa.
Disponível em: https://www.vagalume.com.br/guilherme-arantes/lindo-balao-azul.html e https://www.youtube.com/watch?v=mcfyMelUFfo
- Vídeo: “Gravidade: caindo para o centro da Terra” do canal: O incrível pontinho azul. Disponivel no link: https://www.youtube.com/watch?v=Xq0VtFwkNL
Materiais de apoio:
- Reportagem da revista Super Interessante; “ Se o mundo é redondo por que a gente não cai?”. Disponível https://super.abril.com.br/ciencia/se-o-mundo-e-redondo-por-que-a-gente-nao-cai/
- Texto do site Mundo da educação - Bol “Afinal, a Terra é redonda mesmo?”. Disponível https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/afinal-terra-redonda-mesmo.htm