MODELO DO DISCO DE GNOMON - Leitura e interpretação de dados do gnômon
Plano de Aula
Plano de aula: Leitura e interpretação de dados do gnômon
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Inclinação do eixo da terra
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula:
Durante essa aula, serão abordados temas relacionados a uma das habilidades de Ciências (EF06CI14). Este plano constitui a parte final de uma sequência composta por duas aulas. Durante a primeira aula desta sequência, intitulada “Desvendando o tempo” (código CIE6_12TU01), foi realizada a construção coletiva de relógios do Sol.
Os materiais necessários para a aula serão: gnômon (produzidos na aula 1), bússola, lanterna e uma pirâmide de papel ou papelão. Caso a turma não tenha participado da aula 1, o professor deve preparar previamente os relógios de Sol. O relógio consiste em um disco graduado entrecortado por uma haste de papelão ou madeira, a qual perpassa exatamente o ponto central da circunferência. O disco de gnômon encontra-se disponível para impressão no link https://drive.google.com/open?id=1p5PwH9KXKClnq5JIQols7UA2FABGdrF- , ou pode ser produzido segundo as instruções abaixo:
INSTRUÇÕES PARA PRODUÇÃO DO DISCO DO GNÔMON:
Para a produção de um disco de gnômon, deve-se utilizar um compasso para traçar uma circunferência em uma folha de papel. Em seguida, recorte o círculo e divida a circunferência ao meio. Em uma das partes da circunferência, faça as marcações de 15 em 15 graus, com o auxílio de um transferidor. Una cada marcação de grau ao centro da circunferência utilizando uma régua, obtendo, assim, 12 partes iguais. Da direita para a esquerda, escreva as horas no interior de cada parte, iniciando em 6:00h e finalizando em 18:00h.
O ângulo de inclinação do gnômon deve ser ajustado à latitude da cidade onde a aula ocorrerá. Para o correto ajuste, deve-se afixar à base do gnômon um clipe de papel aberto no ângulo complementar ao valor numérico da latitude, para que a angulação resultante seja de 90 graus (ângulo reto). Por exemplo, caso a aula seja ministrada em Porto Alegre, cidade com latitude de -30 graus, deve-se abrir o clipe em uma angulação de 60 graus e utilizá-lo como suporte para o gnômon.
Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade, consulte o Manual de Astronomia - CDCC/USP. Disponível em http://www.cdcc.usp.br/cda/atividades/vo/bibliografia/EDIOURO%202012_06_12%20-%20Manual%20de%20Astronomia_AEB%20COM%20isbn.pdf.
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que o gnômon (relógio de Sol) é o mais antigo objeto utilizado pelo homem para a medição do tempo. Anteriormente, composto apenas pelo ponteiro central, fazia a divisão do dia em duas partes. Com o tempo, novas formas de divisão foram inseridas, podendo determinar menores espaços de tempo.
Em seguida, explore de forma breve a imagem do gnômon contida no próximo slide.
Caso não disponha de projetor para apresentação das imagens, utilize um dos relógios produzidos e projete luz sobre o mesmo, representando o Sol.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO