Plano de Aula

Plano de aula: Interação entre os sistemas locomotor, muscular e nervoso - Parte 2

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Interação entre os sistemas locomotor e nervoso

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: nesta aula, continuaremos contemplando a integração dos sistemas nervoso, muscular e esquelético, porém focando na associação destes sistemas no controle da respiração dos animais. É novamente importante que os alunos tenham os pré-requisitos oferecidos nos planos anteriores. O controle dos movimentos respiratórios envolve uma série processos, porém neste plano as informações serão simplificadas, adequando-se o o tema ao nível dos alunos do 6º ano.

Para saber mais sobre o assunto contido neste plano, consulte:

- HALL, John Edward; GUYTON, Arthur C. Guyton & Hall tratado de fisiologia médica. 13. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.

- https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-pulmonares-e-das-vias-respirat%C3%B3rias/biologia-dos-pulm%C3%B5es-e-das-vias-a%C3%A9reas/controle-da-respira%C3%A7%C3%A3o

- https://afh.bio.br/sistemas/respiratorio/2.php

Materiais necessários para a aula: Material de apoio a ser impresso: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tQYA6SHSZgEam7gtMHBDDCBpxQBcCWbvTajraz4t8eHURPUY5VCEuY5TC6wF/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie6-06ve09.pdf, cronômetro, lápis ou caneta e caderno ou folha para anotações.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: leia o título da aula e comente que os alunos deverão relacionar informações obtidas em aulas anteriores, integrando os sistemas nervoso, muscular e esquelético. Indique que agora o foco da aula será a integração destes diferentes sistemas, atuando no controle dos movimentos respiratórios dos animais.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO