Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, contemplaremos a integração dos sistemas nervoso, muscular e esquelético, sistemas abordados em planos anteriores. É importante para esta aula que os alunos tenham os pré-requisitos oferecidos nos planos precedentes. Será possível ainda observar que duas habilidades serão contempladas, mas não em sua totalidade.
Para saber mais sobre o assunto contido neste plano consulte:
https://pt.khanacademy.org/science/biology/human-biology/neuron-nervous-system/a/the-synapse
https://pt.khanacademy.org/science/biology/human-biology/neuron-nervous-system/a/overview-of-neuron-structure-and-function
http://www.museuescola.ibb.unesp.br/subtopico.php?id=2&pag=2&num=3
Materiais necessários para a aula: cards disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wzXDj5tNAuHUt9727Q2tgdcsJbYA5sn5hfFvXFKbh4MfmAFcWJ4bgTX6tXcF/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie06-06ve08.pdf (deverão ser impressos previamente), lápis ou caneta, caderno ou folha, lápis de cor e canetinhas (opcionais).
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o título da aula e comente que os alunos deverão relacionar informações obtidas em aulas anteriores, integrando os sistemas nervoso, muscular e esquelético.
Contexto
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia o slide para a sala. Comente que, como os nomes dos heróis sugerem, eles representam estruturas do corpo dos animais (no caso, o macaco). Cada personagem/estrutura possui características próprias, e baseados nelas, os alunos deverão relacionar o funcionamento de cada sistema corporal com o contexto acima (remoção da pedra que bloqueia o caminho do animal em questão).
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia a questão disparadora para os alunos. Oriente-os a formularem hipóteses sobre a questão disparadora, anotando-as em seus cadernos ou simplesmente expressando-as verbalmente. Relembre-os das estruturas que estarão envolvidas no processo e das funções exercidas por elas, já estudadas em planos precedentes. Caso julgue conveniente, anote as hipóteses dos alunos no quadro. A pergunta tem como objetivo aproximar o aluno das habilidades que estão sendo trabalhadas nesta aula e mobilizá-los em busca de respostas. Portanto, seja imparcial diante das respostas apresentadas por eles.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 min
Orientações: Disponibilize para cada aluno uma folha impressa com os cards dos herói: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wzXDj5tNAuHUt9727Q2tgdcsJbYA5sn5hfFvXFKbh4MfmAFcWJ4bgTX6tXcF/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie06-06ve08.pdf . Neles, poderão ser encontradas informações que darão subsídios à criação do texto pelos alunos. Leia então o slide com as orientações da atividade.
Saliente mais uma vez que os heróis representam estruturas do corpo dos animais, e que na história que deverão criar, elas estão trabalhando em conjunto para remover a pedra que bloqueia o trajeto do macaquinho. É importante que o texto produzido apresente alguns elementos em comum:
- Apresentar a função dos heróis;
- Narrar o trabalho em conjunto destes heróis na situação;
- Criar diálogo entre eles;
- Citar o pontos fraco de algum dos heróis.
Indique ainda aos alunos, que o tempo que terão para confeccionar o texto não é muito grande e por isso, não precisará ser muito extenso. Uma boa estratégia é indicar a quantidade de linhas mínimas (10 linhas) e máxima (20 linhas). Caso alguns alunos terminem e ainda sobre tempo, peça que criem um desenho relatando o texto que acabaram de criar. Uma alternativa também é deixar o desenho como tarefa de casa, o que pode enriquecer a atividade e ajudar a fixar o tema.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Para esta etapa você precisará de 10 minutos. Retome a questão disparadora: “como o corpo dos animais atua para mover objetos?” Organize uma sequência de questionamentos para que possam definitivamente chegar à resposta central:
- Peça que respondam quais são, literalmente, as funções do cérebro, músculos e ossos. Caso algum aluno tenha feito o desenho, peça que mostre essas funções sendo realizadas.
- Questione ainda se seria possível a retirada da pedra se não houvesse o trabalho conjunto destas estruturas.
- O que poderia ocorrer caso um dos “pontos fracos” das estruturas fossem atingidos?
Elogie as respostas corretas, anotando-as na lousa e comparando com as hipóteses citadas no início da aula. Estimule os alunos que se equivocarem a pensar melhor, orientando-os.
Caso opte que os alunos façam de fato os desenhos, exponha os trabalhos em algum local da sala. Ao final deste diálogo, crie em conjunto com a sala uma frase que sintetize a resposta à questão disparadora. Colha diferentes respostas e transforme-a em uma única sentença, solicitando que a anotem no caderno.
Sistematização
Tempo sugerido:
Orientações: Para esta etapa você precisará de 5 minutos. Projete o slide e leia seu conteúdo para sistematizar os aprendizados da aula. Espera-se que os alunos tenham conseguido relacionar o funcionamento e importância dos sistemas nervoso, muscular e esquelético na sustentação e movimentação dos animais.