Atividade para impressão 01 - Mão na Massa - Interação entre os sistemas locomotor, muscular e nervoso em atletas de alta performance
Plano de Aula
Plano de aula: Interação entre os sistemas locomotor, muscular e nervoso em atletas de alta performance
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Interação entre os sistemas locomotor e nervoso
Por: Otávio José Sirio
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta aula finaliza a sequência de planos que abordam os sistema muscular, esquelético e nervoso, além de sua integração para gerar sustentação e movimento no ser humano e em outros animais. É portanto interessante que os alunos tenham trabalhado conceitos abordados nos planos precedentes. O termo “atleta amador” que será utilizado neste plano, refere-se é ao praticante eventual de uma atividade física (neste plano a ênfase é na corrida ou maratona), que o faz apenas por prazer, saúde etc.
Para conhecer melhor o assunto, consulte:
- https://www.superesportes.com.br/app/19,66/2014/10/14/noticia_maisesportes,58271/biomecanica-ajuda-atletas-a-ganhar-segundos-valiosos-na-briga-por-medalhas.shtml
- http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2013/09/conheca-diferenca-entre-atleta-de-elite-e-amador-para-melhorar-desempenho.html
- http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2016/07/mais-altos-e-mais-fortes-veja-evolucao-do-biotipo-dos-atletas-nas-modalidades.html
- https://esportes.estadao.com.br/noticias/jogos-olimpicos,medidas-extremas-confira-os-biotipos-dos-atletas-olimpicos,10000069154
Materiais necessários para a aula: Lápis ou caneta, caderno de anotações material complementar impresso.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o título da aula e comente que os alunos deverão relacionar informações obtidas em aulas anteriores, integrando os sistemas nervoso, muscular e esquelético. Indique que agora o foco da aula será a integração destes diferentes sistemas.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO