Plano de Aula
Plano de aula: Atividades humanas, impactos ambientais e novos materiais
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Materiais sintéticos
Por: Luciana Francisco
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, encontram-se orientações e uma proposta de uma atividade para trabalhar com os alunos uma das habilidades de Ciências contempladas nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Este é considerado o quinto plano de aula e faz parte de um conjunto de aulas relacionadas aos “Materiais sintéticos: identificação de materiais sintéticos, origem, produção, impacto ambiental”. Para saber mais sobre as temáticas desenvolvidas, consulte as aulas: CIE6_04ME01, CIE6_04ME02, CIE6_04ME03 e CIE6_04ME04.
A proposta dessa aula é propor uma trilha que leve o aluno a avaliar as necessidades de adquirir bens e serviços pautados pelo conhecimento de tudo o que está implícito na produção dos mesmos e, a partir desses dados, sejam capazes de pensar o significado da expressão “consumo consciente” e de fazer escolhas com a preocupação de diminuir o impacto negativo ao ambiente natural e social. A ideia é que reflitam sobre os aspectos que minimizem o uso de recursos naturais, seja na redução do consumo de água e energia elétrica nos processos produtivos, seja para pensar nos descartes e destinos à reciclagem, buscando contribuir na formação de um aluno mais consciente que planeje as suas compras para economizar energia e reduzir o volume do lixo.
É importante, professor, lembrar que quando falamos em ambiente não estamos falando apenas da Natureza, mas também considerando os ambientes urbanos, que em nosso país são, em geral, desprovidos de árvores e parques, e do ambientes social, que impacta imediatamente na vida das pessoas, como exploração do trabalho infantil, condições de trabalho de semi-escravidão etc.
Outras informações podem ser obtidas nos links abaixo e complementam o tema dessa aula, caso julgue necessário, acesse antecipadamente.
- “10 Caminhos para a Produção e o Consumo Conscientes”. Por: Instituto Akatu . Disponível em: <https://www.akatu.org.br/noticia/10-caminhos-para-producao-consumo-conscientes/>, (acesso em 20 set. 2018).
- “O que é consumo consciente?”. Por: Bruna Buzzo. Disponível em: <https://www.ecycle.com.br/6414-consumo-consciente>, (acesso em 20 set. 2018).
- “Elegância consciente: a moda em seus diversos estilos sustentáveis”. Por: Bruna Santos Buzzo. Disponível em: <https://www.ecycle.com.br/component/content/article/73-vestuario/3481-que-moda-etica-slow-fashion-ecologica-verde-sustentavel-alternativa-upcycle-upcycling-eco-cycle-chic-vegana-estilo-vida-organico-consumo-consciente-sustentabilidade-saude-impacto-meio-ambiente-natureza-vestir-bem-produto-roupas-materiais.html>, (acesso em 20 set. 2018).
- Consciente Coletivo: A origem do que consumimos. Por Instituto Akatu. Disponível em: <https://www.akatu.org.br/noticia/consciente-coletivo-origem-que-consumimos/>, (acesso em 20 set. 2018).
- Pegada Ecológica: que marcas queremos deixar no planeta? Por WWF, pdf disponível em <https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/especiais/pegada_ecologica/o_que_e_pegada_ecologica/>, (acesso em 24 set. 2018).
Materiais necessários para a aula: Datashow, computadores para que todos os alunos possam assistir ao vídeo da atividade 1, tecidos diversos, barbante, tesoura de ponta arredondada e cronômetro.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos. Pergunte se conhecem exemplos de atividades humanas que geram impactos ao meio ambiente. Pergunte também: A sua escolha de bens e serviços pode influenciar e gerar mais impactos ao meio ambiente? Incentive-os a discutir e deixe que coloquem suas considerações sobre o assunto.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO