Atividade para impressão - Mão na Massa - As regiões da atmosfera terrestre
Plano de Aula
Plano de aula: As regiões da atmosfera terrestre
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Camadas do planeta e da atmosfera
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar. Este plano é parte de uma sequência que trabalha o planeta terra, suas camadas e atmosfera.
Sobre esta aula: Nesta aula, o professor e os alunos trabalharão com os conceitos e as características das regiões da atmosfera, a saber: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Antes de iniciar a aula, divida a sala em cinco grupos e distribua os materiais conforme indicações abaixo. Obtenha maiores informações e conheça um pouco mais sobre as camadas da atmosfera no artigo disponibilizado no link a seguir: https://bit.ly/2sk24qC. Atenção! Os alunos poderão utilizar aparelhos celulares na proposta deste plano. Para as escolas onde há restrições do uso do celular, deve-se comunicar, com antecedência, a direção sobre o uso do aparelho para fins pedagógicos. Como proposta alternativa para locais onde os alunos não possuam celular, propõe-se uma atividade de “facilitação gráfica”. O professor pode aprender mais sobre o tema acessando o link: https://bit.ly/2NLFCDA.
Materiais necessários para a aula: Uma folha impressa para cada grupo com imagens e um trecho que deve ser preenchido após o debate entre o grupo disponível no material complementar. Para o caso de o professor optar pela utilização da ferramenta "facilitação gráfica" deverá disponibilizar uma folha de sulfite e canetinhas coloridas para cada grupo.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Apresente o Título da aula e verifique se os alunos se lembram dos nomes das camadas, e algumas características já apresentadas em plano de aula anterior (CIE6_09TU02).
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO