Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar. Este plano é parte de uma sequência que trabalha o planeta terra, suas camadas e atmosfera.
Sobre esta aula: Nesta aula, o professor e os alunos trabalharão com os conceitos e as características das regiões da atmosfera, a saber: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Antes de iniciar a aula, divida a sala em cinco grupos e distribua os materiais conforme indicações abaixo. Obtenha maiores informações e conheça um pouco mais sobre as camadas da atmosfera no artigo disponibilizado no link a seguir: https://bit.ly/2sk24qC. Atenção! Os alunos poderão utilizar aparelhos celulares na proposta deste plano. Para as escolas onde há restrições do uso do celular, deve-se comunicar, com antecedência, a direção sobre o uso do aparelho para fins pedagógicos. Como proposta alternativa para locais onde os alunos não possuam celular, propõe-se uma atividade de “facilitação gráfica”. O professor pode aprender mais sobre o tema acessando o link: https://bit.ly/2NLFCDA.
Materiais necessários para a aula: Uma folha impressa para cada grupo com imagens e um trecho que deve ser preenchido após o debate entre o grupo disponível no material complementar. Para o caso de o professor optar pela utilização da ferramenta "facilitação gráfica" deverá disponibilizar uma folha de sulfite e canetinhas coloridas para cada grupo.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Apresente o Título da aula e verifique se os alunos se lembram dos nomes das camadas, e algumas características já apresentadas em plano de aula anterior (CIE6_09TU02).
Contexto
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Mostre a imagem da Terra vista do espaço e questione os alunos sobre o que é possível enxergar. Peça que os alunos se atentem para as cores da imagem e que imaginem o que possa haver entre a Terra e o espaço para que estas cores formem o degradê (modificação gradual dos tons) apresentado. Dialogue com os alunos ouvindo suas hipóteses. Uma possível indagação para esta etapa é: É possível ver cores diferentes no céu da imagem? Obtenha hipóteses dos alunos, anotando no quadro, os motivos pelos quais eles acham que há diferenças entre a atmosfera do chão até o espaço. É esperado que os alunos respondam que podemos encontrar gases em cada camada, bem como aviões, balões, pássaros, ônibus espaciais, satélites. Não se preocupe se nem todos estes elementos estiverem presentes nesta etapa, mas certifique-se de que aparecerão na Sistematização, após a atividade
Mão na massa.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Apresente a Questão disparadora e diga aos alunos que, nesta aula, eles irão conhecer as camadas da atmosfera.
Mão na massa
Tempo sugerido: 27 minutos.
Separe os alunos em cinco grupos. Entregue a cada grupo a folha com imagens e um trecho que deve ser preenchido após o debate entre o grupo. Faça a gestão do tempo para que os alunos completem as atividades da folha em até 10 minutos. Após o preenchimento da folha, explique aos alunos que eles deverão gravar vídeos em seus celulares onde devem ser apresentadas imagens e as principais características de cada camada estudada por sua equipe. Oriente os alunos para que no vídeo não apareçam seus rostos, apenas suas vozes, para que não haja problemas com direitos de imagem. Peça aos alunos que produzam vídeos de NO MÁXIMO 1 MINUTO. Para produzir os vídeos, os alunos terão 15 minutos. Alternativamente, para locais onde não seja possível o uso do celular, recomenda-se a utilização de uma facilitação gráfica. Nela os alunos podem mesclar imagens e textos curtos para explanar o conteúdo recebido pelo seu grupo. Neste caso, forneça uma folha de sulfite e canetinhas coloridas para cada grupo construir seus esquemas.
Sistematização
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Após produzir os vídeos (ou os desenhos na facilitação gráfica), peça aos grupos que troquem seus celulares (aquele em que foi gravado o vídeo) em sentido horário e anotem o nome e as características de cada camada que assistirem (ou receberem como esquemas). Faça a gestão do tempo para que cada troca tenha, no máximo, 3 MINUTOS. No final das apresentações dos vídeos (ou facilitações gráficas), nas trocas, retome a Questão disparadora: Que características nos permitem reconhecer e diferenciar as diferentes camadas da atmosfera? Pergunte de maneira geral, para todos os grupos,
as principais características de cada camada e compare com as respostas que estão no quadro (citadas pelos alunos na etapa do Contexto). Os alunos devem, neste momento, reconhecer que acrescentaram diversos itens à lista, ampliando o seu conhecimento sobre o tema, inclusive no que diz respeito à composição química da atmosfera e a sua diferença de cores em degradê quando observada do espaço. Pergunte, de modo geral, a toda a classe o seguinte: a) Quais são os principais gases que compõem a atmosfera terrestre?; b) Em qual região da atmosfera é possível presenciar os fenômenos climáticos?;
c) Qual é a região da atmosfera onde se concentra a maior quantidade de ozônio?; d) Qual é a região da atmosfera onde os cometas se incendeiam?; e) Qual é a região da Atmosfera onde ocorre a Aurora Boreal?; f) Qual é a região da Atmosfera onde os satélites orbitam? Supõe-se que os alunos responderão para a alternativa a) oxigênio, nitrogênio, gás carbônico, argônio e metano; b) troposfera; c) estratosfera; d) mesosfera; e) termosfera; f) exosfera.