Plano de Aula
Plano de aula: A sombra da Terra na Lua
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Para esta aula espera-se que os professores já tenham trabalhado as seguintes habilidades: EF04CI11 e EF05CI12. Assim, possivelmente já foram discutidas com os alunos questões, como: associação dos movimentos cíclicos da Lua e da Terra a períodos de tempo regulares e ao uso desse conhecimento para a construção de calendários em diferentes culturas; conclusão sobre a periodicidade das fases da Lua, com base na observação e no registro das formas aparentes da Lua no céu ao longo de, pelo menos, dois meses. Nesta aula, após uma retomada de conceitos introdutórios sobre o tema, será proposto aos alunos a montagem de um modelo de como é a sombra da Terra na Lua durante as fases lunares e de como seria caso a Terra fosse plana. Você observará que a habilidade trabalhada neste plano (EF06CI13) não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários para a aula: para cada grupo providencie ou peça para que tragam de casa: lanterna, bolinhas de isopor (1 grande e 1 média)*, disco de papelão com diâmetro similar ao da bolinha de isopor maior. Leve também palitos de churrasco para fixar nas bolinhas e permitir a simulação das rotações.
*Aqui não há necessidade de seguir à risca as proporções de tamanho da Terra e Lua, mas caso deseje, faça a conversão lembrando que o diâmetro da Terra é 12.756 km e que o da Lua é de 3.476 km.
Recomendo as leituras a seguir para melhorar a qualidade de sua aula:
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre a sombra da Terra na Lua. Faça perguntas como: A Terra faz sombra na Lua? Como? Como essa sombra muda ao longo do mês?
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO