Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Retângulos com mesmo perímetro e diferentes áreas
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cálculo de área e perímetro em quadrados e retângulos
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Samara Cintia Pinho de Moraes
Mentor: Fábio Menezes da Silva
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF05MA20) Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.
Objetivos específicos
- Conhecer medidas de superfície e seu contorno, sabendo diferenciá-las e comparar áreas por superposição e contagem de figuras planas pelos quadradinhos em malhas quadriculadas.
- Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.
Conceito-chave
Perímetro e área de figuras planas.
Recursos necessários
- Caderno,
- lápis,
- borracha,
- papel quadriculado,
- lápis de cor,
- papel sulfite para fotocópias.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Conhecer medidas de superfície e seu contorno, sabendo diferenciá-las e comparar áreas por superposição e contagem de figuras planas pelos quadradinhos em malhas quadriculadas.
- Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Resumo da aula
Esta tabela é um resumo da aula. Aqui estão elencados em ordem cronológica as etapas, seus objetivos e as ações que deverão ser realizadas em cada uma delas.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientação: Passar o objetivo no quadro e explicar rapidamente o que irão aprender na aula de hoje.
Propósito: O aluno deverá saber o que o professor espera que ele aprenda ao final da aula.