Plano de Aula

Plano de aula: Proporção em perímetros e áreas

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cálculo de área e perímetro em quadrados e retângulos

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Samara Cintia Pinho de Moraes

Mentor: Fábio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

EF05MA20 -  Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.



Objetivos específicos

  • Calcular perímetro e área da figura original e sua  ampliação e redução, e estabelecer relações entre elas.

Conceito-chave

Perímetro e área de figuras planas.



Recursos necessários

Caderno, lápis, borracha, papel quadriculado, lápis de cor e papel sulfite para fotocópias.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Calcular perímetro e área da figura original e sua  ampliação e redução, e estabelecer relações entre elas.

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Esta tabela é um resumo da aula. Aqui estão elencados em ordem cronológica as etapas, objetivos e ações que deverão ser realizadas em cada uma delas.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações o nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça o download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Passar o objetivo na lousa e explicar sobre o que vão aprender na aula.

Propósito: O aluno saberá o que o professor espera que ele aprenda ao final da aula.